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Educação ambiental: Sanepar instala placas e totens em bacias hidrográficas de Londrina

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A Sanepar vai instalar 380 placas e totens para sinalizar as cinco bacias hidrográficas que formam os Parques Lineares de Londrina. São elas: Cafezal, Cambé, Jacutinga, Limoeiro e Lindóia. Mais de 60% do projeto já está concluído e o prazo final de instalação é setembro. Os totens vão identificar as nascentes e as placas trazem o nome da rua ou avenida e a bacia hidrográfica local.

O objetivo é que essas identificações contribuam para ampliar a conscientização das pessoas em relação aos cuidados com o meio ambiente. “A educação ambiental e o aumento do nível de consciência daquele que vive ou transita na cidade trazem ganhos de preservação ambiental e inserção do cidadão londrinense no processo de cuidar dos fundos de vales e das diversas nascentes que cortam a cidade”, afirma o gerente-geral da Sanepar na Região Nordeste, Antônio Gil Gameiro.

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O projeto, com o modelo, logomarca e cores das sinalizações, foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Já as diretrizes de instalação nas bacias hidrográficas foram indicadas pelo Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia.

O presidente do Ippul, Gilmar Domingues Pereira, aponta que o Instituto tem como missão promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do município. “Nesse sentido, projetos que auxiliam e promovem a educação ambiental e uma urbanização consciente e sustentável, como este da sinalização, são eixos importantes desse trabalho”, disse.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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