NOVA AURORA

PARANÁ

Eduardo Costa e Alemão do Forró encerram segunda semana de shows no Litoral

Publicado em

O sertanejo Eduardo Costa levou uma multidão para a Praia de Caiobá, no município de Matinhos, neste sábado (14), no segundo dia consecutivo de shows no Litoral do Estado. Já o palco que ele tocou na sexta-feira (13), no Balneário Marisol, em Pontal do Paraná, foi ocupado pelo cantor Alemão do Forró, que estreou na programação de shows do Verão Maior Paraná fazendo todo mundo dançar.

As duas apresentações encerraram a segunda semana de shows gratuitos promovidos pelo Governo do Estado para movimentar o Litoral durante a temporada de verão, levando diversão a moradores e turistas. A iniciativa é promovida em parceria com a Renault do Brasil e apoio das prefeituras dos dois municípios, que dão suporte na segurança do público e no fluxo do trânsito. 

A secretária Estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou o grande público que a programação cultural do Verão Maior Paraná está reunindo no Litoral. “Temos o Cinema na Praça cada dia em um lugar, uma programação itinerante de circo e, principalmente, os shows. Aqui em Matinhos, com a engorda da praia, está dando para fazer um grande espetáculo”, afirmou. “Estamos sentindo uma receptividade muito grande da população e todo mundo está muito animado”. 

Leia Também:  Gestão ambiental da Portos do Paraná recebe prêmio nacional e reconhecimento em eventos da ONU

MATINHOS – O clima ajudou e o público disputou cada espaço na areia para o show de Eduardo Costa. O músico mineiro trouxe no repertório seus grandes sucessos, como ‘Olha ela aí’, ‘Saudade’ e ‘A carta’ e também as modas sertanejas de outras duplas brasileiras.

“Eu sou apaixonado por este Estado e estar aqui, no Verão Maior Paraná, é um presente muito grande. O povo paranaense sabe receber a gente com muito carinho e o mínimo que eu posso fazer é cantar bonito para esse povo”, disse o cantor. “Parabéns ao Governo do Estado pela iniciativa, que além de divertir a população, gera muitos empregos no setor hoteleiro, no comércio e nos serviços”.

O pipoqueiro Civaldo Batista Nogueira, de 71 anos, disse que as atrações melhoram a sua venda. Depois de anos sofridos por causa da pandemia, ele comemora a temporada de verão de 2023. “Eu estou vendendo bem, graças a Deus, temporada boa. Está todo mundo contente com essa estrutura, dobrou as nossas vendas. Está bonito de ver no Litoral, muito bom, só alegria agora”, afirmou. 

Leia Também:  Estado libera R$ 806 milhões para novos investimentos na Atenção Primária à Saúde

A cabeleireira Vanderléia Isidoro se mudou há pouco tempo para Matinhos, mas fez questão de trazer a família inteira de Ivaiporã, no Norte do Estado, para aproveitar os shows gratuitos na praia. “Todo mundo na minha cidade estava sabendo e aí minha mãe e minha irmã vieram para cá para ver o show, e vão ficar um tempinho para assistir os próximos”, contou. “Está muito bom, o Governo do Paraná está de parabéns”. 

O advogado Alceu Cenatti, de 54 anos, está muito contente com a transformação que está sendo feita em Matinhos. “Nós vemos o Governo do Estado investindo em Matinhos e acreditando na nossa cidade, com obras muito boas em andamento e um showzaço desses. Isso anima muito a nossa cidade. Como morador daqui há 22 anos, fico muito feliz”, elogiou.

VERÃO MAIOR PARANÁ

Milhares de pessoas curtiram o show deste sábado em Matinhos. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

PONTAL DO PARANÁ – Natural de Linhares, do Espírito Santo, Wiener Neto, mais conhecido pelo nome artístico de Alemão do Forró, levou o famoso piseiro para as areias do Balneário Marisol. Ele tem lotado shows pelo País tocando composições próprias como ‘Fica Amor’, ‘Sai dessa Coração’ e ‘Cachaça’. 

“Primeira vez que me apresento no Litoral do Paraná e vim com muita expectativa. A minha música é muito tocada aqui na região, a gente acompanha, e o resultado está aí, uma festa linda e um show lotado”, disse o músico. “O Paraná dá exemplo para o Brasil e está de parabéns por toda a estrutura e pela iniciativa. Quem ganha são os turistas e a galera do Litoral”. 

A vendedora Andréia Furlani se mudou de Santa Catarina para Curitiba e neste final de semana curtiu os shows em Pontal. “Eu adoro forró e escuto bastante o cantor. Minha prima tem casa aqui e me convidou para vir curtir, a experiência foi muito boa”, disse. 

O comerciante José Neves aproveitou os shows para vender sanduíches, cachorro quente, bolo de pote e outros produtos para o público, o que ajuda ele a ganhar um extra na temporada. “Semana passada tivemos um grande fluxo aqui e foram ótimas as vendas. A iniciativa é muito boa e queremos que fique melhor ainda”, contou. 

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – Os eventos acontecem todas as sextas e sábados, a partir das 20h, iniciando com recreação das equipes da Secretaria do Esporte, que fazem todo mundo dançar para aquecer para os shows. A programação (confira AQUI) segue até o dia 11 de fevereiro com diversos músicos de renome nacional. 

Na próxima semana, a Praia de Caiobá vai receber o cantor Leonardo e a dupla George Henrique & Rodrigo, e em Pontal tocam Bruno & Barreto e o Trio Parada Dura. Outros grandes nomes da música nacional, como Fernando & Sorocaba, Guilherme & Santiago e a banda Ara Ketu estão confirmados para a temporada de shows do Verão Maior.

O público terá a chance ainda de acompanhar os sucessos Pedro Paulo & Alex, João Bosco & Vinícius e Maria Cecília & Rodolfo. César Menotti & Fabiano, Jeann & Júlio, Edson & Hudson e Antony & Gabriel já passaram pelos palcos montados nas praias paranaenses.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site http://www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres atendeu 581 ocorrências em 2022

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Estado libera R$ 806 milhões para novos investimentos na Atenção Primária à Saúde

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA