PARANÁ
Eduardo Costa e Alemão do Forró encerram segunda semana de shows no Litoral
Publicado em
15 de janeiro de 2023por
Itajuba TadeuO sertanejo Eduardo Costa levou uma multidão para a Praia de Caiobá, no município de Matinhos, neste sábado (14), no segundo dia consecutivo de shows no Litoral do Estado. Já o palco que ele tocou na sexta-feira (13), no Balneário Marisol, em Pontal do Paraná, foi ocupado pelo cantor Alemão do Forró, que estreou na programação de shows do Verão Maior Paraná fazendo todo mundo dançar.
As duas apresentações encerraram a segunda semana de shows gratuitos promovidos pelo Governo do Estado para movimentar o Litoral durante a temporada de verão, levando diversão a moradores e turistas. A iniciativa é promovida em parceria com a Renault do Brasil e apoio das prefeituras dos dois municípios, que dão suporte na segurança do público e no fluxo do trânsito.
A secretária Estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou o grande público que a programação cultural do Verão Maior Paraná está reunindo no Litoral. “Temos o Cinema na Praça cada dia em um lugar, uma programação itinerante de circo e, principalmente, os shows. Aqui em Matinhos, com a engorda da praia, está dando para fazer um grande espetáculo”, afirmou. “Estamos sentindo uma receptividade muito grande da população e todo mundo está muito animado”.
MATINHOS – O clima ajudou e o público disputou cada espaço na areia para o show de Eduardo Costa. O músico mineiro trouxe no repertório seus grandes sucessos, como ‘Olha ela aí’, ‘Saudade’ e ‘A carta’ e também as modas sertanejas de outras duplas brasileiras.
“Eu sou apaixonado por este Estado e estar aqui, no Verão Maior Paraná, é um presente muito grande. O povo paranaense sabe receber a gente com muito carinho e o mínimo que eu posso fazer é cantar bonito para esse povo”, disse o cantor. “Parabéns ao Governo do Estado pela iniciativa, que além de divertir a população, gera muitos empregos no setor hoteleiro, no comércio e nos serviços”.
O pipoqueiro Civaldo Batista Nogueira, de 71 anos, disse que as atrações melhoram a sua venda. Depois de anos sofridos por causa da pandemia, ele comemora a temporada de verão de 2023. “Eu estou vendendo bem, graças a Deus, temporada boa. Está todo mundo contente com essa estrutura, dobrou as nossas vendas. Está bonito de ver no Litoral, muito bom, só alegria agora”, afirmou.
A cabeleireira Vanderléia Isidoro se mudou há pouco tempo para Matinhos, mas fez questão de trazer a família inteira de Ivaiporã, no Norte do Estado, para aproveitar os shows gratuitos na praia. “Todo mundo na minha cidade estava sabendo e aí minha mãe e minha irmã vieram para cá para ver o show, e vão ficar um tempinho para assistir os próximos”, contou. “Está muito bom, o Governo do Paraná está de parabéns”.
O advogado Alceu Cenatti, de 54 anos, está muito contente com a transformação que está sendo feita em Matinhos. “Nós vemos o Governo do Estado investindo em Matinhos e acreditando na nossa cidade, com obras muito boas em andamento e um showzaço desses. Isso anima muito a nossa cidade. Como morador daqui há 22 anos, fico muito feliz”, elogiou.

PONTAL DO PARANÁ – Natural de Linhares, do Espírito Santo, Wiener Neto, mais conhecido pelo nome artístico de Alemão do Forró, levou o famoso piseiro para as areias do Balneário Marisol. Ele tem lotado shows pelo País tocando composições próprias como ‘Fica Amor’, ‘Sai dessa Coração’ e ‘Cachaça’.
“Primeira vez que me apresento no Litoral do Paraná e vim com muita expectativa. A minha música é muito tocada aqui na região, a gente acompanha, e o resultado está aí, uma festa linda e um show lotado”, disse o músico. “O Paraná dá exemplo para o Brasil e está de parabéns por toda a estrutura e pela iniciativa. Quem ganha são os turistas e a galera do Litoral”.
A vendedora Andréia Furlani se mudou de Santa Catarina para Curitiba e neste final de semana curtiu os shows em Pontal. “Eu adoro forró e escuto bastante o cantor. Minha prima tem casa aqui e me convidou para vir curtir, a experiência foi muito boa”, disse.
O comerciante José Neves aproveitou os shows para vender sanduíches, cachorro quente, bolo de pote e outros produtos para o público, o que ajuda ele a ganhar um extra na temporada. “Semana passada tivemos um grande fluxo aqui e foram ótimas as vendas. A iniciativa é muito boa e queremos que fique melhor ainda”, contou.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES – Os eventos acontecem todas as sextas e sábados, a partir das 20h, iniciando com recreação das equipes da Secretaria do Esporte, que fazem todo mundo dançar para aquecer para os shows. A programação (confira AQUI) segue até o dia 11 de fevereiro com diversos músicos de renome nacional.
Na próxima semana, a Praia de Caiobá vai receber o cantor Leonardo e a dupla George Henrique & Rodrigo, e em Pontal tocam Bruno & Barreto e o Trio Parada Dura. Outros grandes nomes da música nacional, como Fernando & Sorocaba, Guilherme & Santiago e a banda Ara Ketu estão confirmados para a temporada de shows do Verão Maior.
O público terá a chance ainda de acompanhar os sucessos Pedro Paulo & Alex, João Bosco & Vinícius e Maria Cecília & Rodolfo. César Menotti & Fabiano, Jeann & Júlio, Edson & Hudson e Antony & Gabriel já passaram pelos palcos montados nas praias paranaenses.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site http://www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

TJPR recebe Caravana Nacional da Cooperação Judiciária para debater litigância abusiva

TJPR recebe lançamento do livro “Recurso Especial” do ministro Mauro Campbell Marques

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça7 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça7 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça7 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça7 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”