PARANÁ
Edson & Hudson e Jeann & Julio encerram primeira semana de shows gratuitos no Litoral
Publicado em
8 de janeiro de 2023por
Itajuba TadeuA segunda noite de shows do Verão Maior Paraná contou com grande presença de público formado por moradores e turistas que visitam as cidades de Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Neste sábado (7), quem comandou a festa foram as duplas sertanejas Edson & Hudson e Jeann & Julio.
Em Pontal do Paraná, o show aconteceu em uma estrutura montada no Centro de Eventos do Balneário Marisol, onde milhares de pessoas puderam acompanhar a afinação e extensão vocal de Edson e os riffs inconfundíveis da guitarra de Hudson, em sucessos como ‘Deixa eu te amar’, ‘Foi Deus’, ‘Te quero pra mim’ e ‘Azul’, que elevou o patamar da dupla à fama nacional no ano 2000.
Para Edson, a oferta de atrações gratuitas à população é uma forma de valorização da cultura, que é uma necessidade básica do cidadão. “O saneamento, o asfalto e ter lugares para passear é básico, e o show também faz parte desse pacote para dar uma aquecida no coração das pessoas. Para nós é motivo de orgulho participar dessa festa organizada pelo Governo do Estado neste início de ano e a nossa expectativa é muito boa. Quem canta seus males espanta e vamos começar 2023 com o pé direito para fazer o ano dar certo”, disse o cantor.
Segundo o professor Guilherme Stival, de Curitiba, que veio ao litoral para passar o fim de semana com a família, o litoral paranaense oferece uma boa variedade de atividades aos veranistas. “Chegamos na sexta-feira e achamos uma proposta muito interessante esses shows, porque não é comum ter atrações de boa qualidade de forma gratuita à população”, disse. “A gente está no balneário de Ipanema e sempre participa das atividades promovidas pelo Governo do Estado, em especial para as crianças”, completou.
Na opinião da ambulante Luciana Guerra, que trabalha com a venda de pamonha e milho verde na praia, a programação do Verão Maior Paraná é uma maneira de alavancar o comércio. “Com certeza esse tipo de evento é muito bom para gente, porque atrai pessoas de fora. O que eu estou sentindo é que o movimento está melhorando e estamos no pique e preparados para atender o pessoal. Espero que possamos vender bastante durante a temporada”, disse.
MATINHOS – Jeann & Julio, que no primeiro dia se apresentaram em Pontal do Paraná, cantaram para milhares de pessoas na arena montada na praia de Caiobá, próxima ao Pico de Matinhos. A dupla, que é de Londrina, comemorou a participação deles e de outros artistas locais no evento.
Na apresentação, eles cantaram músicas como ‘Ela quer beber’, ‘Baladeira’ e a mais famosa ‘Isso cê num conta’, cujo clipe tem mais de 10 milhões de visualizações apenas no YouTube. A dupla começou a carreira em 2008 em bares e casas noturnas de Londrina e região, no Norte do Estado. Hits com ‘Besteirinha’ e ‘Creme do Verão’ foram divisores de água na carreira da dupla, que em 2014 lançou a música ‘Beudo Apaixonado’, com participação especial do cantor Cristiano Araújo, marcando uma nova fase na carreira.
“Somos 100% pé vermelhos, então para nós tem um gostinho especial participar desse evento. O Bruno & Barreto são paranaenses, assim como os Menotti, então é um presente não só pra nós, mas pra todos os artistas paranaenses. Só temos a agradecer, com 15 anos de estrada, poder vir a um evento de tamanha grandiosidade. Nós, que rodamos o País, percebemos que os melhores do Brasil estão envolvidos na realização dos shows aqui no Paraná”, afirmou Julio.
“Estivemos diversas vezes aqui no Litoral passando férias e o Governo do Estado caprichou demais com essas estruturas e é uma honra poder fazer parte da grade da programação. Preparamos um show com muito carinho, novo, que estreamos em Pontal do Paraná, com muitas músicas próprias e moda sertaneja para o povo”, completou Jeann.
Quem aprovou a apresentação foi o soldador Alisson Machado, que veio de Araucária com a esposa, filho e a mãe para Matinhos. “É o primeiro ano que tem esses shows gratuitos, então achamos muito bacana e a expectativa é de que continue assim para voltarmos todos os anos aqui para o Litoral paranaense”, contou.
A dona de casa Wagna Machado mostrou empolgação e vontade de retornar nos próximos finais de semana. “Nós viemos no show do César Menotti & Fabiano e agora de novo no Jeann & Julio. Eu e os meus filhos estamos amando. Sempre que podemos a gente vem para o Litoral do Paraná e temos notado que a estrutura está cada vez melhor”, elogiou.
O analista de sistemas Andrews Carneiro ficou sabendo da programação através das redes sociais e se preparou bem para curtir a apresentação até o final com família e amigos. “Nós viemos com cadeiras e cerveja para ficar até o final e a nossa expectativa é de nos divertirmos bastante. Essa estrutura nova que o Governo do Estado faz está muito bacana e a gente está podendo aproveitar mais ainda”, comentou.
Na visão da engenheira Marlene Geisel, que neste verão está empreendendo com a venda de bebidas aos veranistas, a expectativa é de uma ótima temporada para o comércio. “O primeiro show foi bem legal e as vendas foram boas. Estamos entusiasmados com a boa presença de público com essa iniciativa do Governo do Estado”, apontou.
AGENDA – As atrações para os veranistas continuam em todos os próximos fins de semana até o encerramento da programação, no dia 11 de fevereiro. Os shows acontecem sempre às sextas e sábados, a partir das 20 horas, nos mesmos locais. A entrada é gratuita e não há necessidade de reservar pulseiras para ter acesso aos espetáculos.
No próximo fim de semana, quem inicia os shows de Matinhos são a dupla Antony & Gabriel, na sexta-feira (13) e o cantor Eduardo Costa, no sábado (14). Já Pontal do Paraná, recebe Eduardo Costa na sexta e termina o sábado no ritmo dançante do Alemão do Forró.
Outros grandes nomes da música nacional, como Leonardo, Fernando e Sorocaba, Bruno e Barretto, Guilherme e Santiago e a banda Ara Ketu estão confirmados. O público terá a chance de acompanhar também os sucessos de Antony e Gabriel, George Henrique & Rodrigo, Pedro Paulo & Alex, João Bosco & Vinicius, Maria Cecília & Rodolfo e os clássicos do Trio Parada Dura.
A agenda completa pode ser conferida no site www.verao.pr.gov.br. Os shows são promovidos pelo Governo do Estado, em parceria com a Renault do Brasil. A segurança é realizada pela Polícia Militar do Paraná, que deslocou parte expressiva do seu efetivo no Litoral para dar tranquilidade ao público presente nos shows nos dois municípios, em conjunto com equipes privadas contratadas pelas prefeituras.
Além do policiamento na areia, ruas e em meio à multidão, os agentes estaduais também trabalharam na organização do trânsito na região. Não houve registro de incidentes em nenhuma das quatro apresentações deste primeiro final de semana.
De acordo com p coordenador geral do Verão Maior Paraná e secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, serão ao todo 26 atrações para a população do Litoral e visitantes.
“Nós trabalhamos durante seis meses para atender melhor os nossos veranistas e moradores e temos a certeza de que vai dar tudo certo. Teremos mais cinco semanas de shows e todos são bem-vindos para aproveitar com segurança. Nossa intenção é que cada vez mais paranaenses permaneçam no nosso Estado no verão e prestigiem o nosso Litoral”, afirmou.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. A lista das atrações promovidas pelo Governo do Estado nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná, também estão disponíveis no site oficial.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Acordo do Estado e Instituto de Nebraska levará irrigação sustentável ao Noroeste do Paraná
Published
20 minutos agoon
4 de abril de 2025By

A irrigação sustentável vai se tornar realidade no Noroeste do Paraná e beneficiar os agricultores da região que sofrem os impactos da seca. O projeto é denominado IrrigaSIM e começou com uma pesquisa aplicada, já em andamento. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Araucária e o Daugherty Water for Food Global Institute, de Nebraska (EUA), em uma cooperação que envolve o Simepar e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A parceria foi formalizada nesta quinta-feira (03), em solenidade na sede da Cocamar, em Maringá.
O IrrigaSIM envolve sensoriamento remoto e modelos para a evapotranspiração de culturas. Pelo acordo, as partes vão trocar informações científicas, organizar missões, seminários e workshops, e apoiar atividades de pesquisa e inovação.
“O aquecimento global precisa ser combatido com as armas da inteligência, da generosidade, jamais com as armas do orgulho. Por isso é bom que comece esse sonho no leito fértil e amoroso de uma cooperativa”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Que venham essas centopéias que andam pelos campos provocando os pivôs de irrigação. Que venham os aparelhos de tecnologia capazes de medir a evapotranspiração. Que venham os rapazes briosos do nosso Simepar, também trazidos com as mãos do IAT”, ressaltou Greca, na solenidade, que teve a participação do presidente do Conselho Administrativo da Cocamar, Luiz Lourenço; do prefeito de Maringá, Sílvio Barros, e da presidente da Câmara Municipal de Maringá, Majô Capdeboscq.
“O acordo de cooperação científica, tecnológica e inovação com o Instituto de Nebraska vai promover a colaboração em áreas como agricultura, irrigação, desenvolvimento sustentável e conservação de recursos hídricos, com o apoio da Seab. “É um marco muito importante para o Paraná o início desse projeto de pesquisa em irrigação, porque saímos à frente naquilo que chamamos de sustentabilidade do uso da água”, afirmou o presidente do Simepar, Paulo de Tarso.
“O Paraná vai permitir ao produtor rural que tenha a possibilidade de iniciar um processo de irrigação com toda a segurança e conhecimento que um estado como o do Nebraska pode transmitir. É a resposta que o Governo do Paraná dá para a questão das mudanças climáticas e crise hídrica que têm atingido o agricultor”, disse Paulo de Tarso.
Doze pesquisadores e 11 técnicos vão testar diferentes tecnologias no Noroeste, região que historicamente sofre com estiagem. De acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, feito em parceria com o Simepar, desde fevereiro de 2024, há seca na região. Nos meses de outubro e novembro de 2024 ela foi considerada moderada a grave, e atualmente permanece moderada.
O Instituto Água e Terra (IAT) terá a missão de fazer a outorga das águas que serão utilizadas nos dez mil hectares alcançados pelo projeto de irrigação. “Para isso, precisamos ter conhecimento para tomar decisões certas, garantir a compatilidade do uso da água. Temos a obrigação de gerir esse uso mútuo, porque a água da irrigação é a mesma água que vai diluir o efluente das cidades, das indústrias”, afirmou o diretor-presidente do Instituto, Everton Souza de Maringá.
O Simepar fará a pesquisa aplicada do projeto, e contará com HubX IA Meteo, que representa uma colaboração multi-institucional de entidades promotoras de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Esta parceria com o Instituto de Nebraska para levar irrigação do Noroeste do Paraná abre oportunidades para troca de conhecimento e tecnologias em área vital para o Paraná, avançando na nossa agenda de cuidados com o território, assegurando cada vez mais ganho de competitividade com sustentabilidade no agronegócio”, afirmou o diretor da Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
ESTUDO DE CASO – Durante o evento, Christofer Neale, diretor do Water For Food, explicou que o diretor-presidente do Simepar, Paulo de Tarso, passou um ano trabalhando com eles no instituto. Foi a partir daí que Governo do Paraná conheceu e se interessou pelas ações realizadas no Nebraska na agricultura intensiva sustentável por irrigação. Uma missão do Governo do Paraná visitou os EUA e posteriormente uma equipe técnica do Simepar também esteve no instituto para estudo de caso, e agora os profissionais do instituto é que vieram ao Brasil para trocar experiências.
Com uma população de 1,9 milhão de pessoas, o Nebraska, localizado na região Central dos Estados Unidos, investiu cerca de US$ 6,8 bilhões para a instalação de 96 mil poços utilizados nos atuais sistemas de irrigação. A medida foi necessária devido às grandes variações de precipitação de chuva e das diferenças de solo nas diferentes regiões do estado americano.
Apesar da irrigação, o aquífero do Nebraska é mais preservado do que o de outros estados americanos, como o Texas, por exemplo. Isso se deve justamente aos investimentos feitos nos atuais sistemas de irrigação, que utilizam os recursos hídricos de forma mais sustentável, reduzindo o impacto no meio ambiente. O Estado do Nebraska exige plano integrado de recursos hídricos, e todas essas são informações importantes para a criação de um plano de irrigação no Paraná.
WATER FOR FOOD – Fundado em 2010, o Instituto Water For Food tem como missão transformar a água em abundância para a alimentação através de atividades de pesquisa e desenvolvimento de inovações em irrigação e gestão da água. Desde 2014, a organização atua no Brasil em parceria com instituições de pesquisa e universidades, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Estadual Paulista.
As principais áreas de atuação no País são atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de irrigação mais eficientes e sustentáveis. O instituto também oferece cursos e treinamentos para agricultores e técnicos sobre o uso eficiente da água na agricultura e a troca de conhecimento entre diferentes setores da sociedade sobre a importância da gestão da água para a segurança alimentar.
Entre os projetos em andamento em nível nacional, estão o “Mais Água, Mais Renda”, para aumento da produtividade da agricultura familiar no Nordeste; o “Irrigação Sustentável na Amazônia”, ligado à produção de cacau na região Norte; e o “Gestão da Água na Bacia do Paraná”, que busca soluções para a gestão integrada de um dos maiores mananciais hídricos da América do Sul.
Fonte: Governo PR

Acordo do Estado e Instituto de Nebraska levará irrigação sustentável ao Noroeste do Paraná

PCPR prende 22 pessoas suspeitas de integrar organização criminosa ligada ao tráfico em Ortigueira

Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA

PCPR prende homem suspeito de dois furtos ocorrido em escola em Ponta Grossa

PCPR prende seis pessoas em operação contra crimes patrimoniais em Arapoti
PARANÁ


Acordo do Estado e Instituto de Nebraska levará irrigação sustentável ao Noroeste do Paraná
A irrigação sustentável vai se tornar realidade no Noroeste do Paraná e beneficiar os agricultores da região que sofrem os...


Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA
Mais uma vez, o Paraná é o destaque na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos...


PGE do Paraná e AGU firmam parceria para impulsionar inovação na advocacia pública
A Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU) formalizaram um Protocolo de Intenções para promover...
POLÍCIA


PCPR prende 22 pessoas suspeitas de integrar organização criminosa ligada ao tráfico em Ortigueira
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 22 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas...


PCPR prende seis pessoas em operação contra crimes patrimoniais em Arapoti
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu seis pessoas investigadas pelos crimes furtos praticados em estabelecimentos comerciais. As capturas aconteceram...


PCPR prende homem suspeito de dois furtos ocorrido em escola em Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 43 anos, suspeito de praticar dois furtos em uma...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global