NOVA AURORA

PARANÁ

Edital do Contorno Noroeste de Pato Branco tem vencedor com proposta de R$ 148,9 milhões

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quinta-feira (10) a declaração de vencedor da licitação para pavimentar o lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco, na região Sudoeste.

A F. Zancanaro Terraplenagem Ltda., em consórcio com a Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. e a Duovias Engenharia Ltda., foi declarada vencedora com a proposta negociada de R$ 148.900.000,00 e por ter seus documentos habilitados por comissão de contratação do DER/PR.

A empreiteira foi a segunda classificada na sessão de disputa, tendo sido convocada após a primeira classificada não apresentar documentos ou planilha de valores no prazo exigido.

Com a publicação tem início a etapa de recursos quanto ao resultado, com as demais participantes podendo manifestar sua intenção em recorrer, e daí tendo três dias úteis para apresentar seus argumentos. Caso haja algum recurso, o consórcio terá prazo igual para apresentar contrarrazões.

Leia Também:  Doce e cremoso, melado de Capanema conquista mercados e ajuda turismo da região

OBRA – Está prevista a pavimentação de um novo trecho de 14,34 quilômetros da PR-916, o Contorno Noroeste de Pato Branco, iniciando da rotatória no entroncamento com a PR-493 e seguindo até a PRC-158.

A pista será de pavimento flexível asfáltico, com duas faixas de tráfego de 3,6 metros de largura, e acostamentos de 3 metros em ambas as laterais. Também serão implantadas terceiras faixas nos trechos de subida mais íngreme, em um total de 8,12 quilômetros.

Será construído também um viaduto no entroncamento com a PRC-158, no final do contorno, e uma interseção em nível no entroncamento com a Estrada Irineu Bertani, acesso para o aeroporto municipal.

O trecho também receberá um sistema de drenagem de águas da chuva e dispositivos para lidar com os cursos d’água na região, como bueiros, pontilhões e galerias; nova sinalização horizontal, sinalização vertical e a implantação de dispositivos de segurança viária; e serviços complementares, como o plantio de vegetação nos espaços próximos à pista.

Leia Também:  Fomento Paraná oferece crédito para Bandeirantes após chuvas

O prazo para execução, após concluída a licitação e assinado o contrato, será de 900 dias (30 meses), sendo os primeiros seis meses voltados para a elaboração do projeto executivo da obra, e os 24 meses restantes para a execução da obra em si.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  Governador sanciona lei que acelera repasse aos municípios afetados por desastres

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Com participação de mais de 300 produtores, IDR-Paraná promove o 4º Torneio de Silagem

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA