NOVA AURORA

PARANÁ

Edital de reforma de pontes em Jacarezinho e região tem classificação final

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, publicou nesta quarta-feira (03) o resultado da etapa de análise de documentos do edital para reformar nove obras de arte especiais (OAE) em rodovias estaduais do Norte Pioneiro. O consórcio participante foi considerado habilitado e declarado vencedor da licitação, que agora entra em período de interposição de recursos quanto ao resultado, até o dia 11 de maio.

A próxima etapa será a homologação deste resultado, também publicado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) em diário oficial e no portal Compras Paraná, seguida pela assinatura de contrato para executar as obras.

As OAEs contempladas no edital incluem uma galeria, um viaduto e sete pontes. A Ponte Rio Itararé, sobre a Represa de Chavantes, na divisa com São Paulo, irá concentrar mais da metade dos recursos previstos no contrato, de R$ 7.651.898,85. A estrutura tem 1.524 metros de extensão e largura de 10,3 metros, com duas pistas de rolamento e passeios para pedestres.

Leia Também:  Acesso ao Marco das Três Fronteiras terá alterações a partir deste final de semana

Estão previstos para ela os serviços de substituição das lajes de concreto danificadas por novas, execução de barreira de concreto New Jersey em todos os pontos com guarda-corpos destruídos, e recuperação dos pilares de concreto armado que sustentam a ponte, além da manutenção e melhorias que serão feitas nas demais OAEs.

O edital prevê nove meses para execução dos serviços, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, sendo quatro meses dedicados exclusivamente para a Ponte do Rio Itararé.

As obras estão inclusas na iniciativa para reformar 195 OAEs em todo o Paraná, maior pacote de investimentos desta natureza já feito pelo Governo do Estado. Somente para o Norte e Norte Pioneiro são quatro editais atendendo 44 estruturas, com investimento estimado em cerca de R$ 33 milhões.

A localização das pontes deste edital pode ser verificada neste mapa, na aba CP 200/2022, em referência à identificação do edital no portal Compras Paraná.

Leia Também:  Flamengo goleia o Aucas no Maracanã e se classifica para as oitavas da Libertadores

Confira as nove obras de artes especiais que serão reformadas:

Ponte Ribeirão Patrimônio na PR-151, em Salto do Itararé
Ponte Rio das Cinzas na PR-439, em Santo Antônio da Platina
Viaduto Ferrovia na PR-092, em Joaquim Távora
Ponte Rio Bela Vista na PR-431, em Jacarezinho
Ponte Rio Ouro Grande na PR-431, em Jacarezinho
Ponte Rio Anhumas na PR-431, em Ribeirão Claro
Ponte Rio Itararé (Represa de Chavantes) na PR-218, em Carlópolis
Ponte Ribeirão Panema na PR-518, em Santa Mariana
Galeria no km 113,17 da PR-436, em Itambaracá.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Vasco goleia e se classifica para 2ª fase da Copa do Brasil

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sanepar apoia empresa argentina na instalação de estação de tratamento no Chaco

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA