NOVA AURORA

PARANÁ

Edital da Lei Paulo Gustavo que incentiva qualificação entra em consulta pública

Publicado em

A Secretaria de Estado da Cultura (Seec) disponibiliza nesta segunda-feira (11) para Consulta Pública o edital Qualificação Profissional (Profice modalidade repasse direto), que utilizará um total de R$ 5 milhões da Lei Paulo Gustavo no Paraná. A consulta permanece aberta até as 21 horas de sexta-feira (15), no sistema SIC.Cultura.

Para participar, basta acessar www.sic.cultura.pr.gov.br e clicar em Consulta Pública, preencher um cadastro e enviar a sugestão. Não é preciso ter login e senha no sistema para ter acesso à Consulta Pública. Os interessados podem mandar comentários e sugestões para contribuir na formulação final do documento. Na terça-feira (12), às 10h, um Ciclo de Diálogo no canal da Secretaria da Cultura no YouTube apresentará o edital e mostrará como participar da consulta.

O edital de Qualificação Profissional atende a um dos quatro eixos estabelecidos pela Secretaria da Cultura com os recursos da Lei Paulo Gustavo. Trata-se de um edital de chamamento para Agentes Culturais – Pessoa Física ou Jurídica – que tenham projetos de formação nas diversas áreas artístico-culturais.

Leia Também:  Nova aeronave reforça frota para ampliar operações de segurança e saúde no Estado

Os participantes devem escolher um dos lotes temáticos propostos: Curso de Cultura Digital, Curso de Iluminação Cênica, Curso de Introdução à Capoeira, Curso de Introdução ao Hip-Hop, Curso de Introdução às Artes Circenses, Curso de Produção Cultural, Curso de Produção Editorial, Curso de Teoria Musical e Curso de Temática Artístico-Cultural Livre.

Também deverá ser apontada uma das macrorregiões do Estado – Centro-Sul,  Litoral, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba, Nordeste, Noroeste, Oeste e Sudoeste – onde o agente deseja ministrar as aulas.

O diretor de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria da Cultura, André Avelino, afirma que a formação, qualificação e atualização dos profissionais da cultura em todo o território paranaense fazem parte das políticas públicas da Governo do Estado nesta área.

“Em um período de aquecimento do setor, com o aporte dos recursos das leis de incentivo à cultura, a qualificação se faz necessária para atender à demanda dos projetos culturais”, diz Avelino. “A intenção é atendermos a todas as macrorregiões com um projeto de qualificação de cada lote. Ou seja, todos os interessados poderão ter acesso aos cursos de todas as temáticas, em qualquer região que resida”.

Leia Também:  Estado anuncia pavimentação de R$ 45 milhões no lançamento da fábrica da Electrolux na RMC

Com essa Consulta Pública, chega a dez o total de editais publicados pela Seec para sugestões. Já cumpriram a etapa de consulta o Edital de Audiovisual 1 –  Produção e Roteiro; Edital Audiovisual 2 – Apoio à Manutenção e Restauro de Salas de Cinema; Edital Audiovisual 3 – Capacitação, Pesquisa, Memória e Difusão; Edital Audiovisual 4 – Licenciamento e Distribuição; os Editais do Profice, modalidade de repasse direto, Multiáreas, Circulação e Povos e Comunidades Tradicionais; o Edital Paraná Festivais e o Edital Outras Palavras – Obras Literárias.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Chutando de bico!

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador autoriza início das obras do viaduto da PUC, em Londrina

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA