NOVA AURORA

PARANÁ

Dupla George Henrique & Rodrigo e Trio Parada Dura agitaram noite de sábado no Litoral

Publicado em

Os shows da dupla George Henrique & Rodrigo e do Trio Parada Dura agitaram neste sábado (21) a noite dos veranistas no Litoral do Estado. Os artistas se apresentaram para uma multidão em frente às estruturas montadas pelo Governo do Estado nas cidades: a dupla goianiense comandou a festa em Matinhos. Já o trio subiu ao palco em Pontal do Paraná, no palco em frente ao Centro de Eventos do Balneário Marisol.

As apresentações gratuitas fazem parte da programação do Verão Maior no Litoral e contam com parceria da Renault do Brasil e apoio das prefeituras dos dois municípios. Os shows têm policiamento reforçado e equipes de segurança privadas contratadas pelas prefeituras para garantir a segurança do público e o fluxo do trânsito nas regiões.

MATINHOS – O palco Matinhos recebeu os goianos George Henrique & Rodrigo, que se apresentaram pela primeira vez no Litoral do Paraná. Eles elogiaram a estrutura do evento e destacaram a receptividade dos paranaenses.

“Para nós é uma honra muito grande participar de um evento lindo desse, uma festa imensa. A galera é super-animada, chegamos aqui e fomos muito bem recebidos. Estamos muito felizes”, disse George Henrique. “Não conhecíamos o Litoral do Paraná e ainda pegamos uma prainha hoje cedo. Foi sensacional”, disse Rodrigo.

A curitibana Patricia Mafra assistiu a todos os shows desde o início da programação do Verão Maior Paraná. Ela chegou cedo e se instalou bem em frente ao palco para esperar a dupla. “Desde o primeiro eu sempre chego cedo pra ficar aqui na frente pra curtir bastante a noite toda. Vou continuar vindo até o final. Está maravilhoso. Não podia ser melhor”.

Leia Também:  Empresários paranaenses conhecem oportunidades de negócios com empresas da Silésia

O vendedor ambulante Daniel Calda Dias é maranhense, mas faz questão de vir ao Litoral do Paraná para trabalhar durante a temporada de verão, que segundo ele é uma das melhores do país. Neste ano, ele disse que com a realização do evento suas vendas aumentaram.

“Superou as minhas expectativas. Tá sendo o melhor verão que eu já trabalhei em dez anos. As pessoas aqui são simpáticas. E o evento aumentou as vendas de todo mundo. Estou mais do que feliz. Estão de parabéns”.

PONTAL DO PARANÁ – Já o Trio Parada Dura se apresentou no litoral paranaense pela primeira vez, em Pontal do Paraná, no palco em frente ao Centro de Eventos do Balneário Marisol. O sanfoneiro Xonadão demonstrou alegria em estrear na cidade.

“Estamos muito felizes. Na praia realmente é diferente para o trio. É um evento bacana, é um prazer pra nós fazer parte disso. A arte tem que ser levada à população e quando for de graça é melhor ainda. São vários estilos de shows”, disse.“É um projeto bom que contempla todo mundo. Quem vem de fora pode assistir as atrações”, acrescentou Creone, fundador do grupo.

Xonadão também fez questão de ressaltar a escolha do repertório do grupo, pensado para agradar públicos de todas as idades. “Nos unimos com alguns sertanejos universitários emplacando músicas que eles cantam. Então é bacana um repertório de 50 anos atrás fazer sucesso até hoje, junto com o repertório mais atual, não mexendo na essência do trio, com as músicas raízes”.

Um dos veranistas que acompanhou o show do Trio Parada Dura foi Fábio Pelinson que mora em Lisboa, em Portugal, mas está passando férias no Litoral do Paraná pela primeira vez. Ele destacou a importância da realização de eventos culturais como o Verão Maior Paraná.

Leia Também:  Dos quadrinhos à pintura: artista visual Nicholas Steinmetz ocupa a Sala Aberta do MAC-PR

“A iniciativa engrandece o litoral do Paraná. A gente vem pelas férias, pela praia, mas temos acesso a esses shows, ainda mais de forma gratuita. São nomes grandiosos, isso deixa a festa cada vez mais bonita”.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – Ainda estão programados mais três finais de semana de apresentações com grandes nomes da música nacional, como Fernando & Sorocaba, Guilherme & Santiago e a banda Ara Ketu.

Turistas e moradores ainda terão a chance de acompanhar os sucessos de Pedro Paulo & Alex, João Bosco & Vinícius e Maria Cecília & Rodolfo. Até agora, já tocaram nos palcos Eduardo Costa, Alemão do Forró, Antony & Gabriel, Edson & Hudson, Jeann & Julio e César Menotti & Fabiano. Todas as atrações iniciam a partir das 20h com direito a playlist variada tocada por DJs e recreação das equipes da Secretaria do Esporte.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e à comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com sessões gratuitas, Cinema na Praça abre temporada no Litoral nesta quarta-feira

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação está com inscrições abertas até abril

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA