NOVA AURORA

PARANÁ

Dupla George Henrique & Rodrigo e Trio Parada Dura agitaram noite de sábado no Litoral

Publicado em

Os shows da dupla George Henrique & Rodrigo e do Trio Parada Dura agitaram neste sábado (21) a noite dos veranistas no Litoral do Estado. Os artistas se apresentaram para uma multidão em frente às estruturas montadas pelo Governo do Estado nas cidades: a dupla goianiense comandou a festa em Matinhos. Já o trio subiu ao palco em Pontal do Paraná, no palco em frente ao Centro de Eventos do Balneário Marisol.

As apresentações gratuitas fazem parte da programação do Verão Maior no Litoral e contam com parceria da Renault do Brasil e apoio das prefeituras dos dois municípios. Os shows têm policiamento reforçado e equipes de segurança privadas contratadas pelas prefeituras para garantir a segurança do público e o fluxo do trânsito nas regiões.

MATINHOS – O palco Matinhos recebeu os goianos George Henrique & Rodrigo, que se apresentaram pela primeira vez no Litoral do Paraná. Eles elogiaram a estrutura do evento e destacaram a receptividade dos paranaenses.

“Para nós é uma honra muito grande participar de um evento lindo desse, uma festa imensa. A galera é super-animada, chegamos aqui e fomos muito bem recebidos. Estamos muito felizes”, disse George Henrique. “Não conhecíamos o Litoral do Paraná e ainda pegamos uma prainha hoje cedo. Foi sensacional”, disse Rodrigo.

A curitibana Patricia Mafra assistiu a todos os shows desde o início da programação do Verão Maior Paraná. Ela chegou cedo e se instalou bem em frente ao palco para esperar a dupla. “Desde o primeiro eu sempre chego cedo pra ficar aqui na frente pra curtir bastante a noite toda. Vou continuar vindo até o final. Está maravilhoso. Não podia ser melhor”.

Leia Também:  BPP recebe evento do lançamento de livro do poeta e artista visual Rollo de Resende

O vendedor ambulante Daniel Calda Dias é maranhense, mas faz questão de vir ao Litoral do Paraná para trabalhar durante a temporada de verão, que segundo ele é uma das melhores do país. Neste ano, ele disse que com a realização do evento suas vendas aumentaram.

“Superou as minhas expectativas. Tá sendo o melhor verão que eu já trabalhei em dez anos. As pessoas aqui são simpáticas. E o evento aumentou as vendas de todo mundo. Estou mais do que feliz. Estão de parabéns”.

PONTAL DO PARANÁ – Já o Trio Parada Dura se apresentou no litoral paranaense pela primeira vez, em Pontal do Paraná, no palco em frente ao Centro de Eventos do Balneário Marisol. O sanfoneiro Xonadão demonstrou alegria em estrear na cidade.

“Estamos muito felizes. Na praia realmente é diferente para o trio. É um evento bacana, é um prazer pra nós fazer parte disso. A arte tem que ser levada à população e quando for de graça é melhor ainda. São vários estilos de shows”, disse.“É um projeto bom que contempla todo mundo. Quem vem de fora pode assistir as atrações”, acrescentou Creone, fundador do grupo.

Xonadão também fez questão de ressaltar a escolha do repertório do grupo, pensado para agradar públicos de todas as idades. “Nos unimos com alguns sertanejos universitários emplacando músicas que eles cantam. Então é bacana um repertório de 50 anos atrás fazer sucesso até hoje, junto com o repertório mais atual, não mexendo na essência do trio, com as músicas raízes”.

Um dos veranistas que acompanhou o show do Trio Parada Dura foi Fábio Pelinson que mora em Lisboa, em Portugal, mas está passando férias no Litoral do Paraná pela primeira vez. Ele destacou a importância da realização de eventos culturais como o Verão Maior Paraná.

Leia Também:  Governo do Paraná apoia programa de intercâmbio para qualificação profissional no Japão

“A iniciativa engrandece o litoral do Paraná. A gente vem pelas férias, pela praia, mas temos acesso a esses shows, ainda mais de forma gratuita. São nomes grandiosos, isso deixa a festa cada vez mais bonita”.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – Ainda estão programados mais três finais de semana de apresentações com grandes nomes da música nacional, como Fernando & Sorocaba, Guilherme & Santiago e a banda Ara Ketu.

Turistas e moradores ainda terão a chance de acompanhar os sucessos de Pedro Paulo & Alex, João Bosco & Vinícius e Maria Cecília & Rodolfo. Até agora, já tocaram nos palcos Eduardo Costa, Alemão do Forró, Antony & Gabriel, Edson & Hudson, Jeann & Julio e César Menotti & Fabiano. Todas as atrações iniciam a partir das 20h com direito a playlist variada tocada por DJs e recreação das equipes da Secretaria do Esporte.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e à comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Modernização na rede afeta abastecimento em bairros de Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária na próxima terça

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Defesa Civil distribui telhas para ajudar atingidos pelos ventos em Guaratuba e Morretes

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA