7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Dupla apresenta no MUPA performance sobre o trabalho dos profissionais de segurança

    Publicado em

    O Museu Paranaense (MUPA) apresenta a partir do dia 25 (domingo) a primeira proposta selecionada no III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine. A proposta é a performance “Vidro”, do duo Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.

    Desde a abertura do museu no domingo, às 10h, até o fechamento, às 17h30, será possível conferir a ação performática ao vivo, com entrada gratuita. Os registros do momento permanecerão como instalação artística, em mostra aberta para toda a população no Espaço Vitrine.

    “Vidro” faz parte de uma série de propostas performáticas idealizada pelos artistas Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr, que sob o nome fictício Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda e trajados com uniformes de segurança abordam questões relacionadas à ligação entre instituições de arte e os profissionais de segurança que trabalham cotidianamente em suas salvaguardas.

    No texto crítico da mostra, a curadora e pesquisadora Ana Raylander Mártis dos Anjos afirma que a dupla explora o recurso da comicidade e do absurdo. “Utilizando um vocabulário não barulhento nas suas performances, os artistas tensionam os limites entre aquilo que é corriqueiro e aquilo que é extraordinário dentro de uma instituição de arte”, diz.

    Leia Também:  Curso de capacitação em fundamento da gestão é iniciado para profissionais da Saúde

    “Vidro”, o mais novo “serviço” da Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., coloca os olhos dos seguranças rentes às separações translúcidas que se abrem em salas e galerias institucionais.

    OS ARTISTAS – Antonio Gonzaga Amador (Rio de Janeiro, 1991) – Doutorando em Artes da Cena PPGAC/UFRJ. Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes PPGCA/UFF em 2019. Graduado em Pintura pela EBA/UFRJ em 2013. Participou de cursos e oficinas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage entre 2012 e 2014. Artista visual com interesse em programas performativos que pensem o corpo e seus estudos transdisciplinares.

    Jandir Jr. (Rio de Janeiro, 1989) – Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, possui especialização em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Artes Visuais – Escultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além do trabalho na Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., costuma enviar correspondências para pessoas que o desconhecem.

    Leia Também:  Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para quinta-feira dia 27

    SOBRE O EDITAL – O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e pesquisa em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação. Desde sua primeira edição até a atual, foram 168 propostas recebidas e 9 artistas apresentadas ao público, em exposições gratuitas dentro do próprio museu.

    Serviço – “Vidro”, por Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.

    Proposta contemplada no III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine

    Abertura: Domingo (25), às 10h.

    Às 15h haverá uma cortesia de café espresso, água saborizada e biscoitinhos fornecida pelo Museu em parceria com Terra Café para o público. Entrada gratuita.

    Museu Paranaense: Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba – Paraná.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

    Published

    on

    By

    O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

    A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

    “Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

    Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

    Leia Também:  Reunião da Rede de Parcerias promove troca de experiências sobre gestão de projetos públicos

    “A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

    OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

    “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

    Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

    Leia Também:  Colégio Agrícola da Lapa abraça projeto de abelhas nativas e leva tema às salas de aula

    IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

    “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA