NOVA AURORA

PARANÁ

Documentário paranaense incentivado pelo Profice é o grande vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes

Publicado em

O filme paranaense “Lista de Desejos para Superagui” foi o grande vencedor, neste sábado (27), da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes eventos do gênero em todo o Brasil. O documentário do curitibano Pedro Giongo, levou o Troféu Barroco, com positiva repercussão entre o público e crítica especializada.

A obra audiovisual, produzida com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), acompanha o cotidiano de um pescador de 70 anos chamado Martelo e da comunidade que habita na Ilha de Superagui. Martelo é um homem farol, aponta sua luz para a vida na ilha e ilumina os desejos dos moradores como ele. A produção registra com sensibilidade os desafios e as lutas da população caiçara, o trabalho duro e digno e certa memória dos tempos antigos da ilha. 

Segundo a equipe curatorial da 27ª Mostra de Tiradentes, “Lista de Desejos para Superagüi é uma espécie de filme de resistência a um modelo sistemático do cinema industrial na organização do tempo narrativo. O filme pega um caminho muito raro hoje, onde a matéria inspira a forma, sem nostalgia, sem retórica, mas com certa firmeza. São raros esses filmes narrativos que não nos pedem nada, mas que afirmam uma convicção, muito concreta, muito mundana, nessas imagens e nesse mundo (e nas imagens desse mundo)”.  Ainda segundo a equipe de curadores, formada por Francis Vogner dos Reis, Juliano Gomes, Tatiana Carvalho Costa e Rubens Fabricio Anzolin, o filme tem “curiosidade e cuidado com aquilo que filma”. 

Leia Também:  Programa Disque-Denúncia 181 recebeu mais de 45 mil denúncias em 2022 

REALIZADOR– Pedro Giongo (1986), é artista visual, montador e realizador cinematográfico, com foco principal nos processos da animação stop-motion e no documentário. Seus trabalhos são centrados no pensamento por coleção e no mundo ordenado pela lógica da colagem e da montagem, e tem no livro de artista uma das bases do seu processo de elaboração criativa. Busca traduzir estas estratégias de pensamento em narrativas sonoras/visuais.

Além de seu trabalho pessoal, também atua como montador de filmes, já tendo trabalho em diversas produções de destaque. É um dos fundadores do Estúdio Tijucas, produtora independente criada em 2009 e que realiza seus trabalhos autorais. Seus projetos pessoais e suas colaborações já foram exibidas no 72º Festival de Cinema de Locarno (Suíça), 70ª Berlinale (Alemanha), 38º Festival de Cine Latino de Havana (Cuba), 26º Animafest Zagreb (Croácia), entre outros. Mestrando na Escola de Comunicação da UFRJ, atualmente vive e trabalha entre Curitiba e Rio de Janeiro.

Leia Também:  PCPR cumpre buscas decorrentes de investigação que apura crimes envolvendo irregularidades na venda de loteamentos

MOSTRA DE TIRADENTES – A Mostra de Cinema de Tiradentes é um dos principais eventos cinematográficos do Brasil e apresenta ao público a diversidade da produção audiovisual brasileira. A programação é abrangente e gratuita, coloca o cinema em diálogo com outras artes e tem atrações artísticas para todas as idades. Além disso, a mostra tem o intuito de criar uma relação horizontal entre cineastas, espectadores e críticos. Para ampliar a experiência, diversas sessões contam com debates com a presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados.

INCENTIVO – O Profice é o maior programa de fomento à cultura do Paraná. Por meio da renúncia fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) possibilita a valorização, a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado. Saiba mais em: https://www.cultura.pr.gov.br/PROFICE

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ratinho Junior anuncia mais cinco nomes do novo governo

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Empresa com "selo ambiental", Portos do Paraná destaca ações em prol da sustentabilidade

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA