As bandas paranaenses Relespública, Djambi e Banda Mais Bonita da Cidade agitaram o Litoral do Estado nesta quinta-feira (5). Os veranistas puderam curtir gratuitamente sucessos do rock e do reggae nos palcos Sunset montados pelo Governo do Estado em Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos, em mais um dia do Verão Paraná Maior.
As apresentações à beira-mar começaram no final da tarde e seguiram pela noite, com grande presença de público nas areias. No balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná, quem ditou o ritmo foi o Relespública, com seus maiores sucessos de 35 anos de carreira, que variam do rock tradicional ao rock rural.
Para o vocalista do grupo, Fábio Elias, a apresentação na praia foi uma excelente maneira de abrir a temporada de shows da banda em 2024. “Não podia ser melhor. Começar o ano fazendo um show à beira-mar, em um palco com uma estrutura maravilhosa, um público super afim e super divertido. A gente só tem a agradecer a todos os envolvidos, principalmente este público maravilhoso que nos prestigiou”, disse.
Na praia brava de Caoibá, em Matinhos, quem levantou o público foi a Banda Mais Bonita da Cidade com seus hits que misturam rock alternativo, folk e MPB, como “Oração” e “O Mais Feliz da Vida”, além das músicas do último lançamento, o EP “Maré Alta, Enfim”.
Já os fãs de reggae curtiram o show do Djambi. A banda curitibana com mais de 25 anos de carreira se apresentou na praia central de Guaratuba, tocando clássicos autorais e internacionais.
Público curtiu o rock do Relespública em Pontal do Paraná. Foro: Kraw Penas/SECC
AGENDA – A programação musical gratuita dos palcos Sunset começou terça-feira (02) e segue até o início de fevereiro. As apresentações acontecem a partir das 18h30, de terça a domingo, com atrações paranaenses. Os shows são realizados de forma simultânea em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
Nesta sexta-feira (5), o palco de Matinhos recebe a dupla sertaneja Gui e Léo, os Irmãos Jovino. Em Guaratuba, o grupo Donna Rosa sobe ao palco para apresentar clássicos da MPB e do samba aos veranistas. No palco de Pontal do Paraná, a Banda da PM conduz o show.
Confira a programação completa dos próximos dias:
Caiobá
Sexta-feira (5) – Gui e Léo (Irmãos Jovino)
Sábado (6) – Ciro Moraes & BR4
Domingo (7) – Décio Caetano Blues Band e TeBeTê
Terça-feira (9) – La Mala Conducta
Quarta-feira (10) – Me Chama Que Eu Vou
Quinta-feira (11) – Bia Socek
Sexta-feira (12) – Nego Blue
Sábado (13) – O Mago das Megabolhas
Domingo (14) – Trio da Madrugada
Guaratuba
Sexta-feira (5) – Donna Rosa
Sábado (6) – Gui e Léo (Irmãos Jovino)
Domingo (7) – Troy e Os Calvos
Terça-feira (9) – Jô Nunes
Quarta-feira (10) – La Mala Conducta
Quinta-feira (11) – Milk’n’Blues
Sexta-feira (12) -Professor Santos e DJ Castelan
Sábado (13) – Nego Blue
Domingo (14) – Baile Brasa
Shangri-lá
Sexta-feira (5) – Banda da PM
Sábado (6) – Fernando Lobo e Banda Afrocaiçara
Domingo (7) – Domingo da Família
Terça-feira (9) – Jeito a Mais
Quarta-feira (10) – Trio Quintina
Quinta-feira (11) – Ponto do Samba
Sexta-feira (12) – Troy e os Calvos
Sábado (13) – Fábio Stocco – Rock Balboa
Domingo (14) – Ciro Moraes & BR4
VERÃO MAIOR PARANÁ –O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no sitewww.verao.pr.gov.br.
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
3 semanas ago
on
5 de maio de 2025
By
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade