NOVA AURORA

PARANÁ

Do estádio ao emprego: Governo inova com ação focada em habilidades de candidatos

Publicado em

Parte de uma série de ações que compõem o termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o mutirão “Do Estádio para o Emprego” recrutou, nesta semana, profissionais graduados e com nível técnico para preenchimento de vagas em 12 empresas da Grande Curitiba.

A ação de empregabilidade, que foi marcada por um modelo diferente de seleção, contou com a participação de 120 candidatos em atividades práticas realizadas na Ligga Arena, o estádio do Athletico Paranaense, no bairro Água Verde, em Curitiba. Com o mesmo formato utilizado para a seleção de profissionais para atividades operacionais na Olimpíada de Paris, o mutirão “Do Estádio para o Emprego” avaliou habilidades e competências dos candidatos por meio de atividades práticas e coletivas que envolvem disciplina, comunicação, entre outras qualidades

Participaram 120 pessoas previamente selecionadas pelas empresas, conforme análise de currículo cadastrado no Sine. No período da manhã, os candidatos participam de 12 atividades, com dinâmicas com duração média de 10 minutos. As entrevistas individuais, última parte do processo, ocorreram no período da tarde e resultaram no encaminhamento de 90 candidatos para vagas de emprego, ou seja, as empresas darão continuidade à seleção.

Leia Também:  Obra em rodovia de União da Vitória terá detonações de rocha na semana que vem

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o evento desta semana não foi apenas uma novidade isolada para candidatos e recrutadores, mas também um piloto para novos formatos de seleção para os mutirões da rede Sine estadual. 

“O desempenho das Agências do Trabalhador no Paraná em colocar pessoas em vagas de emprego tem chamado a atenção de entidades estrangeiras, como é o caso da France Travail, que funciona como uma Agência do Trabalhador da França e com quem temos uma parceria para a troca de experiência em intermediação de mão de obra. Por isso, testamos uma modalidade de recrutamento já utilizada por este parceiro. E devido ao sucesso, a tendência é que esse formato seja utilizado em outros mutirões no Paraná”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná

Published

on

By

Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que sinônimos de devoção e passaram a integrar os atrativos turísticos do Paraná. O turismo religioso, que ajuda a fomentar a economia local, é o tema do episódio do podcast Notícia Boa Paraná que entrou no ar nesta quinta-feira (3) no Youtube e no Spotify do Governo do Estado.

Na próxima semana, a mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, vai sediar a edição de 2025 do Fórum do Turismo Religioso do Paraná. O evento está em sua sétima edição e integra todas as religiões e crenças que se interessam pelos debates sobre este segmento turístico.

Para falar sobre o fórum e sobre a movimentação do segmento no Estado, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho recebem no estúdio Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, e Elcir Francisco Amadei, idealizador do projeto Santiago Brasil, rota de peregrinação que está sendo implantada na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste, inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia Também:  Obra em rodovia de União da Vitória terá detonações de rocha na semana que vem

O caminho será mais uma das atrações entre os roteiros religiosos já presentes no Paraná, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, as igrejas ucranianas com arquitetura bizantina, em Prudentópolis, e a própria mesquita de Foz do Iguaçu, que é um dos atrativos da cidade que mais recebem turistas no Paraná.

Além deles, festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, e Lunardelli, também exemplos de eventos que reúnem milhares de devotos, ajudando a movimentar a economia local, principalmente de pequenos empreendedores.

O segmento ganhou tanta relevância que o Paraná conta hoje com o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, que reúne 21 instituições relacionadas a diferentes denominações religiosas e também aos setores de turismo e serviços. Com apoio do Estado, os agentes que fazem parte do segmento também têm a oportunidade de participar de capacitações e diferentes eventos que buscam fomentar o turismo religioso no Estado.

Leia Também:  Paraná receberá nova remessa com 96.600 doses de vacina contra a Covid-19

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA