NOVA AURORA

PARANÁ

Dia Mundial de Combate à Aids é marcado por ações de conscientização na UEL

Publicado em

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids, nesta quinta-feira (1º), integrantes dos projetos de extensão Safety e Adolescer com Saúde estiveram no Restaurante Universitário (RU) buscando disseminar os meios seguros de prevenção ao HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Com o auxílio de jogos, os estudantes ligados aos projetos também distribuíram flyers informativos e preservativos e ainda orientaram a comunidade universitária sobre a realização do Autoteste de HIV, instrumento de detecção de uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS) e que possui mais de 98% de assertividade. A ação fez parte da programação do II Simpósio HIV/Aids da UEL. 

Professora do Departamento de Saúde Coletiva (CCS) da UEL e integrante do Projeto Safety, Sarah Meirelles Félix explica que diversas ações foram feitas ao longo desta semana em Londrina, no Norte. Um trabalho de conscientização mais focado na comunidade universitária atende à solicitação da Comissão Municipal de IST/Aids (Comuniads), que é ligada ao Conselho Municipal de Saúde de Londrina (CMS). 

“Primeiro, porque a população jovem acaba buscando os serviços de saúde quando tem algum agravo, um sintoma, algum incômodo que a impeça de trabalhar ou frequentar as aulas. Então, busca pouco a prevenção. A população de 18 a 25 anos é a que mais testa positivo para HIV e Sífilis no CIDi, que é o nosso Centro Integrado de Doenças Infecciosas”, diz. 

Leia Também:  Portos do Paraná abre consulta pública sobre arrendamento da área PAR25

Ao menos 30 autotestes de HIV foram disponibilizados no horário do almoço no RU. Semelhante ao autoteste da Covid-19, o instrumento de detecção foi entregue aos estudantes interessados, porém não foi feito no local. “É recomendado que seja em casa, ou em local tranquilo, na companhia de uma pessoa de confiança. O teste é feito de manhã e é preciso realizar uma raspagem na área interna da bochecha, dos dois lados. Depois, é utilizado o reagente”, explica a docente. 

Caso o resultado seja positivo, a orientação é entrar em contato com o Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, localizado na Alameda Manoel Ribas, nº 1.

HIV – Acabar com a pandemia da doença é uma das metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU), assinados por vários países, entre eles, o Brasil.

O Unaids, programa das Nações Unidas (ONU) voltado ao combate à Aids, apontou que o número de recém-infectados alcançou 1,5 milhão de pessoas ao redor do mundo em 2021. No Brasil, a estimativa aponta para 50 mil novos casos, de modo que o total de pessoas vivendo com a doença no País giraria em torno de 960 mil pessoas atualmente. 

Leia Também:  PCPR participa de reunião para fortalecer as ações de combate à violência contra a mulher em Maringá

No município de Londrina, os casos vêm sendo registrados e monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde que atua em conjunto com servidores do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), unidade de referência na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, 202 novos casos foram registrados em Londrina, entre o início de 2022 e o dia 22 de novembro. 

Os novos casos foram diagnosticados em meio a um cenário de aumento na procura por testes rápidos na cidade. Conforme a Prefeitura de Londrina, 3.695 testes rápidos de HIV foram realizados entre os dias 2 de janeiro e 31 de outubro de 2022, número que supera o registrado em todo o ano passado, quando 2.828 testes foram contabilizados. 

SIMPÓSIO – O projeto Viva PositHIVo promoveu nesta quinta-feira (1°) o segundo dia do II Simpósio HIV/AIDS, com palestras sobre prevenção e assistência à saúde de pessoas com HIV-AIDS. A coordenação é da professora Gilselena Kerbauy Lopes, do Departamento de Enfermagem.

Tem como objetivo disseminar conhecimento técnico e científico sobre HIV para estudantes, professores e profissionais da área da saúde, abordando temas como patogênese da infecção pelo HIV, diagnóstico, transmissão vertical, tratamento, entre outros.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Paraná investe em ciência e tecnologia para alcançar cidades mais inteligentes

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Sanepar amplia ações de preservação de abelhas nativas na Região Metropolitana de Curitiba

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA