NOVA AURORA

PARANÁ

Dia do Jovem destaca atuação de rapazes e moças como agentes da cidadania

Publicado em

No Dia do Jovem, comemorado nesta quinta-feira, 13 de abril, o Governo do Paraná, destaca programas e projetos voltados ao crescimento pessoal e profissional da população de 15 a 29 anos. A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e a Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude atuam com políticas públicas, conforme previsto no Plano Estadual da Juventude, lançado e iniciado em 2022. “Todos os jovens podem se juntar a nós para pensar e desenvolver políticas para o futuro, buscar a integração, o primeiro emprego os que deixaram de estudar e querem retomar”, diz o secretário Rogério Carboni.

Um destaque é o Bolsa Agentes da Cidadania. O programa admite adolescentes e jovens de 14 a 24 anos de idade, principalmente os que se encontram em vulnerabilidade social, moradores de municípios que possuam Centros da Juventude. Eles passam a atuar nestes espaços, que oferecem, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional para a juventude. Cada bolsista recebe R$ 306,00 todos os meses para desenvolver atividades junto aos outros adolescentes e jovens, sob acompanhamento e orientação de profissional de referência do Centro da Juventude.

O programa funciona como um trampolim para transformar algumas realidades. Em 2022, 751 adolescentes e jovens participaram do programa em todo o Estado Desde 2019, mais de 2 mil já passaram por ele.

Heloísa Cristina Nunes, 26 anos, faz parte Bolsa Agentes da Cidadania, no Centro da Juventude de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “Conheci o Ceju através do psicólogo Bruno”, conta Heloísa. Ele a convidou para participar de um grupo de RPG de mesa – uma espécie de jogo de tabuleiro, baseado em desafios e soluções.

Leia Também:  Na Ocepar, governador destaca a importância das cooperativas para o Paraná

“Na época eu passava por algumas dificuldades em casa e esse grupo me salvou da depressão. Tempos depois, quando eu tinha 17 anos havia a possibilidade de participar do programa Agentes da Cidadania. Quando eu tinha 22 anos eu estava grávida de minha primeira filha e passava por um relacionamento abusivo, houve a possibilidade de eu voltar a ser agente e foi uma salvação para mim, pois eu estava sem emprego, grávida e sem dinheiro”.

Ela ainda conta que o envolvimento com os programas e com o Centro da Juventude desenvolveu um carinho e atenção para com os adolescentes da comunidade. “Sempre comentei com todos que trabalham aqui que se um dia eu tivesse a possibilidade de trabalhar em tempo integral no Ceju eu iria agarrar essa chance e não soltar mais e hoje eu sou recepcionista daqui”, contou.

CEJU – O Paraná possui 28 Centros da Juventude dentro de um programa desenvolvido pelo Governo do Estado para afastar adolescentes e jovens de situações de exposição ao risco e vulnerabilidade social e realizar ações que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política.

Ricardo Correia de Lima Filho, tinha o sonho de ser atleta de Parkour, modalidade esportiva que consiste em usar o próprio corpo como equipamento e tem como objetivo transpor obstáculos urbanos ou naturais das cidades – como degraus, rampas, árvores, muros e outros.

Leia Também:  CGE intensifica contato com estudantes para desenvolver o exercício diário da cidadania

Foi no Centro da Juventude, com o Programa Bolsa Agentes da Cidadania, que conseguiu concretizar seu sonho. “O Centro da Juventude foi onde tive a oportunidade de treinar, aprender, ensinar, foi meu ponto de partida. Foi o lugar onde conheci muitas pessoas que me ajudaram a me desenvolver como atleta profissional e pessoa. E até hoje é meu local favorito para treino e possui um lugar especial no meu coração, porque foi meu ponto de partida”, destacou.

ID JOVEM – Outra iniciativa de muita aceitação é o ID Jovem – documento destinado a pessoas entre 15 e 29 anos, estudantes ou não, pertencentes à família com renda mensal até dois salários-mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal.

O documento garante uma série de direitos a este público, previstos no Estatuto da Juventude, como desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos; duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário, e isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Unicentro abre concurso público para contratação de agentes; salários vão até R$ 5.400,29

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Alunas e professoras da rede estadual levam suas ideias ao programa Futuras Cientistas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA