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Dia da Água: IAT vai plantar 18 mil mudas de espécies nativas em nascentes de rios do Paraná

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O Instituto Água e Terra (IAT) vai promover uma grande ação ambiental para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22). Cerca de 18 mil mudas serão plantadas em nascentes de rios de diferentes pontos do Paraná. Entre elas estão as matas ciliares dos afluentes do Rio Pequeno, em São José dos Pinhais, que desagua no Iguaçu, rio que corta o Paraná. A medida integra o programa Paraná Mais Verde, desenvolvido pelo órgão ambiental, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“A água é o nosso bem mais precioso. Temos uma preocupação muito especial aqui no Paraná com a questão hídrica. Por isso essa proteção às nascentes para garantir água de qualidade para toda a população”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. “E também a preocupação com o uso inteligente e eficiente da água para que o Paraná seja sempre reconhecido como referência em conservação e proteção ambiental”.

Todas as mudas que ajudarão na recuperação dos rios saíram dos 19 viveiros mantidos pelo IAT no Estado. O instituto conta ainda com dois laboratórios de sementes, que também colaboraram com a ação. Entre as espécies que serão plantas, destaque para mudas típicas da vegetação paranaense, como o Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia), Cedro-rosa (Cedrela fissilis), Guaçatunga (Casearia sylvestris), Imbuia (Ocotea porosa), Branquilho (Gymnanthes klotzschiana) e Espinheira-santa (Monteverdia ilicifolia), entre outras.

“Preservar a mata ciliar das nascentes e cursos d’água melhora a qualidade da água, impede o transporte de sedimentos para os rios e garante uma maior qualidade de vida para as pessoas”, destacou o gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik. “Ao todo serão plantadas mais de 80 espécies, todas oriundas dos nossos viveiros”.

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Na Região Metropolitana de Curitiba a ação será em uma das áreas da Sanepar, em Piraquara, a partir das 10 horas. “O Paraná tem 12 grandes bacias hidrográficas que a natureza nos deu. Temos o compromisso de desenvolver as políticas públicas de gestão de recursos hídricos para que possamos minimizar os efeitos de eventos críticos, como estiagem e cheias prolongadas”, explicou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Entre as ações de recuperação das bacias hidrográficas do Estado, Souza ressaltou a importância do Rio Vivo. A proposta, em sua primeira etapa, proporcionou a soltura de mais de 2,6 milhões de peixes nativos em diferentes rios do Paraná.

“Temos um patrimônio hídrico muito grande. Devemos fazer uso disso da melhor forma possível, gerando qualidade de vida para os paranaenses por meio do desenvolvimento sustentável. Por isso já demos os primeiros passos para a criação de um plano de recursos hídricos para o Paraná”, disse Souza.

Além da recuperação de matas ciliares, o IAT vai desenvolver uma série de outras ações durante a semana para reforçar a importância para a conscientização sobre o meio ambiente e o uso racional da água.

Veja a programação:

21 – terça-feira

Tarde: 14h às 15h.

Webinar 1: “Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos”.

Link de acesso para inscrições AQUI.

Mediador: Bruno Martins – biólogo (Sedest/IAT).

Bloco 1: “Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos e Status dos Comitês de Bacias Hidrográficas Paranaenses”, com Danielle Teixeira Tortato – Bióloga Gerente de Gestão de Bacias Hidrográficas (Sedest/IAT); Lucineide Aparecida Maranho – Bióloga Chefe da Divisão de Gerenciamento de Comitês de Bacias Hidrográficas(Sedest/IAT).

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Bloco 2: “Obras e Projetos de Prevenção/Contenção de Cheias e Erosões”, com Carlos Alberto Galerani – Engenheiro Civil Gerente de Saneamento (Sedest/IAT).

Bloco 3: “Reserva Hídrica do Futuro” com Júlio César Gonchoroski – Oceanógrafo Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.

21, 23, 24 – terça, quinta e sexta-feira

Manhã, tarde e noite.

Circuito Ecoespaço Trilha Ambiental do Paraná atividades educativo informativas e distribuição dirigida de cartilhas da Sanepar em atendimento a 434 alunos do Ensino Fundamental + EJA e, respectivos professores da Escola Municipal Emília Capelini Valenga do Jardim Bela Vista, em Piraquara.

22 – quarta-feira: Dia Mundial da Água

Ação integrada simbólica – visita orientada pela manhã ao Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra em Piraquara (presença de representantes das instituições participantes/realizadoras).

23 – quinta-feira

Tarde: 14h às 15h.

Webinar 2: “Paraná 2030: Acelerando mudanças que você deseja ao mundo”.

Link de acesso para inscrições AQUI.

Com Gustavo Fischer Sbrissia, Engenheiro Agrônomo – Diretor de Políticas Públicas Ambientais (Sedest/IAT).

Denise Godoi Ribeiro Sanches, Bióloga, Pedagoga, Educação Ambiental (Sedest/IAT).

Izabella Andrade Brito, Bióloga, pesquisadora Programa Mudanças Climáticas (Sedest/IAT/ Sanepar).

Júlio César Gonchoroski, Oceonógrafo – Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.

25 – sábado

Manhã: ação voluntária com plantio de mudas em área de mata ciliar no limite entre Piraquara e Pinhais.

Tarde: feira temática no Parque das Águas em Piraquara. Tenda Educação Ambiental (Prefeitura Municipal de Piraquara/IAT).

Fonte: Governo do Paraná

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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