NOVA AURORA

PARANÁ

Detran/PR atendeu 50 mil turistas e realizou 447 exames de renovação da CNH no Litoral

Publicado em

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) finaliza a segunda semana de participação no Verão Maior Paraná com cerca de 50 mil pessoas impactadas por meio de atividades educativas, realizadas pela Escola Pública de Trânsito, ou serviços essenciais na Clínica Móvel e no Detran Móvel. As iniciativas que ocorrem no Litoral do Estado possuem essas duas vertentes. 

A Tenda Detran Educa tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de um trânsito seguro. São realizadas atividades como o “Se Liga no Trânsito – se beber não dirija”, com o bafômetro descartável, brincadeiras com um óculos virtual com questões ligadas à mobilidade dentro das cidades e o tapete lúdico para crianças.

Já o Detran Móvel é destinado aos cidadãos que precisam de serviços como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); consulta de pontuação e débitos do veículo; emissão do CRLV-E; emissão da credencial de estacionamento para idosos; e orientação de como instalar os aplicativos do Detran Inteligente e Carteira Digital de Trânsito, importantes para a digitalização dos serviços. Ele atende moradores dos sete municípios do Litoral e veranistas que podem aproveitar o tempo para resolver alguma situação.

Leia Também:  Mulher é vítima de violência doméstica em Iracema do Oeste

Também são disponibilizados, por meio de agendamento prévio, exames de aptidão física e mental para a renovação da CNH na Clínica Médica Móvel, localizada na rodoviária de Matinhos. O exame avalia se o candidato tem condições plenas para conduzir um veículo. Nesta avaliação são analisadas a capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial e outros pontos que o perito julgar necessários. Já foram feitos 447 exames nesse período.

Marcos Saito Baba, médico credenciado que está participando dos atendimentos, falou sobre os benefícios para população. “Vários candidatos que passaram pelo atendimento elogiaram bastante a localização da clínica, pois evita o grande deslocamento até o local mais próximo de atendimento, na cidade de Paranaguá, poupando tempo dos usuários”, diz.

A professora Silmara Rodrigues, que estava no Litoral na última semana, destacou as ações realizadas neste verão, principalmente em relação à conscientização para um trânsito seguro. “A visão que nós temos do Detran/PR é de que é um órgão que pune e aplica multas, mas podemos observar as ações que instruem e orientam a população, independente da faixa etária”, comenta.

Leia Também:  Alunos de escolas estaduais integrais participam de ações para estimular o protagonismo

As ações do Detran-PR no Litoral estarão disponíveis até o início de fevereiro.

Confira como a programação:

Tenda Detran Educa – até 04/02 – terça-feira a domingo (8h às 12h e 15h às 19h)

Matinhos – Praia Brava de Caiobá

Pontal do Paraná – Ipanema

Guaratuba – Praia do Cristo

Clínica Móvel – até 31/01/24

Exame de aptidão física e mental da renovação da CNH

Local: Rodoviária de Matinhos (Rodovia Alexandra, s/nº – Sertãozinho – Matinhos). Salas anexas ao Posto de Trânsito Matinhos

Detran Móvel

Ipanema – Praça Central

Data: 16/01/24 a 21/01/24

Horário: 8h às 12h – 15h às 19h

Antonina – Trapiche

Data: 23/01/24 a 28/01/24

Horário: 8h às 12h – 15h às 19h

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  Agepar abre consulta pública para sugestões na elaboração de metas de qualidade

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  Paraná recebe novas doses da vacina antirrábica humana e alerta para cuidados com a doença

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA