NOVA AURORA

PARANÁ

Destaque entre 550 expositores, Portos do Paraná é um dos mais visitados na Intermodal 2025

Publicado em

O estande da Portos do Paraná foi um dos mais visitados na 29ª Intermodal South America, segundo os organizadores do evento. Trata-se do maior encontro de logística da América Latina realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, de terça-feira até esta quinta (22 a 24). Em 2024, a Portos do Paraná recebeu quase 5,5 mil pessoas ao longo dos três dias de evento. A expectativa para 2025 é de superar estes números. O balanço será divulgado nos próximos dias.

“Este recorde de visitantes mostra a eficiência de toda uma equipe e os resultados de 90 anos de trabalho da Portos do Paraná”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirmou que a empresa pública conseguiu se destacar entre mais de 550 marcas expositoras no evento. “Isso é muito gratificante. É o resultado de um bom relacionamento com o setor portuário nacional”, destacou ele. Com 240 metros quadrados, o estande reúne 25 empresas e instituições parceiras dos portos paranaenses, que podem utilizá-lo para fortalecer relacionamentos, prospectar clientes e ampliar seus negócios. Parte do ambiente conta com paredes em formato de navio, revestidas por correntes de metal.

“O navio azul e vermelho se destaca como um forte atrativo visual, convidando o público a embarcar em uma imersiva viagem pela história do Porto de Paranaguá, por meio de telas de LED”, comentou a assessora especial da presidência, Raissa Dantas, coordenadora do estande.

Leia Também:  Apoio do Estado muda cenário de recicláveis em cidade do Noroeste do Paraná

A novidade deste ano são os painéis de LED com 21 metros quadrados e 16 metros quadrados. As imagens exibem o trabalho desenvolvido pela Portos do Paraná e também por parceiros presentes no estande. Há, ainda, um corredor com telas de definição 8K que exibem imagens em homenagem ao aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá.

Uma das visitantes foi Diana Cardenas, gerente da Impocargo LLC Miami e Colômbia, empresa que atua com transporte marítimo e aéreo de cargas. Diana participa da Intermodal há 15 anos e afirma que o estande da Portos do Paraná está entre os melhores do evento. “É um ambiente grande e bem localizado. Também gostamos muito da montagem do espaço e dos portos paranaenses em si”, disse.

SOCIOAMBIENTAL – Além da grande participação do público, o local foi palco de importantes marcos socioambientais para a Portos do Paraná. Nesta quarta-feira (23), o secretário Sandro Alex recebeu o inventário de Gases de Efeito Estufa da Portos do Paraná, elaborado pela Fundación Valenciaport.

Leia Também:  Técnicos do IAT visitam as maiores estações de esgoto da Sanepar

Na quarta-feira, segundo dia do evento, o diretor-presidente da Portos do Paraná recebeu representantes da Embaixada do Reino dos Países Baixos, que lidera o Green Ports Partnership (Parceria para Portos Verdes), do qual a empresa paranaense é signatária. O dia também foi marcado pelo fortalecimento das relações internacionais. Representantes do Porto de Miami, nos Estados Unidos, estiveram no estande para ampliar parcerias comerciais com os portos paranaenses.

PARCEIROS – Vinte e cinco instituições da comunidade portuária do Paraná apoiaram o evento neste ano. As empresas parceiras são: Amart Shipping, Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), Bunge, Cargill, Cattalini Terminais Marítimos, Cavalca Administração Portuária (CAP), Centro Sul Serviços Marítimos LTDA, Consórcio Mercosul Cimbessul S.A., Coamo Agroindustrial Cooperativa, Cooperativa Agrária Agroindustrial, Cotriguaçu Cooperativa Central, Engine, FTSpar, Grupo Fertipar, Grupo Interalli, Harbor Operações Portuárias, Klabin S.A., Liquipar, Louis Dreyfus Company Brasil, Mosaic Fertilizantes, Multitrans, Pasa Paraná Operações Portuárias, Rocha Terminais Portuários e Logística S.A. e Terin Terminais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Miniauditório do Guaíra recebe a peça de terror Pilar de Fogo, da CIA KÀ de Teatro

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  De faxineiro a eletromecânico: Agências do Trabalhador têm 21,7 mil vagas disponíveis

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA