NOVA AURORA

PARANÁ

Desenho e legado de obras: MON promove oficinas e mediações gratuitas em junho

Publicado em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá durante todo o mês de junho oficinas e mediações gratuitas abertas ao público. Para participar das atividades não é necessário conhecimento prévio em arte.

A primeira oficina acontecerá no dia 5, em duas sessões: às 10h30 e às 14h30. No “Laboratório de Experiências: Aquarela” os participantes poderão mergulhar nas possibilidades plásticas e sensoriais das criações artísticas desse material. A inspiração veio da série de obras “Paisagens”, da artista Amélia Toledo, que integra a mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro”, em exibição na Sala 11.

A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto.

No dia 12, às 15h, será realizada a mediação “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”. O encontro é uma oportunidade para promover o diálogo entre o público e a equipe de educadores do MON, com o objetivo de ampliar percepções e experiências com as exposições. Além disso, oferece aos visitantes a chance de conhecerem as representações artísticas de Poty Lazzarotto: o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista. O acesso é livre para todos os públicos.

A atividade “Desenho de Bolso” acontecerá no dia 19, com duas sessões: às 10h30 e às 14h30, com duração de 1h30. A proposta visa a confecção de um caderninho com papéis diversos para criar, desenhar e escrever. A oficina, que procura trazer o desenho para o cotidiano, é inspirada no universo de desenhos de Poty Lazzarotto. O artista utilizava todos os tipos de superfície para criar, de guardanapos a embrulhos. As obras dele compõem a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, em cartaz na Sala 6.

Leia Também:  Secretário da Fazenda do Paraná é eleito vice-presidente do Comsefaz para 2023-2024

A oficina é recomendada para maiores de 5 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto.

No dia 26, o MON oferecerá ao público a mediação da mostra “África, Expressões Artísticas de um Continente”, às 15h. A ação será uma oportunidade de diálogo com as obras doadas ao acervo do MON e que fazem parte do legado africano no Paraná e no Brasil. A mediação é livre para todos os públicos.

Em todas as atividades as inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas à lotação.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Sanepar completa 60 anos de história em prol da saúde e do desenvolvimento do Paraná

Serviço:

Oficinas

Laboratório de Experiências: Aquarela

5 de junho – Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas – Subsolo do MON

Inscrições liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada. Atividades estão sujeitas à lotação.

“Desenho de Bolso”

19 de junho

Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Mediações

“Trilhos e Traços – Poty 100 anos”

12 de junho, 15h

Ponto de Encontro: Sala 6

Inscrições liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada.

A atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

“África, Expressões Artísticas de um Continente”

26 de junho, 15h

Ponto de Encontro: Sala 4

Inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência.

A atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Investimentos de R$ 41,7 milhões aumentam em 50% produção de água em Umuarama

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Após 1º ano, 120 cadetes do curso de oficiais da PMPR recebem Espadim Tiradentes

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA