NOVA AURORA

PARANÁ

DER/PR licita recuperação de erosão da PR-082 em Cianorte

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a recuperação de ponto de erosão e melhoria do sistema de drenagem de águas no km 470+350 da PR-082 em Cianorte, região Noroeste.

A sessão de disputas já foi realizada, no portal Compras.gov, com participação de nove empresas. A Zuli Construtora de Obras Ltda. foi a melhor classificada, com proposta de preço de R$ 600 mil, e já encaminhou planilha de valores e documentos de habilitação, atualmente sendo analisados por comissão de licitação da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR.

A obra prevê a remoção de solo do talude onde está a erosão, seguido pelo reaterro e compactação sem utilização de maquinário pesado, visando não danificar o emissário de águas próximo.

Na sequência serão substituídas as sarjetas de concreto rente à pista, danificadas pela erosão, e implantados mais dispositivos de drenagem, incluindo valeta, descida d’água, dissipador de energia e lastro de rachão de rocha. Por último serão feitos o enleivamento, que protege o talude com nova camada vegetal, e a reposição das defensas metálicas com terminal absorvedor de energia.

Leia Também:  Portos do Paraná cria Comitê de Inovação de olho na modernização do setor

Após a licitação ser concluída e assinado o contrato, o prazo de execução da obra será de 120 dias corridos (quatro meses). O tráfego de veículos não deve ser interrompido no trecho, exceto em ocasiões pontuais para transporte de material ou execução de algum serviço.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar inaugura estação de tratamento que amplia o abastecimento em Tijucas do Sul

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou nesta quinta-feira (24) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Colono, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova estação traz tecnologia atualizada e maior capacidade de operação. A obra foi realizada em parceria com a prefeitura do município e recebeu um investimento de R$ 11,5 milhões.

Tijucas do Sul já é atendida pela Sanepar com cinco poços e uma estação de tratamento de água. Agora, com a nova unidade, passa a contar com um serviço e sistema mais robusto. A ETA Rio Colono, que já está em funcionamento, tem capacidade para produzir 20 litros de água por segundo, conforme a outorga vigente, mas a estrutura permite tratar até 30 litros por segundo.

A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Lucia Conte de Oliveira, destacou que a estação garante o abastecimento da cidade por vários anos. “Ampliamos a captação, o tratamento e estamos remanejando as redes para melhorar a distribuição. Essa estrutura dará mais segurança ao sistema e poderá atender plenamente os moradores até 2031, já considerando o crescimento do município”, afirmou.

Leia Também:  Em 12 anos, Região Metropolitana de Curitiba ganha 523 mil novos habitantes

O prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, destacou a parceria com a Sanepar. “Essa estação vai resolver muitas demandas da população. As comunidades que moram fora do centro agora também terão acesso à água tratada”, disse.

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou que esse é apenas o primeiro passo. A empresa já planeja novos investimentos em saneamento na cidade. “Com essa ETA, acaba o problema da falta d’água. E em 2026 vamos iniciar os investimentos para a cobertura de saneamento sanitário. Nossa meta é chegar a 2027 com 40% de atendimento nessa área”, concluiu.

O evento de inauguração reuniu autoridades da Sanepar, do município e empregados da Companhia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA