NOVA AURORA

PARANÁ

DER/PR confirma resultado da licitação para recuperar rodovia de Bituruna

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quarta-feira (08) o resultado da licitação para recuperar seis segmentos da PR-170 em Bituruna, na região Sul do Estado, danificados pelas chuvas.

Foi confirmado o resultado anterior, após análise de recurso administrativo, sendo vencedor da disputa o Consórcio Bituruna, formado pelas empresas Engemass Engenharia e Construção Ltda. e Engmetria Engenharia Ltda.

A próxima etapa é a homologação deste resultado, também publicada em diário oficial e no portal Compras Paraná, seguido por trâmites internos para assinatura do contrato, no valor de R$ 20.198.000,00.

A licitação utiliza a modalidade concorrência eletrônica com regime de contratação integrada, que prevê a elaboração do projeto da obra e execução dos serviços em uma mesma empreitada. Com isso, serão 90 dias para estudos e projetos, e 365 para os trabalhos no trecho, em um total de 455 dias corridos.

Leia Também:  IAT inicia oficinas para elaboração e revisão dos Planos de Manejo de Unidades de Conservação

SERVIÇOS – As primeiras atividades serão sondagens e ensaios geotécnicos, que embasarão a elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra. Depois serão executados serviços de contenção e estabilização de taludes, recomposição de pista e mitigação dos danos ambientais causados pelo escorregamento de materiais, de acordo com a situação registrada em cada local.

No segmento 01, que fica no km 487,840, está previsto o retaludamento com material rochoso, e uma chave granular na base do talude, para maior estabilidade. No segmento 02, km 486,201, além do retaludamento, será recomposto e aprimorado o sistema de drenagem danificado pelas chuvas. Nos segmentos 03, 04 e 05 (km 484,542, km 478,841 e km 474,107, respectivamente, será estabilizado o talude com muros de gabião.

Por último, no segmento 06, km 473,084, será feito o retaludamento com material rochoso e a chave granular, e também instalada tela metálica de alta resistência.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Novos espaços: após reforma, PCPR reinaugura Delegacia de Peabiru

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reinaugurou, nesta quarta-feira (9), a Delegacia de Peabiru, na região Central do Estado. O prédio passou por uma reforma global a fim de readaptar os espaços, incluindo aqueles que antigamente abrigaram a carceragem de presos. A unidade agora oferece maior conforto e melhor atendimento aos cidadãos que buscam os serviços de polícia judiciária.

“Hoje inauguramos uma grande melhora não apenas em um ambiente de trabalho, mas também no acolhimento às vítimas de crimes. Estamos muito orgulhosos com o resultado”, disse o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira.

Ao todo, quatro salas da Delegacia que eram destinadas à carceragem de presos anteriormente também foram readaptadas para ganhar novos usos. Uma delas foi pensada especialmente para mulheres e crianças vítimas de violência. O local é reservado e visa possibilitar um atendimento mais privativo e acolhedor.

Leia Também:  IAT inicia oficinas para elaboração e revisão dos Planos de Manejo de Unidades de Conservação

Uma segunda sala foi transformada em brinquedoteca para que pais que precisem dos serviços da delegacia possam levar seus filhos e deixá-los em segurança durante o atendimento. Outras duas foram destinadas ao trabalho de investigação.

A reforma iniciou pelos espaços ativos da Delegacia e, posteriormente, passou para aqueles que não eram utilizados. A antiga carceragem, por exemplo, esteve sem uso desde 2021, quando a PCPR deixou de fazer a custódia de presos no Paraná.

Os pisos foram trocados e uniformizados, bem como as pinturas das paredes. Segundo o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura, Getúlio Vargas, a unidade também recebeu mobiliário novo.

“Faz parte do Plano Estratégico da PCPR o atendimento às unidades policiais que necessitam de revitalização. Seguiremos trabalhando para proporcionar as melhores condições de trabalho aos nossos policiais”, destacou.

PRESENÇAS – Estiveram presentes também o delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, Nilson Rodrigues da Silva, e a delegada titular da Delegacia de Polícia Civil de Peabiru, Karoliny Neves Marques.

Leia Também:  Sanepar implanta novo poço de abastecimento em Pitanga

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA