13 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

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    DER/PR apresenta detalhes sobre edital de conservação de 10 mil km de rodovias

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    O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta quarta-feira (26) uma audiência pública sobre a contratação de serviços de manutenção e conservação do pavimento de aproximadamente 10 mil quilômetros de rodovias estaduais.

    O evento foi transmitido ao vivo pela internet a partir da sede do DER/PR em Curitiba. Interessados podem assistir a gravação da audiência, consultar os matérias disponíveis online e encaminhar contribuições e questionamentos pelo e-mail dopcgm@der.pr.gov.br, no prazo de cinco dias úteis. Todas as participações serão respondidas e ficarão disponíveis na página da audiência.

    A previsão é de lançar o edital de contratação ainda neste semestre, subdividido em 40 lotes, contemplando todas as regiões do Estado. O prazo de execução é de 36 meses. Todas as rodovias atendidas estão no site do programa (Pronac).

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    Ele vai prever a realização de conservação periódica, com serviços de fresagem, reperfilagem, microrrevestimento asfáltico e aplicação de camada de reforço em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ); e a conservação de segurança ao usuário, com as soluções de remendos superficiais, remendos profundos, além da selagem de trincas com emulsão asfáltica e pó de pedra ou areia.

    Os serviços para cada trecho de rodovia são propostos a partir de levantamentos funcionais e estruturais, que garantem um diagnóstico mais preciso das condições do pavimento. O Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) do DER/PR, um software desenvolvido especificamente para atender o departamento, também é empregado nessa iniciativa, facilitando a tomada de decisões e o acompanhamento das consequências dessas decisões.

    Atualmente a malha rodoviária estadual é atendida por contratos mais antigos de conservação do pavimento, que serão substituídos por estas novas contratações. Além de garantir a trafegabilidade com segurança e conforto, a meta do DER/PR é elevar ainda mais a qualidade de suas rodovias.

    Fonte: Governo PR

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    Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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    A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

    O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

    Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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    Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

    ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

    CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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    Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

    Serviço:

    Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

    Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

    Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

    Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

    Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

    Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

    Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

    Fonte: Governo PR

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