NOVA AURORA

PARANÁ

Deputados estaduais visitam o Porto de Paranaguá e homenageiam portuários

Publicado em

Em passagem por Paranaguá para a 3ª Sessão Especial de Interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), 12 deputados estaduais visitaram o porto público da cidade e conheceram, em detalhes, os projetos e ações em desenvolvimento. Na sequência, em sessão itinerante realizada durante a 11ª Festa Nacional da Tainha, os parlamentares homenagearam trabalhadores portuários.

Nilson Viana, técnico de sistema portuário do quadro da empresa pública, funcionário do porto há 53 anos, foi um deles. Ele recebeu homenagem do deputado estadual Alexandre Curi pelo tempo de dedicação à atividade. “Para mim essa homenagem é uma honra. É preciso notar que a gente não caminha sozinho, o companheirismo e as amizades que se formam ao longo da jornada são o incentivo para seguirmos em frente. Sou grato a todos que caminharam comigo”, agradeceu o homenageado.

Viana entrou na administração dos portos paranaenses em concurso realizado em maio de 1970. Ele foi chefe da Inspetoria Setor Leste, do Serviço de Planejamento Operacional, da Divisão de Operações e ainda passou pelo Departamento Empresarial e pelo Gabinete da Presidência.

“Essa força de trabalho que têm os portos do Paraná é excepcional”, afirmou o deputado. Ele destacou, principalmente, o trabalho incansável que não parou nem mesmo durante os anos de pandemia. “São valorosos profissionais e a Assembleia Legislativa presta a eles uma grande homenagem, na pessoa do Nilson Viana”.

Leia Também:  Com apoio do Estado, torneio regional sul de ginástica rítmica reunirá mais de 400 atletas

“O Nilson representa não apenas os 550 funcionários da Portos do Paraná, mas toda a nossa comunidade portuária, que envolve 12 mil trabalhadores. São pessoas que, faça chuva ou sol, eles estão ali na faixa do cais, trabalhando”, acrescentou o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.

Ele também foi homenageado durante a sessão. O deputado Alisson Wandscheer destacou o trabalho de gestão do executivo à frente dos portos paranaenses. “O porto é importante para a economia do Paraná e do Brasil. É um porto eficiente e com prêmios nas mais diversas categorias”, afirmou.

Ainda segundo o parlamentar, as homenagens feitas durante as sessões itinerantes são importantes para destacar as pessoas influentes no contexto local, valorizando-a perante a comunidade, amigos e familiares. “Quando você consegue valorizar em vida, exaltar o que está bom, você motiva e faz com que as pessoas fiquem ainda mais dispostas a fazer melhor”, completou Wandscheer.

Outro portuário homenageado foi Carlos Eidam de Assis, superintendente de Governança, também do quadro de concursados da Portos do Paraná. O deputado estadual Gilson de Souza destacou, principalmente, o trabalho que Eidam vem realizando para que a gestão portuária do Estado. “Está cada vez mais estruturada, responsável e transparente”, disse.

Leia Também:  Paraná sedia Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

VISITA – Na tarde desta quarta, um pouco antes da sessão itinerante, os 12 deputados visitaram o Porto de Paranaguá, inclusive, no cais. Durante a visita, segundo Garcia, foi possível explicar mais de perto e com detalhes as perspectivas de crescimento e as possibilidades de grandes investimentos, como o projeto Moegão, que prevê uma nova dinâmica no desembarque de vagões.

PRESENÇAS – Também passaram pelo porto os deputados Fábio Oliveira, Luís Cláudio Romanelli, Cloara Pinheiro, Márcia Huçulak, Gilberto Ribeiro, Luis Corti, Artagão Júnior, Flávia Francischini e Tiago Amaral.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Transparência e agilidade nos serviços: Adapar lança sistemas de Business Intelligence

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado amplia opções de lazer a veranistas que visitam praias de água doce do Noroeste

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA