NOVA AURORA

PARANÁ

Denorex 80 leva música para todos os gostos em show no Palco Sunset de Caiobá

Publicado em

Com rostos pintados, fantasias e mistura de diversos estilos musicais, a banda Denorex 80 subiu ao Palco Sunset de Caiobá nesta quinta-feira (09), embalando o fim de tarde e início de noite de moradores e veranistas no Litoral do Estado. Com mais de 20 anos de história, eles voltaram a participar do Verão Maior Paraná após a chuva cancelar o show na edição passada.

O vocalista Mauricyo Voghe destacou a energia do público, que cantou junto todas as músicas. “Ano passado choveu e a gente não conseguiu se apresentar, mas esse ano foi maravilhoso. É sempre uma energia muito boa, a praia, o mar, então para a gente é maravilhoso, nós precisamos disso”, ressaltou.

“A gente tem muitos fãs na plateia. Gente que conhece a Denorex, tem saudade, e gente que não conhece, mas que se empolgou e dançou muito”, acrescentou Rosana Stavis, também integrante da banda.

E o repertório teve de tudo: rock internacional com “We Are the Champions”, do Queen, e “Sweet Child O’ Mine”, do Guns N’ Roses; passando pelo rock nacional com “Exagerado”, de Cazuza, “O Carimbador Maluco”, de Raul Seixas, e “Era um garoto que como eu”, do Engenheiros do Hawaii; o pop de Madonna com “Like a Virgin”; até o mais romântico com “Dona”, do Roupa Nova, entre diversas outras.

Um dos momentos mais especiais da apresentação foi a participação de Diego Stahlke da Silva, de 14 anos, que tem Síndrome de Down. Foi ele quem pediu para aparecer nas câmeras e logo foi chamado para subir ao palco. “Foi legal, tá tudo muito bacana”, disse.

Diego e a mãe, Hellen Magalhães Stahlke, 46 anos, moram em Matinhos há seis anos e são fãs de carteirinha da Denorex 80. “Eu conheço a banda desde a década de 1990. Trabalhei no Teatro Guaíra e em 1997 conheci o Mauricyo Voghe. Desde então acompanho a banda”, contou Hellen. “Das duas vezes que eles vieram para Matinhos tivemos o prazer de assistir o show”, lembrou.

Leia Também:  Polícia Penal e Justiça Eleitoral regularizam títulos de eleitor de custodiados paranaenses

Ela também ficou orgulhosa da participação do filho. “O Diego é uma figura totalmente incrível, que cativa. No ano passado ele já participou do Verão Maior. Tudo que envolve arte o Diego gosta”, explicou.

A professora Ana Cristina Coelho, 50 anos, veio de Brasília para curtir as atrações do Verão Maior Paraná. Ela também é fã de carteirinha da banda. “Vim curtir, lembrar da infância e está sendo maravilhoso. O Denorex 80 faz parte da minha história”, afirmou. “Hoje o tempo estava lindo, deu para pegar sol, meus sobrinhos estão aproveitando bastante. É uma oportunidade para agregar as pessoas, lembrar da importância de estarmos juntos em um momento de cultura, de esporte, compartilhando momentos felizes da vida no verão aqui no Paraná”, finalizou.

SHOWS PARANAENSES – A programação dos Palcos Sunset continua com apresentações dos veteranos do rock curitibano Relespública e Black Maria, que tocam na sexta-feira (10) e no sábado (11), respectivamente, no palco de Guaratuba. Os shows em Caiobá retornam no dia 14, com Namastê.

A programação de shows com artistas locais também está sendo levada à Costa Noroeste: Inimigos do Ritmo e Thiago Viola tocam nesta sexta e sábado (10 e 11) em São Pedro do Paraná, e Irmãos Jovino e João Vitor e Gabriel se apresentam nas mesmas datas em Porto Rico.

Leia Também:  Estado e MPPR vão capacitar 700 universitários em transparência e controle social

Ao todo, 50 artistas de diferentes estilos se apresentam nos Palcos Sunset, voltados a shows de artistas paranaenses, até o final da temporada, com atrações de terça a domingo, a partir das 18h30, apresentando uma mistura de gêneros como rock, samba, sertanejo, MPB e reggae.

ATRAÇÕES NACIONAIS – Além dos Palcos Sunset, o Verão Maior Paraná traz grandes shows nacionais em arenas especiais. Os primeiros serão nesta sexta-feira (10), com apresentações de Jota Quest, Péricles e Matheus & Kauan, em Matinhos, na arena montada próxima ao Pico de Matinhos. Em Pontal do Paraná, no Centro de Eventos Marissol, o público poderá curtir Péricles, na sexta-feira (10), e Loubet, no sábado (11).

Confira abaixo as próximas atrações dos Palcos Sunset:

Caiobá

14/01 – Namastê

15/01 – Terezzo

16/01 – Bia Socek

Guaratuba

10/01 – Relespública

11/01 – Black Maria

17/01 – Rúbia Divino

18/01 – Blindagem

Porto São José

10/01 – Inimigos do Ritmo

11/01 – Thiago Viola

17/01 – APK

18/01 – Orquestra Sanfônica

Porto Rico

10/01 – Irmãos Jovino

11/01 – João Vitor e Gabriel

17/01 – Jean e Júlio

18/01 – André di Barros

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  15 municípios da região Oeste participam do 8º Circuito de Cicloturismo

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  DER/PR lança manuais de gerenciamento de obras e de projetos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA