NOVA AURORA

PARANÁ

Defesa Civil do Paraná parte para o litoral de São Paulo para auxiliar municípios afetados por desastres

Publicado em

O major Daniel Lorenzetto, o capitão Anderson Gomes das Neves e o cabo Silvio de Araújo Correia partiram na manhã desta quinta-feira (23) da sede da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em Curitiba, rumo ao litoral norte de São Paulo, onde vão auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas durante o Carnaval

A equipe deve chegar no meio da tarde em São Sebastião (SP), município que teve o maior número de afetados, com deslizamentos de terra que causaram a morte de 47 pessoas até o momento. Eles ficarão no Posto de Comando da cidade para dar suporte às equipes locais na elaboração da documentação necessária para acessar os recursos de resposta aos desastres. A previsão é que eles fiquem no litoral paulista até domingo (26), podendo se deslocar também às demais cidades prejudicadas – Caraguatatuba, Ubatuba, Guarujá, Bertioga e Ilhabela.

O apoio foi solicitado pela Defesa Civil de São Paulo, após o governador Carlos Massa Ratinho Junior oferecer o suporte do Paraná ao estado vizinho. O Corpo de Bombeiros do Paraná também está a postos para auxiliar nas operações de busca e salvamento, caso seja solicitado pelo Governo de São Paulo.

O Paraná tem grande expertise na gestão de desastres, com trabalho tanto de resposta imediata às pessoas afetadas, como no auxílio aos municípios na elaboração das declarações de situação de emergência ou de estado de calamidade pública. Com as informações técnicas contidas nesses decretos, as prefeituras conseguem ter acesso aos recursos estaduais e federais que permitem a assistência humanitária e ações de restabelecimento e reconstrução dos locais atingidos.

Leia Também:  Amep e Compagas estudam sistema de ônibus a gás em Bogotá, na Colômbia

“O Estado do Paraná se colocou à disposição para o apoio, tanto por parte do Corpo de Bombeiros, que ainda não teve demanda, como da Defesa Civil”, explicou o major Daniel Lorenzetto, chefe da Divisão de Gestão de Desastres da Defesa Civil do Paraná. “Nos colocamos à disposição para apoiar as ações de defesa civil seja na gestão de desastres e no apoio documental dos municípios. Essa parte burocrática possibilita que as pessoas afetadas possam recuperar os seus bens e permite minimizar os danos causados pelos desastres”.

Entre a documentação reunida para a elaboração dos decretos estão formulários de avaliação de danos, mapas das áreas afetadas e relatórios sobre a intensidade do impacto social dos desastres. “Como foram muitos municípios atingidos, vamos ajudar a cumprir esses protocolos para conseguir a liberação dos recursos o mais rápido possível. Eles permitem, por exemplo, a reconstrução da infraestrutura, limpeza, assistência humanitária às famílias, com a entrega de kits de higiene e limpeza, cesta básica, kits dormitório e vários itens necessários para dar uma resposta à população”, explica.

APRIMORAMENTO – Segundo o major, além do suporte aos municípios, essa é também a oportunidade de aprimorar as técnicas de gestão de desastre, com um trabalho conjunto com equipes de outros estados.

“Também iremos com um olhar de observador para aprender. Quando atuamos com outras corporações e em cada desastre que atendemos, tanto aqui quanto fora, podemos avaliar e atualizar os nossos protocolos”, ressalta o major Daniel. “São Paulo é um estado que tem muita experiência nessa gestão e é também muito estruturado, o que deve ajudar nessa troca de experiências”.

Leia Também:  Saúde distribui em todo o Paraná material sobre cuidados com sobrepeso e obesidade

Os três profissionais destacados têm grande experiência na gestão de desastres. O major Daniel e o capitão Gomes também fazem parte do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), da Defesa Civil Nacional, e já auxiliaram em eventos como as inundações no Sul da Bahia, em 2021, e os deslizamentos de terra em Petrópolis (RJ), no ano passado.

TRAGÉDIA – Segundo o último boletim do Governo de São Paulo, 48 óbitos foram confirmados, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba. São 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados. Há 29 adultos e seis crianças hospitalizadas. Os municípios mais atingidos foram Guarujá, Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião.

O temporal registrado no final de semana no litoral norte de São Paulo resultou no acumulado de 682 mm em Bertioga, 626 mm em São Sebastião, 337 mm em Ilhabela, 335 mm em Ubatuba e 234 mm em Caraguatatuba, segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden). O acumulado de chuva nas cidades superou o da cidade fluminense de Petrópolis, em 2022, na região serrana do Rio de Janeiro, que teve o acumulado de 530 milímetros de chuva em 24 horas.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

Published

on

By

O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, está presente no Roadshow Festival Brasil, no México. Equipes do órgão participam das programações desde o início da semana, com foco em estreitar laços e abrir novos campos de mercado ao Paraná.

O evento itinerante já passou por duas localidades do país (Cidade do México e Guadalajara) e nesta quinta-feira (3) encerra a programação em Monterrey. O festival é uma oportunidade ao Paraná, que pode apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.

A participação do Viaje Paraná na programação internacional faz parte dos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e colocar o Paraná nos holofotes do turismo e do mercado mundial de viagens. Com mais de 130 milhões de habitantes, o México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas – todas encontradas em abundância no Estado.

“Estamos falando de um grande país, que também tem uma das maiores economias da América. Estar aqui e poder conversar, apresentar e introduzir ao mercado mexicano o quão atrativo é o Paraná, não tem preço”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Enquanto órgão de promoção, nossa expectativa é ampliar o nosso mercado, investindo no trade sul-americano, europeu e agora norte-americano, disseminando o grande potencial do turismo paranaense”.

RESULTADOS NA PRÁTICA – Em cada cidade, o Viaje Paraná realizou uma capacitação do trade mexicano sobre as potencialidades do Estado, sendo destaque em muitos momentos do evento. Foram apresentados potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além da sua diversidade cultural, natural e gastronômica.

Leia Também:  Fixação biológica de nitrogênio gera lucro e benefício ambiental na produção de soja, aponta IDR

Adriana Goméz é gerente da empresa Imacop Internacional, de Guadalajara. Ela aprovou a capacitação e comentou que espera ver os destinos paranaenses configurando cada vez mais nas agências mexicanas. “Essa capacitação que tivemos sobre o Paraná foi muito interessante, porque pudemos aprender mais sobre Curitiba e outros destinos que não conhecíamos, com muitos atrativos e pontos turísticos chamativos. Eu espero que os viajantes se interessem por esses destinos e que as agências os incluam na oferta mexicana”, disse a mexicana.

“Estou muito feliz de conhecer os estados brasileiros. Nós mandamos muitos turistas ao Brasil e percebemos que o Paraná é um destino em potencial, pela localização, oferta e belezas. Eu adorei saber mais sobre o turismo de Curitiba e fiquei surpreso, porque não sabia que as Cataratas do Iguaçu ficavam nesse Estado. A capacitação foi muito eficiente”, disse Hermano Gomez, participante do evento, também de Guadalajara.

EM ALTA – O Road Show Festival no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico tendência, atraindo operadoras de turismo, jornalistas, agentes de viagens e demais profissionais mexicanos especializados no setor.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais no futuro. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171, enquanto de janeiro a setembro de 2023 foram 52.725 visitantes e, no mesmo período de 2024, 63.872 viajantes.

“O México é um mercado em que as pessoas viajam muito, por isso a importância de estarmos aqui. Foz do Iguaçu é um dos focos da nossa apresentação para esse público, ao lado de Curitiba, muito pela configuração cosmopolita da Capital, porque os mexicanos buscam esse tipo de mercado, com alta gastronomia e boa oferta de hospedagens”, explicou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Leia Também:  No Dia Mundial da Educação, Governo destaca esforços para manter Paraná no topo

SEQUÊNCIA – De lá, a equipe do órgão de promoção comercial segue sua missão internacional, com foco no mercado norte-americano. Ela parte para Miami, nos Estados Unidos, onde acontece o Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.

A programação é uma oportunidade de continuar negociações e conversas já iniciadas no Seatrade de 2024. Neste ano, devem ser apresentados novamente os potenciais do Litoral paranaense, que já contou com duas temporadas de cruzeiros e outras paradas feitas a parte.

Na semana passada, o navio Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, com mais de 200 turistas vindos dos Estados Unidos que tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa de navios de cruzeiros com sede em Miami, onde acontece o evento Seatrade.

Já as temporadas de navios de cruzeiros em Paranaguá aconteceram entre dezembro de 2023 e março de 2024 – com 16 paradas em que mais de 39 mil turistas foram recepcionados – e entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em oito paradas no Litoral do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA