NOVA AURORA

PARANÁ

Decretos reduzem tempo para promoção na carreira de bombeiros e policiais militares

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (11) os decretos que diminuem o tempo para a promoção nas carreiras do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Os decretos nº 5.135/24 e 5.136/24 reduzem o interstício para a promoção, ou seja, o período em que os praças devem ficar em sua patente até serem promovidos. Para o cargo de 3º sargento, esse intervalo cai de quatro para dois anos, e no de cabo, de cinco para dois anos e meio. 

Com essa mudança, a previsão é que mais profissionais cresçam na carreira das duas corporações. Por isso, os textos estabelecem o número de vagas que poderão ser abertas para o avanço na carreira neste ano. Serão até 1.715 vagas para as graduações de cabo e 3º sargento da PMPR e até 273 vagas para cabo e 3º sargento do Corpo de Bombeiros.

Leia Também:  Cartão Social: pessoas em busca de emprego podem solicitar passagens na RMC

As promoções serão implantadas ao longo do ano – nos dias 21 de abril, 10 de agosto e 19 de dezembro – e demonstram a valorização das forças de segurança do Paraná. “Estamos modernizando os quadros da segurança pública do Paraná, com a contratação de novos agentes e a valorização daqueles que trabalham diariamente para combater os crimes e para melhorar a segurança da nossa população”, disse Ratinho Junior.

No ano passado, o Governo do Estado fez a maior contratação da história da Polícia Militar, com a formatura de 2.485 policiais, que passaram a atuar em todas as regiões do Paraná. Com 419 novos profissionais, o Corpo de Bombeiros também formou, em 2023, sua maior turma em 10 anos. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Orquestra Sinfônica da UEL fará concerto em tributo a Joseph Haydn nesta semana

Published

on

By

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) apresenta nesta quinta (10) e sexta-feira (11), às 20h30, no Teatro Ouro Verde, um dos mais emblemáticos e emocionantes concertos da temporada: “As sete últimas palavras de Cristo na cruz”, do compositor austríaco Joseph Haydn.

O concerto faz parte da Série Catuaí e terá a regência do maestro Rossini Parucci, diretor artístico e regente titular da Osuel. Os ingressos podem ser adquiridos neste site.

Criada em 1786, a obra foi originalmente encomendada para as celebrações da Sexta-feira Santa em Cádiz, cidade da região de Andaluzia, na Espanha. A composição tem atravessado séculos como um comovente testamento artístico sobre o sofrimento humano, resiliência e esperança. Em meio a conflitos e tragédias que continuam a marcar a história, a reflexão proposta por Haydn segue muito atual.

Cada movimento da obra narra os últimos momentos de Cristo na tradição católica e também evoca a dor daqueles que enfrentam perdas e injustiças em diversas partes do mundo. “As sete últimas palavras de Cristo na cruz” também fala sobre perdão e compaixão e nos convida ao diálogo e à contemplação, lembrando que é possível transformar a dor em algo maior.

Leia Também:  Famílias recebem doações do Natal Solidário Portos do Paraná

O concerto terá a regência do maestro Rossini Parucci, diretor artístico e regente titular da OSUEL. “Apresentar essa obra é um gesto de resistência e esperança. Em meio ao caos, Haydn nos lembra que a humanidade pode encontrar força no perdão e na arte”, explica o maestro.

O concerto que a Osuel apresenta no Cine Teatro Ouro Verde contará com a participação especial de Edinho Moreno, como narrador. Radialista e locutor, ele tem mais de 40 anos de experiência e uma carreira marcada por trabalhos na Eldorado FM, Antena Um, TV Bandeirantes, HBO e FOX. Atualmente, é a voz do Star Channel e tem uma relação consolidada com a OSUEL, tornando-se Artista em Residência da orquestra em 2025.

Serviço:
“As sete últimas palavras de Cristo na cruz”, de Joseph Haydn

Data: quinta (10) e sexta-feira (11)

Horário: 20h30

Local: Teatro Ouro Verde – R. Maranhão, 85 – Centro, Londrina – PR

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA