NOVA AURORA

PARANÁ

De jogos a cinema: universidades estaduais levam atividades ao Litoral

Publicado em

As sete universidades estaduais do Paraná e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promovem atividades na praia de Caiobá, em Matinhos, no Litoral. A programação integra o Verão Maior Paraná, com atividades para todas as idades.

Estão previstas ações de educação, saúde, cultura, esportes e conservação animal e ambiental, como oficinas e dinâmicas educativas para incentivar práticas sustentáveis. As atividades na Arena Verão Maior serão conduzidas por estudantes e professores das universidades de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar).

Os turistas e os moradores do Litoral poderão aproveitar espaços interativos com jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro e jogos que combinam videogame e atividade física, chamados de exergames. No cronograma estão previstas ações culturais, como oficinas de teatro, música, dança e artes visuais. Do dia 27 de dezembro a 6 de janeiro o projeto Cinespar Itinerante apresentará sessões de cinema ao ar livre com filmes de classificação livre, no Palco Sunset, em Caiobá, diariamente às 11h30.

Leia Também:  Com apoio do Estado, Encantadas Jazz já atraiu cerca de 20 mil pessoas à Ilha do Mel

Na área da saúde, os estudantes e professores realizam atendimentos de aferição de pressão e glicemia, orientações sobre primeiros socorros, tratamento de queimaduras e cuidados com a pele no verão. A população terá acesso a atividades clínicas voltadas para mobilidade, flexibilidade, habilidades motoras, resistência e força muscular.

No cronograma estão previstas atividades esportivas de aventura, como skate, parkour, e escalada, com estratégias adaptadas e seguras para todas as faixas etárias e para inclusão de pessoas com deficiência.

Entre os dias 6 a 20 de janeiro, as pessoas poderão fazer uma viagem pelo universo no planetário itinerante. Serão projetados vídeos do surgimento do universo até a atualidade. Outra atração é o giroscópio, um brinquedo que permite ao participante uma sensação de mudanças de espaço e gravidade, por exemplo a percepção de pilotar uma aeronave.

Na edição anterior do Verão Maior Paraná, o espaço da Seti atraiu mais de 15 mil visitantes, desde crianças a idosos. Para a nova temporada, a expectativa é superar esse número, oferecendo diversas atividades, como explica o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Leia Também:  Inscrições para o vestibular 2024 da UEPG encerram na próxima segunda-feira

“Para esta edição do Verão Maior, decidimos ampliar a presença das universidades no Litoral, levando diversos projetos e programas. O objetivo é trabalhar com popularização da ciência para despertar o interesse em mais jovens e crianças pela carreira científica”, diz.

O cronograma completo das ações da Seti e das universidades está disponível AQUI.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado amplia pesquisa e extensão voltadas a pessoas idosas para 117 municípios

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA