NOVA AURORA

PARANÁ

De jogos a cinema: universidades estaduais levam atividades ao Litoral

Publicado em

As sete universidades estaduais do Paraná e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promovem atividades na praia de Caiobá, em Matinhos, no Litoral. A programação integra o Verão Maior Paraná, com atividades para todas as idades.

Estão previstas ações de educação, saúde, cultura, esportes e conservação animal e ambiental, como oficinas e dinâmicas educativas para incentivar práticas sustentáveis. As atividades na Arena Verão Maior serão conduzidas por estudantes e professores das universidades de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar).

Os turistas e os moradores do Litoral poderão aproveitar espaços interativos com jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro e jogos que combinam videogame e atividade física, chamados de exergames. No cronograma estão previstas ações culturais, como oficinas de teatro, música, dança e artes visuais. Do dia 27 de dezembro a 6 de janeiro o projeto Cinespar Itinerante apresentará sessões de cinema ao ar livre com filmes de classificação livre, no Palco Sunset, em Caiobá, diariamente às 11h30.

Leia Também:  Duplicação da BR-469 em Foz do Iguaçu terá desvio para construção de novo bueiro

Na área da saúde, os estudantes e professores realizam atendimentos de aferição de pressão e glicemia, orientações sobre primeiros socorros, tratamento de queimaduras e cuidados com a pele no verão. A população terá acesso a atividades clínicas voltadas para mobilidade, flexibilidade, habilidades motoras, resistência e força muscular.

No cronograma estão previstas atividades esportivas de aventura, como skate, parkour, e escalada, com estratégias adaptadas e seguras para todas as faixas etárias e para inclusão de pessoas com deficiência.

Entre os dias 6 a 20 de janeiro, as pessoas poderão fazer uma viagem pelo universo no planetário itinerante. Serão projetados vídeos do surgimento do universo até a atualidade. Outra atração é o giroscópio, um brinquedo que permite ao participante uma sensação de mudanças de espaço e gravidade, por exemplo a percepção de pilotar uma aeronave.

Na edição anterior do Verão Maior Paraná, o espaço da Seti atraiu mais de 15 mil visitantes, desde crianças a idosos. Para a nova temporada, a expectativa é superar esse número, oferecendo diversas atividades, como explica o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Leia Também:  Casa da memória audiovisual do Paraná, Museu da Imagem e do Som completa 55 anos

“Para esta edição do Verão Maior, decidimos ampliar a presença das universidades no Litoral, levando diversos projetos e programas. O objetivo é trabalhar com popularização da ciência para despertar o interesse em mais jovens e crianças pela carreira científica”, diz.

O cronograma completo das ações da Seti e das universidades está disponível AQUI.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Nova pista de atletismo da UEPG terá dimensões para competições internacionais

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Mulheres do Norte Pioneiro conquistam os prêmios do concurso Café Qualidade Paraná

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA