NOVA AURORA

PARANÁ

Darci Piana troca experiências sobre o setor agrícola em feira no Rio Grande do Sul

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana visitou nesta terça-feira (07) a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional, sediada no município de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Durante a sua visita, ele conversou com representantes do poder público local e empresários gaúchos com o intuito de trocar experiências e tratar de possíveis negócios de interesse do Governo do Paraná.

O primeiro compromisso foi a abertura do 33ª Fórum Nacional da Soja, que debateu os desafios para ampliar os resultados da cultura. O Paraná é referência no cultivo do grão, sendo o segundo maior produtor do País, com previsão de colher 20,7 milhões de toneladas na atual safra, o equivalente a 14% da produção nacional. No evento, estavam presentes o presidente da Cotrijal, Nei Manica, e o secretário  gaúcho da Agricultura, Giovani Feltes, que recepcionaram o governador.

Piana liderou uma comitiva que contou com a participação do diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley; do diretor Administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira; do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; e do diretor-presidente do IDR-PR, Natalino Avance de Souza.

A comitiva paranaense também participou de uma reunião com representantes do Consulado-Geral do Canadá no Pavilhão Internacional da feira, onde foram discutidas possíveis relações comerciais e intercâmbio de tecnologia entre o país norte-americano e o Paraná. Em janeiro, Piana já havia participado de uma reunião com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), oportunidade em que a aproximação comercial entre os países também esteve em pauta.

Leia Também:  Com jogos, bafômetro nas areias e Detran Móvel, Estado leva educação no trânsito ao Litoral

Estiveram presentes o chefe do escritório comercial do Canadá na região Sul, Paulo, Barnewitz Orland, e o diretor de Manufatura e Tecnologia da Saskatchewan Trade and Export Partnership (STEP), Jeff Cooper, uma empresa canadense de exportação de produtos e serviços industriais.

Na sequência, o governador em exercício também foi recepcionado pela diretoria da Cotrijal para um almoço com lideranças de entidades do agronegócio gaúcho e autoridades públicas, entre elas o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.

Piana aproveitou para elogiar a organização do evento e lembrou que ele ocorre na localidade onde nasceu, quando Não-Me-Toque ainda era um distrito do município vizinho de Carazinho. “Estou bastante feliz em retornar à terra onde nasci e saber que o Rio Grande do Sul tem uma feira à altura da qualidade do nosso agronegócio, que tanto produz no nosso País, a exemplo do Show Rural de Cascavel e de outras feiras do setor realizadas no Paraná”, afirmou o governador em exercício.

Leia Também:  Com 91% de águas limpas, veranistas comemoram balneabilidade do Paraná

Ao final da visita, Piana percorreu os corredores do Pavilhão da Agricultura Familiar, onde os produtos das agroindústrias e das pequenas propriedades rurais vêm atraindo um grande público. Ele lembrou os programas de apoio que o Paraná fornece aos pequenos produtores, como o Banco do Agricultor.

FEIRA – Focada em tecnologia e negócios, a Expodireto Cotrijal é organizada com o intuito de contribuir com desenvolvimento do setor agrícola, aproximando os produtores de fornecedores do segmento. Realizada desde o ano 2000, a feira atrai anualmente aproximadamente 250 mil visitantes de mais de 70 países.

O evento conta com 500 expositores com oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos para pequenas, médias e grandes propriedades nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo, além de agentes financeiros públicos e privados.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Lincoln Lau se pronuncia sobre fim de namoro com Gabi Martins: “Respeito!”

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Concurso Café Qualidade Paraná dá início ao julgamento dos lotes inscritos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA