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Darci Piana participa da feira de serviços Paraná em Ação, em São Mateus do Sul

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O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (26) da abertura da feira de serviços Paraná em Ação, em São Mateus do Sul, no Sul do Estado. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), em parceria com outros órgãos do governo e prefeituras, oferece diversos serviços para a população, como emissão de RG, segunda via de certidões e orientações jurídicas, promovendo cidadania e inclusão social.

Piana destacou que o Paraná tem trabalhado para oferecer os serviços públicos de forma mais rápida e próxima ao cidadão. “Esse evento faz com que as pessoas que ainda não tenham seus documentos, que precisam de uma solução envolvendo o Detran, a Sanepar, ou a própria prefeitura, possam resolver tudo aqui, de uma só vez. É um programa social extraordinário que o Estado está fazendo nos nossos municípios”, afirmou.

Um dos serviços mais procurados dentro do Paraná em Ação é a confecção do RG. O governador em exercício aproveitou a oportunidade para renovar o seu documento. “A minha carteira de identidade tem mais de 10 anos e aqueles que viajam para o Exterior sabem que muitos países da América do Sul não precisam de passaporte, só a carteira de identidade. Então eu já aproveitei para fazer uma nova”, ressaltou. “O que poderia demorar meio-dia, aqui foram 10 minutos.”

SERVIÇOS — O Paraná em Ação reúne, em um mesmo espaço, diversos serviços públicos das áreas da Justiça, Trabalho, Cidadania, Direitos Humanos, Segurança, Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Urbanismo, Infraestrutura, Energia Elétrica, Saneamento, Habitação, Social, Cultura, Esporte e Lazer.

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A população tem acesso ao cadastro único, segunda via de certidões, orientação jurídica, aplicação de vacinas, testes rápidos, segunda via de contas da Sanepar e Copel, além de outros pertinentes a prefeitura, como IPTU. “Muitas vezes as pessoas não sabem que o Estado tem todos os serviços gratuitos. Estamos girando o Paraná, levando a nova Carteira de Identidade Nacional, habitação com a Cohapar, atendimento da Sanepar, Copel, Detran e uma série de outros serviços. Nosso objetivo é não deixar ninguém para trás”, afirmou o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Esta é 14ª edição do Paraná em Ação em 2024, que ocorre de 26 a 28 de junho em São Mateus do Sul. Segundo a coordenação do programa, somente neste ano foram 78.258 atendimentos nas 13 das 28 cidades que serão atendidas, com mais de 18 mil participantes com 9,3 mil RGs confeccionados, uma das principais demandas da população.

A prefeita Fernanda Sardanha ressaltou que iniciativas como o Paraná em Ação trazem mais cidadania para a população. “Não é apenas a prestação de serviços, mas um projeto de inclusão social, onde ele traz o acesso de forma gratuita a muitos serviços que talvez a comunidade não teria um acesso tão facilitado”, disse. “Aqui ele tem tudo de forma integrada, seja de assistência social, vagas de emprego, atendimentos relacionados à saúde. É um programa que só vem a contribuir com a comunidade”.

Segundo o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes, a Polícia Civil tem buscado se aproximar da sociedade, criando um vínculo de confiança entre o policial e o cidadão. “A partir do momento que a população conhece os policiais, conhece a polícia, ela passa a confiar mais. Essa relação de confiança é muito importante, principalmente para a Polícia Civil, que trabalha com investigação criminal”, diz Goes.

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FACILIDADE — Quem aproveitou a oportunidade para colocar a documentação em dia foi a cuidadora de idosos Joelma de Lima Arachevski. “Viemos fazer o novo modelo do RG para mim e para minha filha. Esse atendimento é muito importante pois ajuda as pessoas em questão de horário, já que tem esse dia específico para fazer”, disse. “Agora é só aguardar para fazer a retirada do documento. Geralmente tem bastante fila, dificuldade para conseguir horário, e aqui o atendimento é na hora”, lembrou.

Helena Maciel Voos também levou a filha para fazer a sua primeira carteira de identidade. “Minha filha de seis anos ainda não tinha o documento. O atendimento foi muito rápido, prático, nota mil”, destacou. “É muito mais prático para a gente, não precisa enfrentar fila, não precisa se deslocar para longe, com criança pequena e chuva. Aqui foi muito mais rápido, na mão.”

PRESENÇAS — Participaram da abertura do Paraná em Ação o deputado estadual Hussein Bakri, o vice-prefeito de São Mateus do Sul, Adão Staniszewski; o superintendente da Secretaria de Estado das Cidades, Marcio Wozniack; o presidente da Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul, Enéas Melnisko; o prefeito de Irati, Jorge Derbli; o prefeito de Antônio Olinto, Alan Jaros, além de lideranças locais.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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