NOVA AURORA

PARANÁ

Darci Piana exalta importância da agroindústria do Paraná durante visita à ExpoUmuarama

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana destacou a importância do agronegócio durante a sua participação na ExpoUmuarama nesta sexta-feira (10). Ele participou de um encontro com prefeitos da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) e empresários do setor agroindustrial, a quem citou investimentos feitos e novos projetos que vão alavancar ainda mais a economia regional.

“O Paraná cresce em torno de 12% ao ano na nossa produção do agronegócio e precisa ter escoamento para isso tudo. No porto, por exemplo, estamos ampliando a capacidade de carga com o Moegão, em função do projeto da Nova Ferroeste, que será licitada em breve e vai melhorar o escoamento da produção. Na região Noroeste, temos obras como a Estrada Boiadeira e a duplicação da PR-323, além das novas concessões rodoviárias programadas para ampliar a capacidade das estradas”, apontou Piana.

O Estado é o maior produtor de proteína animal do Brasil e neste ano também deve bater o recorde ne produção da safra de soja. O agronegócio é responsável por mais de 30% do PIB estadual.

Piana também disse que o Governo do Estado estimula a produção agropecuária com diversos programas próprios. Desde 2019, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento firmou convênios que garantiram implementos agrícolas, panificadoras e hortas comunitárias, Central de Alimentos e veículos aos municípios do Noroeste. Também houve a liberação de R$ 32,3 milhões em créditos do RenovaPR e a readequação de 142 quilômetros de estradas rurais.

Coopera Paraná, Compra Direta, Trator Solidário e Banco do Agricultor também são exemplos de iniciativas que valorizam ainda mais o produtor rural, com garantia de compra da produção, apoio para a realização de novos investimentos e juros subsidiados para transformação energética.

Leia Também:  Junho Vermelho: Secretaria de Saúde reforça importância da doação de sangue

O governador em exercício ainda lembrou que a missão comercial internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior deverá gerar resultados positivos para o agronegócio de todo o Estado, incluindo a região Noroeste.

“Nosso governador está no Japão procurando abrir novos mercados para vender os produtos que nós produzimos aqui, principalmente a carne de suíno e carne de gado. É uma medida que reconhece o esforço dos produtores paranaenses e que dará a oportunidade deles ganharem mais, ajudando também a economia do Paraná”, concluiu.

EXPOUMUARAMA – A feira está em sua 48ª edição nacional e 21ª internacional com o objetivo de demostrar, através dos seus vários segmentos, o potencial econômico do município e do Noroeste do Paraná. São 11 dias de festa, de 9 a 19 de março, com expectativa de aproximadamente 300 mil visitantes e R$ 85 milhões de movimentação de negócios gerais.

A tradição da pecuária e a força da agricultura se unem às alternativas tecnológicas a serviço do agronegócio, proporcionando um cenário de horizontes para o campo e a cidade. A exposição também se destaca como vitrine da indústria, comércio e prestação de serviços, com presença de empresas do ramo moveleiro, gastronômico, metal mecânico e vestuário. A programação artística atrai grandes nomes da música nacional, que também tem entre os seus atrativos o rodeio transformando a Expo Umuarama em uma das grandes festas do circuito nacional.

Leia Também:  Registros no Cadastro de Turismo crescem 73% no Paraná e mostram força do setor

Na avaliação do prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel da Silva, a ExpoUmuarama serve como vitrine para expor o potencial econômico da região Noroeste. “Tudo o que produzimos está sendo mostrado na feira para mais de 300 mil pessoas”, disse. “É também uma oportunidade para agradecer o Governo do Estado por intervenções como a duplicação da PR-323, que dará uma nova visibilidade para a região de Umuarama, melhorando o fluxo e reduzindo acidentes”, complementou o prefeito, mencionando a obra que deve ser concluída nos próximos meses.

AMERIOS – Fundada em 1970, a associação tem como objetivo ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos 21 municípios participantes: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Umuarama e Xambrê.

PRESENÇAS – Também participaram da visita à ExpoUmuarama o secretário da Saúde, César Augusto Neves; o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel; o secretário do Turismo, Márcio Nunes; o diretor-presidente da Ceasa, Eder Bublitz; o deputado federal Beto Preto; os deputados estaduais Alexandre Curi, Tiago Amaral, Flávia Francischini, Soldado Adriano José, Do Carmo e Matheus Vermelho, além de prefeitos da região Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Número de abertura de empresas cresce 20,7% no Paraná entre 2019 e 2022

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com a volta do calor, IAT apresenta guia para curtir as cachoeiras do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA