NOVA AURORA

PARANÁ

Darci Piana apresenta potencial do Paraná ao Corpo Consular do Estado

Publicado em

Com parceria comercial com 215 territórios ao redor do mundo, para onde exporta milhares de produtos, o Paraná conta com representantes consulares de 39 países, que buscam fortalecer os negócios internacionais no Estado. Nesta terça-feira (24), o vice-governador Darci Piana se reuniu, no Palácio Iguaçu, com a Sociedade do Corpo Consular do Paraná, instituição criada há mais de 70 anos e que congrega os cônsules de carreira e honorários presentes no Estado.

Piana apresentou dados que colocam o Paraná como referência em produção sustentável de alimentos, de energia renovável e os projetos do Governo do Estado para melhorar o ambiente de negócios paranaense. “O corpo consular representa os cerca de 40 países que têm representação no Paraná e que ajudam muito o Estado a trazer empresas para investir no Paraná. Mostramos o que estamos fazendo no Estado e ouvimos deles suas ideias e interesses para atrair mais investimentos ao Paraná”, disse.

Leia Também:  Obras do Asfalto Novo, Vida Nova já estão em andamento em três municípios do Paraná

O vice-governador destacou que o Paraná está entre os principais celeiros agrícolas do Brasil, liderando a produção nacional de proteína animal, em especial frango e tilápia, além de ser um dos maiores produtores de grãos brasileiros. Além do agronegócio, o Estado também está entre os principais polos automotivos do País, com multinacionais de grande porte do setor, e tem uma indústria pujante em diversos segmentos.

No ambiente logístico, o vice-governador ressaltou que o Estado tem avançado na concessão de 3,3 mil quilômetros de rodovias, que representam um investimento de R$ 60 bilhões em obras rodoviárias. Outro destaque são os portos paranaenses, com a Portos do Paraná considerada, por cinco anos consecutivos, como a empresa com a melhor gestão portuária do Brasil. A expansão da malha e da infraestrutura aeroportuária também contribui para colocar o Paraná na rota internacional de turismo e negócios.

Além disso, o ambiente de negócios do Paraná, com a redução da burocracia e apoio à competitividade das empresas, ajudam a posicionar o Estado no cenário internacional. “Cada cônsul representa os interesses de seu país e ajudam a construir esse ambiente favorável. Nós fechamos muitas missões internacionais, com rodadas negócios e visitas a clientes que têm interesse nos produtos que aquele País fabrica. São ações que fazemos permanentemente aqui no nosso Estado e que ajudam o Paraná a crescer”, afirmou Rui Lemes, presidente da Sociedade do Corpo Consular e cônsul honorário da República Tcheca no Paraná.

Leia Também:  Estado auxilia municípios na implantação de política educacionais sobre resíduos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Darci Piana apresenta potenciais econômicos do Paraná à cônsul-geral do Canadá

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Alunos de escola estadual de Umuarama criam robô autônomo com citronela contra a dengue

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA