NOVA AURORA

PARANÁ

Darci Piana apresenta o Paraná ao embaixador da Bélgica no Brasil

Publicado em

O vice-governador Darci Piana recepcionou nesta quinta-feira (23) o embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes. O cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Matthieu Branders, e o cônsul honorário da Bélgica em Curitiba, João Casillo, acompanharam a visita.

A reunião teve como objetivo fortalecer as relações do país europeu com o Paraná e trocar informações sobre temas culturais, econômicos e ambientais.

Piana fez um relato do momento econômico do Paraná, com expectativa de safra recorde de soja neste ano e o bom momento de algumas cadeias produtivas, como a de proteína animal, na qual o Paraná alcançou o maior patamar da produção de aves da sua história.

Também citou investimentos públicos em andamento, principalmente no modal rodoviário, a Nova Ferroeste e a qualidade do Porto de Paranaguá, o mais eficiente do País.

Ele também apresentou os resultados da missão do governador Ratinho Junior à Coreia do Sul e Japão no começo do mês, justamente para ampliar as exportações para a Ásia. A viagem também resultou em um anúncio de R$ 1 bilhão de uma indústria de pneus em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

Leia Também:  Nova mostra, shows, concerto da OSP e reta final da Flibi enriquecem agenda cultural

“Vivemos um grande momento econômico, buscando ampliar as exportações e atraindo empresas e empregos. O Paraná é o estado que mais tem universidades estaduais e todas trabalham em conjunto com os empresários em diferentes áreas de pesquisa, principalmente em relação ao meio ambiente e sustentabilidade. Temos um grande futuro pela frente”, disse Piana.

Ele ainda destacou a conquista da rede estadual de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com o melhor ensino médio do Brasil, e citou o projeto de intercâmbio Ganhando o Mundo, no qual alunos (e em breve professores) paranaenses passam temporadas no Exterior. Essa parceria bem sucedida já acontece, na Europa, com França e Inglaterra.

“A Bélgica é uma nação amiga e estamos prontos para construir novos diálogos e aumentar as relações já existentes, na busca do crescimento econômico e social de ambos”, disse Piana.

Peter Claes ressaltou que um estado moderno é aquele que pensa em sustentabilidade e investe em várias áreas. “Queremos aumentar o intercâmbio com o Brasil porque temos muitos projetos que podem crescer com apoio mútuo”, afirmou.

Leia Também:  Estado promove mutirões de emprego com 1,9 mil vagas para pessoas acima de 60 anos

PRESENÇAS – Participaram da audiência o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e a embaixadora Ligia Scherer, do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (EREPAR).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ligia Amadio rege último concerto do ano da Orquestra Sinfônica do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Nova mostra, shows, concerto da OSP e reta final da Flibi enriquecem agenda cultural

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA