NOVA AURORA

PARANÁ

Da Mata Atlântica a fenômenos da física: UEM leva interação para a Expo Umuarama 2025

Publicado em

Que tal sentir na pele um pouco do treinamento de um astronauta, surpreender-se com fenômenos da física que fazem o cabelo arrepiar ou conhecer mais sobre sustentabilidade na agricultura e Mata Atlântica? Essas são algumas das atrações que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) trabalha na Expo Umuarama. O evento prossegue até 23 de março.

A UEM, que neste ano comemora 55 anos de criação pelo Decreto Estadual e 25 anos do Câmpus Regional de Umuarama (CAU), está presente no Pavilhão da Indústria e Comércio com as atrações científicas e educativas do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi).

“As exposições do Mudi provocam reflexões sobre temas ambientais e científicos. Uma delas destaca a Mata Atlântica. Trouxemos este tema à Expo Umuarama devido à previsão de desertificação no Arenito Caiuá. Outras exposições desmistificam a matemática e a física, mostram a importância dos insetos polinizadores para a produção de alimentos e abordam os riscos do tabagismo, incluindo o uso de cigarros eletrônicos e contrabandeados”, detalha o coordenador do Mudi, professor Marcílio Hubner de Miranda Neto.

Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a participação da UEM na Expo Umuarama reforça o compromisso da universidade com a popularização da ciência e a formação cidadã. “Por meio de atividades interativas e educativas, buscamos despertar o interesse pelo conhecimento e mostrar a relevância da pesquisa científica e da inovação para a sociedade. Além disso, é uma oportunidade de aproximar a universidade da comunidade, compartilhando o impacto do nosso trabalho em diversas áreas, constituindo uma mostra do potencial transformador da ciência, da educação e da tecnologia agrícola”, afirma.

Leia Também:  Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

Uma das experiências que mais chamam a atenção no espaço do Mudi é o Giroscópio Humano, equipamento que simula a sensação de gravidade zero e faz parte do treinamento de astronautas. Com ele, estudantes e a comunidade em geral experimentam um pouco da sensação de estar no espaço.

A biodiversidade também ganha destaque com a exposição sobre a Mata Atlântica. Réplicas de animais nativos do bioma, que já cobriu quase todo o Paraná, ajudam a conscientizar sobre a importância da preservação e a riqueza da fauna e flora brasileira.

Outro espaço que atrai olhares curiosos é o de entomologia, com insetos e artigos dos povos originários do Paraná, incluindo a etnia Xetá. Já o ‘Matemativa’ transforma a matemática em diversão, com jogos e desafios interativos.

Na área de física, dois experimentos garantem uma experiência emocionante. O gerador de Van de Graaff, famoso por arrepiar os cabelos de quem o toca, diverte o público enquanto demonstra conceitos de eletricidade estática. Já a mini-montanha-russa simula uma pane no sistema elétrico do brinquedo, ilustrando princípios físicos de forma prática e envolvente.

Leia Também:  Fomento Paraná fecha mais de mil contratos de crédito em agosto, maior volume do ano

O Hospital Veterinário (HV) do CAU ocupa um espaço na entrada do Pavilhão da Indústria e do Comércio, onde está expondo alguns objetos, objetivando inspirar as pessoas a conhecerem o HV e o curso. No Pavilhão, também há estandes de todas as empresas juniores de Goioerê, do Paraná Orgânico e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEM.

FAZENDINHA – O curso de Agronomia também está presente na Fazendinha, um espaço voltado principalmente para estudantes do ensino fundamental e médio, que tem a missão de apresentar as novidades do setor agrícola e, principalmente, demonstrar como é possível produzir de maneira sustentável.

Os visitantes podem aprender sobre abelhas nativas sem ferrão, plantas medicinais, sementes crioulas, agricultura sustentável e sistemas de irrigação. As atividades são conduzidas pelo Laboratório de Estudos em Botânica Aplicada e Sustentabilidade (Lebas). 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Secretaria da Saúde promove capacitação sobre cuidado e prevenção à raiva humana

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Fomento Paraná fecha mais de mil contratos de crédito em agosto, maior volume do ano

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA