PARANÁ
Da cidade sem biblioteca à defesa do acesso gratuito à cultura: a vida de Marta Sienna vale um livro
Publicado em
29 de março de 2023por
Itajuba TadeuNascida e criada em Alvorada do Sul, no Norte do Paraná, próximo de Londrina, Marta Sienna se envolveu com o universo dos livros ainda criança, por influência de um primo mais velho. Durante anos esse parente foi o seu único canal de acesso à literatura, já que o município de 11 mil habitantes hoje em dia e muito menos nas décadas passadas ainda não dispunha de biblioteca.
Isso ficou em sua cabeça e, ainda que de maneira inconsciente, voltou para a sua vida. Hoje ela é chefe da Divisão de Extensão da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), onde atua há 38 anos, e, além de ter multiplicado em algumas milhares de vezes o contato com a literatura, por inúmeros canais, o setor em que trabalha tem o objetivo de atingir grupos de leitores potenciais fora da instituição.
Mais do que isso: esse departamento é responsável pela operacionalização do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, atualmente composto por 482 unidades em todas as regiões do Estado. É o que permite que, atualmente, praticamente toda a população tenha acesso a literatura brasileira e internacional sem precisar adquirir livros novos.
“Eu só lia o que esse primo trazia para mim. E não existia distinção entre títulos infantis e para adultos. Para se ter uma ideia, li ‘Quarup’, o clássico brasileiro de Antônio Callado, em 1967, quando ainda era menina”, conta. “Hoje, percebo que trabalhei a vida inteira ajudando municípios do Interior a criar as oportunidades que não tive em Alvorada do Sul na minha infância”.
Aos 63 anos, acredita já ter visitado 80% das cidades paranaenses a serviço da Biblioteca Pública do Paraná. Nesta reportagem da série do Mês da Mulher, a Secretaria de Estado da Cultura e a Agência Estadual de Notícias contam um pouco da história da bibliotecária, que tem paixão pelos livros e acredita que espaços culturais são organismos vivos das cidades.
TRAJETÓRIA – A trajetória de Marta Sienna como servidora pública é um capítulo à parte de sua história. Ela passou em seu primeiro concurso para a Emater (atual IDR-Paraná) em Alvorada do Sul, aos 17 anos. “Foi até uma situação polêmica, pois não queriam que eu assumisse o cargo por ser menor de idade. Mas eu faria 18 dali a poucos meses, e, no final, deu tudo certo”, lembra.
Nos anos seguintes, Marta foi convidada a se transferir para os escritórios do órgão em Londrina, onde frequentou pela primeira vez uma biblioteca e decidiu cursar Biblioteconomia, deixando a agricultura para um segundo plano.
Pouco depois foi transferida para Curitiba e então o Paraná ganhou uma nova zeladora da cultura. Ela chegou totalmente sozinha e morou com colegas de trabalho até conhecer seu ex-marido, Luiz. Os dois se encontraram pela primeira vez na Biblioteca Pública (ele era chefe administrativo da instituição) e tiveram uma filha, Luiza, que hoje tem 31 anos e é formada em Farmácia.
“A Luiza era pequena e ficava espantada quando eu contava que na minha infância não tinha livros em casa. Nós vivíamos na zona rural, em um sítio. Nem luz a gente tinha”, conta Marta.
Em 1985, movida pela paixão, ela prestou concurso para a BPP, passou e se instalou no setor de Extensão, Marta participou, ou esteve à frente, de uma série de projetos importantes para a difusão do livro e da leitura no Interior e no Litoral do Estado – Caixa-Estante, Carro-Biblioteca, Bibliotecas Cidadãs, Bibliopraia, entre outros.
Hoje em dia, além de prestar diversos tipos de assessoramento para as bibliotecas dos municípios, a BPP ainda repassa, mensalmente, via correio, kits com livros e outros materiais não utilizados pela instituição ou recebidos como contrapartida social de projetos de lei de incentivo. O departamento foi criado em 1992.
Ela também realiza treinamentos e promove, sistematicamente, encontros regionais com atendentes das unidades, organizando novas formas de tornar a literatura mais acessível e alcançar uma nova população já habituada ao digital. A sua cidade é parceria do projeto. A Biblioteca Pública Municipal Rosimara Alves fica dentro da escola de mesmo nome, na Praça Prefeito Antônio de Souza Lemos, centro de Alvorada do Sul.
- Mês da Mulher: conheça a arqueóloga que tem o Museu Paranaense como segunda casa
- Mês da Mulher: conheça a chilena que ajuda a cultura paranaense a escrever sua história
LITERATURA – Depois de incontáveis leituras, ela afirma que seu gênero literário preferido é a poesia. “Gosto de Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Pablo Neruda. Sou das antigas mesmo”, brinca.
No terreno da prosa, no entanto, seu autor preferido é de uma geração mais recente. Autor de livros como “A Sombra do Vento” (2001) e “O Jogo do Anjo” (2008), Carlos Ruiz Zafón é considerado o escritor espanhol mais vendido de todos os tempos – ele morreu em 2020, aos 55 anos, vítima de câncer.
A carreira ainda lhe reserva diversas alvoradas. Formada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Gestão da Informação pela Uninter e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ela também soma em seu currículo atuações em entidades de classe com os conselhos federal e regional de Biblioteconomia.
Marta Sienna é enfática quando questionada sobre sua aposentadoria. “Enquanto eu tiver um objetivo e estiver bem física e mentalmente, não pretendo parar”, afirma.
O objetivo, no caso, é zelar para que as bibliotecas públicas do Paraná permaneçam abertas, relevantes e formando novos leitores. “O desafio agora é pensar e implementar ações para que as bibliotecas públicas se transformem em organismos vivos dentro dos municípios”, acrescenta.
Diretor da BPP desde 2021, o escritor Luiz Felipe Leprevost comemora. Segundo ele, Marta é uma presença fundamental no dia a dia do órgão. “A Marta Sienna é uma das mais respeitadas bibliotecárias do Brasil. É muito bom que a BPP possa contar com uma profissional desse gabarito”, diz.
“Ela insiste sempre na necessidade da tomada de consciência da sociedade em relação a tudo o que está em jogo quanto à existência das bibliotecas públicas. A Marta sabe que as bibliotecas têm de ser uma generalização do livre acesso aos livros. Eu e ela nos identificamos no entendimento de que as bibliotecas têm de ser lugares de encontro onde as coisas realmente acontecem”, afirma.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

TJPR participa do 4º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil
Comissão do TJPR media acordo de regularização fundiária em Araucária
Comarca de Bandeirantes recebe alunos do 5° ano pelo programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”

Comitê de Políticas Penais do Paraná realiza consulta pública até 19/07

Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


IAT alcança 1.485 voluntários com formação de nova turma de brigadistas
O programa de voluntariado do Instituto Água e Terra (IAT) está em expansão. Mais 150 pessoas, aprovadas para a fase...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça3 dias ago
Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
-
Justiça5 dias ago
TJPR divulga Edital de Retificação do Concurso Público para técnico judiciário
-
Justiça2 dias ago
TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho
-
Justiça1 dia ago
Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável