NOVA AURORA

PARANÁ

Custodiados de Cascavel trabalham na preparação do 35° Show Rural

Publicado em

O 35º Show Rural de Cascavel, no Oeste do Estado, que abre na próxima segunda-feira (6), está há algumas semanas sendo preparado para receber o público. Para garantir a montagem do espaço, a organização do evento conta com o trabalho de 10 detentos da cadeia pública do município. A participação deles é resultado de uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná e a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), responsável pelo evento.

A Polícia Penal e a Coopavel têm uma parceria firmada há muitos anos para a utilização da mão de obra dos custodiados em canteiros de trabalho de diversas áreas. Para a montagem do Show Rural, eles estão trabalhando desde o começo do mês de dezembro.

“O trabalho é uma chance de promover grandes transformações. A Coopavel fica feliz em poder participar de uma atividade tão edificante e importante para essas pessoas e para a sociedade”, disse o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Leia Também:  Deputado Batatinha destina mais de R$2 milhões para Cascavel

Atualmente, em Cascavel, 380 pessoas privadas de liberdade (PPLs) estão inseridas em trabalhos remunerados em algum dos 17 convênios. Para participar, elas passam por um rigoroso critério avaliativo, que leva em consideração o crime cometido, o comportamento enquanto custodiado e a capacitação técnica.

O chefe regional das Cadeias Públicas de Cascavel, Leonardo Henrique Bregoli Dondoni, salienta que a oportunidade dada ao preso não se limita apenas ao período em que cumpre sua pena. “Muitos, com o término de suas penas, são contratados pelos empregadores. Isso nos mostra o impacto e a relevância desse tipo de parceria”, afirmou.

O trabalho desempenhado pelo custodiado garante a ele a remição da pena, pois a cada três dias trabalhados ele recebe um dia a menos na contagem da pena. Além disso, também recebe um salário mínimo, que é pago pela empresa parceira. Desse valor, 75% é pago ao custodiado e 25% vai para um fundo da Polícia Penal para cobrir custos da instituição.

Leia Também:  Luiz Carlos Cruz deve ser o novo técnico do FC Cascavel

Para o coordenador regional da Polícia Penal de Cascavel, Thiago Correia, a participação dessas pessoas em parcerias como esta são um reflexo das ações desenvolvidas pela Instituição para garantir a efetividade do tratamento penal. “Participar como cooperador de eventos dessa magnitude demonstra que o trabalho está ecoando de forma positiva. Isso, sem dúvida, só é possível porque temos, além das políticas públicas, policiais engajados e compromissados com o seu dever”, explicou.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Luiz Carlos Cruz deve ser o novo técnico do FC Cascavel

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sanepar oferece diversos serviços em Umuarama e Paranavaí no fim de semana

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA