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Cursos de manutenção hidráulica da Sanepar dão autonomia e renda a mulheres paranaenses

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Um curso de manutenção hidráulica da Sanepar capacitou 274 mulheres em 15 municípios do Paraná em 2022. Com o auxílio de um protótipo de ligação de esgoto, simulações de encanamentos e de outras estruturas hidráulicas e ferramentas específicas, técnicos e técnicas da Sanepar ensinam as mulheres a identificarem vazamentos e a fazerem pequenos reparos, consertos de torneiras e registros em pias, vasos sanitários e instalações hidráulicas.

Além de capacitar para resolver problemas hidráulicos na própria casa, o curso possibilita que as mulheres atuem como prestadoras de serviço. Gratuito, o curso tem 8 horas de duração, certificado e ainda oferece um manual impresso com o passo a passo para essas atividades.

A equipe de gestão socioambiental da Sanepar resolveu formatar um curso específico para o público feminino ao perceber que, nos cursos mistos para encanadores profissionais, as mulheres ficavam acanhadas em fazer perguntas e participar mais ativamente das aulas. E, nas fiscalizações das ligações de esgoto nos imóveis, as mulheres também demonstravam interesse sobre vazamentos, consertos e limpezas de caixas d’água.

Com esta iniciativa a Sanepar contribui para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas, com acesso e controle dos recursos econômicos.

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Muitas delas já têm uma profissão ou são donas de casa e não querem depender de um terceiro, geralmente um homem, para executar serviços e reparos hidráulicos. Boa parte das mulheres também é a principal responsável pelo sustento da família. A diarista Marinete Cândido, que mora com os filhos, em Rolândia, no Norte, conta que já sabia fazer alguns serviços tanto de hidráulica quanto da parte elétrica.

No entanto, com o certificado emitido pela Sanepar, afirma ter ganhado mais força para oferecer os serviços para vizinhas e até para as casas onde já atua como diarista. “No curso aprendi a fazer manutenção em válvulas de descarga, a instalar caixa-d’água e até como deve ser feita a interligação do imóvel na rede de esgoto. Já consigo ter uma renda extra fazendo instalações e outros serviços em encanamentos, porque antes as pessoas achavam que isso era algo só para homem”, orgulha-se.

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Cleusa de Oliveira da Silva, de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, já trocava torneira, chuveiro e até fazia limpeza de caixa-d’água mesmo antes de participar do curso da Sanepar. Depois do encontro, ela foi capaz de fazer as instalações hidráulicas para montar todo o espaço onde presta serviços de banho e tosa de pet. “Instalei até as banheiras para os animais. Apenas comprei o material, fiz o serviço e não paguei pela mão de obra”, comemora.

A venezuelana Rina de Los Angeles Lares Guaimare, radicada no Brasil e moradora de São João do Triunfo, nos Campos Gerais, onde fez o curso, aproveitou bastante o treinamento que recebeu. “Este conhecimento vou levar para a vida inteira, isso não tem preço. Agradeço por tudo o que nos ensinaram, estou muito feliz”, afirma.

Fonte: Governo do Paraná

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Sanepar promove campanha sobre importância da atualização dos dados cadastrais

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A Companhia de Saneamento do Paraná está promovendo uma campanha para incentivar os clientes a atualizarem o cadastro. No site www.sanepar.com.br ou pelo aplicativo Sanepar Mobile, disponível nas lojas Google Play e App Store, os clientes podem confirmar o nome do titular da conta, o endereço e, principalmente, e-mail e telefone celular. A atualização é simples e rápida e facilita a comunicação com a empresa.

“Muitas vezes os clientes trocam de número de telefone e esquecem de atualizar o novo número junto à Sanepar. E, assim, acabam por não receber informações importantes”, explica o  diretor comercial da Sanepar, Bihl Zanetti.

Um exemplo são os avisos de utilidade pública como os de paradas no abastecimento. A Sanepar envia os avisos para os clientes por meio de SMS e o número atualizado do telefone celular é importante para receber estes comunicados. Além disso, o contato atualizado facilita para receber informações sobre eventuais débitos ou solicitação de serviços na ligação de água e esgoto.

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Em breve, a Sanepar passará a enviar também pelo WhatsApp, para números de telefones cadastrados. “Este é mais um meio de comunicação com o cliente que a Sanepar disponibiliza, com o objetivo de manter um canal de informação ágil, eficiente, transparente e próximo dos consumidores. Mas, para que este aviso chegue diretamente ao cliente, o contato junto à empresa tem que estar atualizado”, explica o diretor.

COMO FAZER – Para atualizar o cadastro pelo app Sanepar Mobile basta acessar o aplicativo e, logo na primeira tela, acessar o ícone Atualizar Cadastro, inserir o número do celular e não esquecer de autorizar o envio de SMS. Também há a opção de receber as informações da empresa por e-mail, que também deve estar atualizado.

Para atualizar por meio do site da empresa, basta acessar o link https://site.sanepar.com.br/servicos/atualizacao-cadastral, colocar o número da matrícula e preencher os dados solicitados.

A atualização também pode ser feita pessoalmente, nas Centrais de Relacionamento, pelo telefone 0800 200 0115, ou ainda solicitada por  e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, sempre informando o número da matrícula.

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Fonte: Governo PR

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