NOVA AURORA

PARANÁ

Curitiba sedia Circuito Brasileiro de Skateboarding no fim de semana

Publicado em

A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Skateboarding Profissional de 2024 acontece na Curitiba Skate Park, na capital paranaense, reunindo homens e mulheres da categoria Pro. Esta sexta-feira (1º) será dedicada aos treinos oficiais, com as classificatórias no sábado (02) e as semifinais e finais no domingo (03). O público pode acompanhar no fim de semana com entrada gratuita.

O campeonato conta com realização da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), promoção do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), e homologação da Federação de Skate do Paraná (FSP).

As etapas paranaenses marcam os primeiros eventos apoiados por meio do Fundo Estadual do Esporte, criado em 2023, através de um termo de fomento com a CBSk, que já tem a parceria com o Estado para utilização do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), no Complexo Esportivo do Tarumã, em Curitiba.

“A gente já teve alguns recursos repassados para municípios, mas o maior exemplo é a Confederação Brasileira de Skate, que é a primeira entidade a receber recurso direto do Governo do Estado, outra vez em termos de fomento, para a realização de grandes eventos no Paraná”, explica o diretor de Fomento, Promoção e Incentivo ao Esporte da SEES, Clésio Prado.

Leia Também:  Cuidado integral à saúde dos homens é foco da campanha do Estado no Novembro Azul

Segundo ele, os próximos dez dias serão intensos para o skate paranaense e brasileiro, com expectativa de ter grandes estrelas na plateia. “Ainda na esteira dos resultados obtidos na Olimpíada, principalmente com os atletas incentivados pelo Governo do Estado, como é o caso do Luigi Cini, hoje um dos líderes do ranking mundial do skate e do medalhista olímpico Japinha, que treina na pista do ginásio Tarumã. Isso é motivo de muito orgulho, de muita alegria”, afirma.

NOVIDADE – Em 2024, a 14ª edição do campeonato marcará também um feito histórico para o skate feminino. Pela primeira vez o Circuito Brasileiro Profissional contará com a categoria Feminino Pro em todas as etapas.

O circuito ainda terá mais uma etapa em Curitiba, voltada ao Park (entre 8 e 10 de novembro), e passará também por Cascavel, Florianópolis (SC) e Santos (SP).

Cronograma:

Sexta-feira (01)

9h às 19h – Credenciamento

9h às 13h – Treinos oficiais – Masculino Profissional – Baterias 1, 2, 3 e 4

13h30 às 17h30 – Treinos oficiais – Masculino Profissional – Baterias 5, 6, 7 e 8

17h30 às 18h30 – Treinos oficiais – Feminino Profissional

18h30 às 20h – Treinos oficiais – Todos

Sábado (02)

9h às 13h – Classificatórias – Masculino Profissional – Baterias 1, 2, 3 e 4

Leia Também:  Escola da Saúde promove curso de capacitação de cuidador de idosos; inscrições são gratuitas

13h15 às 14h – Treino livre – Feminino Profissional

14h às 18h – Classificatórias – Masculino Profissional – Baterias 5, 6, 7 e 8

18h às 19h – Classificatória – Feminino Profissional

Domingo (03)

10h às 11h – Treinos oficiais – Feminino Profissional

11h às 13h – Treinos oficiais – Masculino Profissional

13h às 15h – Semifinal – Masculino Profissional – Baterias 1 e 2

15h às 16h30 – Final – Feminino Profissional

16h30 às 17h45 – Final – Masculino Profissional

17h45 às 18h45 – Best Trick Qix

18h45 às 19h – Premiação

Calendário

1ª etapa – Drop Dead Skate Pro – Street – Curitiba, de 1 a 3 de novembro

2ª etapa – Paraná Skate Pro – Park – Curitiba, de 8 a 10 de novembro

3ª etapa – Cascavel Skate Pro – Park e Street – Cascavel (PR), de 14 a 17 de novembro

4ª etapa – Trinda Times Pro – Street – Florianópolis (SC), de 28 a 30 de novembro

5ª etapa – Park e Street – Santos (SP), de 4 a 8 de dezembro

Serviço:

Circuito Brasileiro de Skateboarding Profissional de 2024

Local: Curitiba Skate Park (Travessa da Lapa, 231 – Centro, Curitiba)

Data: 2 e 3 de novembro

Horário: a partir de 9h no sábado e das 10h no domingo

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ampliação e modernização: Copel investe R$ 442 milhões no Centro-Sul do Estado em 2024

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Escola da Saúde promove curso de capacitação de cuidador de idosos; inscrições são gratuitas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA