PARANÁ
Cultura amplia apoio aos municípios e equilíbrio de recursos entre Curitiba e Interior
Publicado em
24 de dezembro de 2022por
Itajuba TadeuA reformulação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) foi um dos destaques da área em 2022. O ano foi marcado, também, pelo retorno das atividades culturais e intensa atuação das políticas públicas deste setor no Paraná.
O Governo do Estado, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, trabalhou na descentralização das ações e na distribuição mais equânime dos recursos, duas questões que são eixos centrais do Plano Estadual de Cultura.
A Superintendência também participou ativamente da retomada das atividades criativas, dando suporte a produtores e realizadores de atividades por meio da inédita Agência do Trabalhador da Cultura, posto avançado da Agência do Trabalhador, que completou um ano em novembro.
“Foi um ano de muito trabalho e conquistas. Com a possibilidade de reunir o público novamente, fortalecemos a produção dos corpos artísticos do Teatro Guaíra e criamos programas para levar arte e cultura para todas as regiões do Estado”, afirma Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura.
Ela ressalta, ainda, a reformulação do Profice. “Essa iniciativa fez com que o programa tivesse mais alcance e equilíbrio de recursos entre os municípios”, explica.
Criado em 2014, o Profice vinha sendo executado por meio de um único edital, ocasionando uma fila composta por projetos de todas as áreas contempladas na seleção, incluindo aquelas cujo número de propostas é pequeno em relação às demais.
A partir da análise dos dados dos editais, feita pelo Conselho do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Cprofice) e pelo Conselho Estadual de Cultura (Consec), foi observado um saldo de recurso não captado, resultando em sobra de dinheiro não utilizado no exercício.
A quarta edição do Profice, iniciada em 2022, foi reformulada. Em vez de um único edital, foi lançado um para cada área cultural, com distribuição de recursos de acordo com demanda identificada nos editais anteriores do programa.
Também ficou garantido que 50% dos recursos estejam alocados em projetos de proponentes residentes ou sediados fora da capital e 50% em Curitiba, visando a descentralização dos valores.
Assim, a quarta edição do programa foi lançada em três etapas, conjugando em cada uma diferentes áreas, combinando aquelas que registram maior efetividade na captação, nas últimas três edições, com aquelas em que, historicamente, observa-se baixa captação.
A análise comparativa dos dados da terceira com a quarta edição demonstra a vantagem da divisão em editais separados. Em 2022 houve aumento de 46,84% de projetos inscritos, passando de 1.027 para 1.508 inscrições. O destaque ficou para a área artístico-cultural Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas, que registrou 159,09% mais inscrições nesta edição em relação à anterior – de 44 para 114 projetos. Confira o comparativo das quatro edições AQUI .
ALDIR BLANC – Ainda como parte das ações de descentralização da cultura, a Secretaria estadual da Comunicação e da Cultura deu continuidade a quatro editais com recursos da Lei Aldir Blanc, que contemplaram artistas e produtores de todo o Estado.
Bolsa Qualificação Cultural, Programa Bolsa Cultural – Paraná Criativo, Prêmio Memorial de Vivências, Arte Urbana, Grafite, Educação e Cultura – Escolas Coloridas do Paraná destinaram, juntos, mais de R$ 57,1 milhões.
Esses programas foram realizados mediante assinatura de termos técnicos com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), respectivamente.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS – Com a iminência da aprovação das leis federais Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 e a finalidade de ouvir os diversos setores culturais para a formulação de políticas públicas da área, foram realizadas 22 audiências públicas virtuais com representantes de entidades de classe e dirigentes públicos. No total, 827 inscrições resultaram em 2.270 propostas.
MUNICÍPIOS – A Superintendência-Geral da Cultura manteve em 2022 o suporte aos municípios via WhatsApp e por meio de videoconferências. O Ciclo de Diálogo com os Municípios apresenta os mecanismos de funcionamento das instituições culturais e os programas de fomento, o que ajuda os gestores municipais com subsídios para efetuar suas próprias políticas culturais.
A iniciativa se consolidou como um importante canal de comunicação entre o Estado e os gestores públicos da área dentro da descentralização prevista no Plano de Governo. A iniciativa é um dos braços da Unidade de Atendimento aos Municípios (UAM), instituída oficialmente em 2021.
Também sob coordenação da UAM, e como forma de fornecer instrumentos para uma gestão autônoma dos recursos da cultura, os municípios do Paraná tiveram em 2022 atendimento e qualificação presencial de uma rede de Agentes Regionais de Cultura (ARCs) para a implementação do Sistema Municipal de Cultura. O programa de capacitação foi desenvolvido em parceria técnica com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), resultado de um investimento de R$ 1,4 milhão do governo estadual.
AGÊNCIA DO TRABALHADOR – Há pouco mais de um ano, a Secretaria da Comunicação e da Cultura, em parceria com a Secretaria da Justiça, Trabalho e Família (Sejuf), lançou a inédita Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), primeiro posto avançado dedicado ao setor no País.
A agência, que funciona no Centro de Curitiba, promove o encontro entre quem está disponível para trabalhar com empresas e produtoras que precisam montar equipes e elencos para contratos ou projetos específicos. Outro propósito é produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de cultura no Estado.
No período de 12 meses, a Agência do Trabalhador da Cultura tornou-se referência e cumpriu a missão principal de fomentar a empregabilidade nos segmentos de Rádio e TV, Gastronomia, Eventos, Literatura e Mercado Editorial, Moda, Cultura Popular, Artes Cênicas, Audiovisual, Publicidade, Arquitetura, Artesanato, Turismo Cultural, Games, Animação, Design, Entretenimento, Música, Artes Visuais e Software.
Segundo o último balanço, a ATC fez, apenas nos canais próprios, 4.899 atendimentos, sendo 94,9% remotos ou online (WhatsApp, telefone e e-mail) e 5,1% presenciais. Não estão contabilizados os atendimentos feitos nos seis mutirões realizados em parceria com a Agência do Trabalhador da Sejuf. Na base de cadastro da ATC estão ativas 73 empresas e 1.269 trabalhadores e trabalhadoras.
Sobre o perfil dos profissionais que passam pela agência, a predominância é de pessoas jovens com um bom nível de escolaridade: 27,6% têm entre 18 e 24 anos e 26,4% têm entre 25 e 30 anos, e 34,2% têm ensino superior completo, 23,7% não completaram o ensino superior e 19,3% têm ensino médio. Pessoas que se declaram do sexo feminino são 55,7% e masculino, 44,2%.
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CRIANÇAS NO TEATRO – Em 2022, a Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e PalcoParaná, com apoio da Audi do Brasil, lançaram o programa Crianças no Teatro. A iniciativa promove o acesso à cultura e estimula a formação de plateias em todas as regiões do Estado. O público-alvo é composto de alunos de 6 a 12 anos de escolas públicas.
O projeto teve uma primeira fase com apresentações do espetáculo “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante” para mais de 10 mil crianças entre 06 e 12 anos, em Francisco Beltrão e Pato Branco, com público também das cidades do entorno. O programa retorna às atividades em março de 2023, seguindo o início do calendário escolar, com apresentações em todas as macrorregiões do Estado.
CINEMA NA PRAÇA – Lançado em 2019, o projeto itinerante Cinema na Praça leva diversão e cultura para cidades pequenas que não possuem cinemas de rua ou salas em centros comerciais. Na primeira etapa da edição de 2022, que ocorreu de 28 de maio a 1º de julho, foram exibidos “Patrulha Canina – O filme” e “A Família Adams 2 – Pé na estrada”, atingindo cerca de 15 mil espectadores.
Na atual etapa do projeto estão sendo atendidos 54 municípios, com menos de 30 mil habitantes, nas oito macrorregiões histórico-culturais do Paraná. Esta temporada teve início em 06 de outubro de 2022 e prossegue até 12 de fevereiro de 2023 com os filmes “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família” e “Os Croods 2 – Uma nova era”. O projeto Cinema na Praça conta com o apoio do Instituto Renault e da Motion Picture Association – MPA.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências
Published
3 horas agoon
23 de dezembro de 2024By
O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.
Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.
“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.
EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.
Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.
A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.
“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.
Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.
Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.
A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.
“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.
Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.
“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.
GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.
Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.
A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).
Fonte: Governo PR
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