A programação de atividades e eventos esportivo promete esquentar o fim de semana do Verão Maior Paraná no Litoral. Grandes nomes do skate nacional e internacional, cross games, campeonato de beach flag e ginástica rítmica são os principais destaques. O cronograma ainda tem passeio ciclístico para reunir as famílias em um momento saudável e divertido. As atividades diárias de esporte e lazer promovidas pelo Governo do Estado nas arenas também estão disponíveis.
Confira a programação deste final de semana:
APRESENTAÇÕES DE SKATE
Arena de Caiobá recebe uma pista de skate neste final de semana. Duas rampas foram instaladas, uma de pequeno porte, para iniciantes, e outra de maior porte, destinada a atletas amadores e profissionais.
Neste sábado (13), às 15h, haverá apresentação de grandes nomes do skate nacional e internacional, entre eles o atleta olímpico Augusto Akio, o “Japinha”; o bicampeão mundial Carlos de Andrade, o “Piolho”; e também Danilo do Rosário, Diego Costa, Neverton Casella, Mariana Veiga e outros convidados. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Paraná Turismo.
O espaço seguirá no Posto de Caiobá até segunda-feira (15), com a presença de instrutores da modalidade oferecendo aulas práticas em dois períodos: 9h às 11h e das 16h às 19h.
A partir de quarta-feira (17), a rampa passa a funcionar de maneira itinerante, transitando entre os demais postos de atividades. Os horários das aulas práticas serão mantidos. Ela vai a Pontal do Paraná de 17 a 22 de janeiro, volta para Matinhos de 24 a 29 de janeiro e chega em Guaratuba de 31 de janeiro a 5 de fevereiro.
Também no sábado, Guaratuba recebe dois eventos que marcam o início do calendário 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN). São esperados mais de 300 atletas disputando o Desafio de Cross Games e o Campeonato Paranaense de Beach Flag.
O primeiro terá início às 15h, no posto fixo de atividades do Verão Maior Paraná no município. É o quarto ano consecutivo dos cross games na programação. A competição consiste na busca da premiação por meio de exercícios de treinamento funcional. A competição conta com as categorias individual, dupla e quarteto, todas nos naipes masculino, feminino ou misto.
“Já virou rotina dentro do verão paranaense e esperamos ter grande êxito nessa atividade, que conta com a presença de atletas de vários estados”, diz o coordenador de Esportes do Verão Maior Paraná 2023/24, Jackson de Almeida.
Veranistas e moradores também poderão acompanhar o Campeonato Paranaense de Beach Flag que começa no sábado e segue por todo o fim de semana, no Complexo Esportivo de Guaratuba. O Beach Flag é uma modalidade esportiva derivada do futebol americano, em que os jogadores têm o objetivo de chegar ao fim do campo adversário.
É disputado por 4 jogadores em cada time, com dois períodos de 10 minutos. Estarão na disputa pelo título paranaense 12 equipes no masculino e 7 equipes no feminino.
No domingo (14), às 10 horas, no posto de Caiobá, haverá apresentação de ginástica rítmica de conjuntos, com o tema “As Quatro Estações”, envolvendo 35 ginastas paranaenses. O evento também terá transmissão da TV Paraná Turismo e marca o início do calendário de atividades da ginástica rítmica paranaense em 2024, após viver, em 2023, um dos anos mais importantes da história da modalidade em nível nacional e internacional.
Nomes como Bárbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre, bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Estado, conquistaram muitas medalhas nas mais diversas competições, como Campeonato Brasileiro, Jogos Pan-Americanos e campeonatos mundiais.
Uma presença de destaque será a de Dayane Camillo, ex-ginasta e campeã pan-americana. ”Hoje todos conhecem a ginástica rítmica, e esse será mais um momento especial, logo no início do ano, com uma grande apresentação no Verão Maior Paraná”, afirmou.
O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral. Foto: Gilson Abreu/AEN
PASSEIO CICLÍSTICO
No sábado, a partir das 16h30, ciclistas de todas as idades terão a oportunidade de participar de um passeio com saída e chegada marcadas em frente à Praça do Carangueijo, em Shangri-lá. O evento também reconhecerá os destaques da pedalada – serão concedidos prêmios ao ciclista mais jovem, ao mais experiente, à bicicleta mais ornamentada e à família com o maior número de participantes (mediante comprovação via RG).
Além disso, todos os participantes serão agraciados com brindes, tornando o passeio uma experiência ainda mais especial. As inscrições podem ser realizadas até sábado, às 11h30, na tenda de informação do Verão Maior Paraná no posto de Shangri-lá
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final
Published
7 minutos ago
on
10 de abril de 2025
By
Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.
A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.
Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.
“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.
“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.
Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade