PARANÁ
Cosud e MPs assinam acordos para combate ao crime e prevenção a eventos climáticos
Publicado em
22 de novembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Os sete governadores dos estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) assinaram, nesta sexta-feira (22), um termo de cooperação técnica com os Ministérios Públicos Estaduais (MPs) para fortalecer e integrar a atuação dos órgãos no combate ao crime organizado e também na prevenção e resposta a eventos climáticos extremos. A assinatura ocorreu durante o 12º encontro do grupo, realizado em Florianópolis, Santa Catarina.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, ressaltou que a parceria com os Ministérios Públicos fortalece o combate ao crime organizado. “Nós queremos melhorar a máquina pública e isso só vem com a participação de todas as instituições, seja da área de controle e fiscalização, com o combate a criminalidade, que é tão importante, mas também com a questão da sustentabilidade, gerar emprego e renda cuidando do meio ambiente, da nossa natureza”, destacou.
Hoje cada Ministério Público estadual conta com um Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos). A ideia é que, com o convênio junto ao Cosud, os MPs criem um grupo de trabalho de combate ao crime organizado, envolvendo as áreas de inteligência.
“Os Gaecos funcionando de forma conjunta ao Cosud, sem dúvida alguma vai ser mais um case de sucesso de grandes operações, de apreensões, trazendo a força e o preparo das nossas polícias, de inteligência, mas também trazendo a expertise de membros do Ministério Público na área de combate à sonegação e de inteligência no combate ao crime organizado”, complementou o governador.
Na última semana, Ratinho Junior anunciou que o Estado vai ampliar seu apoio ao trabalho do Gaeco, fornecendo policiais para atuarem em um novo núcleo do grupo em Umuarama, na região Noroeste. Com isso, o grupo passará a ter dez núcleos regionais no Estado.
A parceria entre estados e Ministérios Públicos foi discutida na edição anterior do Cosud, em agosto deste ano, no Espírito Santo. O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Francisco Zanicotti, destacou que a parceria entre os órgãos e os estados servem de exemplo para todo o País.
“Nós estamos aqui por um motivo: efetividade. Com ações concretas, esse convênio impacta não somente o Sul e o Sudeste, mas todo o Brasil, pois a repercussão para os demais estados é evidente. Eles veem o que está sendo feito aqui e podem tirar proveito das iniciativas realizadas pelo Cosud”, afirmou.
- CNPJ-e-estrutura-administrativa-governadores-assinam-formalizacao-do-Cosud” target=”_blank”>Com CNPJ e estrutura administrativa, governadores assinam formalização do Cosud
SEGURANÇA PÚBLICA – Na área da segurança pública, a parceria visa o combate ao crime organizado de maneira integrada entre os Ministérios Públicos e os estados, por meio das forças de segurança pública, em ações de investigação, inteligência, prevenção e repressão.
Para concretizar as ações, os órgãos realizarão investigações conjuntas e intercâmbio de informações estratégicas para desarticular organizações criminosas que operem em suas áreas de atuação, observando as normas de sigilo e proteção de dados aplicáveis. A segurança pública é um dos principais temas discutidos no Cosud, com uma Câmara Técnica exclusiva para debate e proposição de ações na área.
“O combate ao crime se dá com investigação, inteligência, união de esforços e de forma estratégica, com medidas severas, mas inteligentes. Lavagem de dinheiro e quais são os estabelecimentos utilizados para que essas organizações multipliquem o seu patrimônio estão no escopo desse grupo. Acho que o grande legado que nós podemos deixar para o futuro é enfrentarmos o crime de maneira coordenada e organizada”, explicou o procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano.
EVENTOS CLIMÁTICOS – Já a parceria envolvendo eventos climáticos extremos (como inundações, enchentes e deslizamentos) busca a atuação preventiva para mitigação de riscos e danos, promovendo a troca de informações e o desenvolvimento de práticas preventivas.
Também serão estabelecidos mecanismos de auxílio mútuo em situações de emergência, com apoio logístico e operacional entre os órgãos e os estados. Será desenvolvido um protocolo unificado de resposta a desastres climáticos, visando a rápida atuação em situações emergenciais.
A medida vai ao encontro do pactuado também na edição passada do Cosud, em que os estados firmaram o compromisso de elaboração de um Programa de Mudanças Climáticas, de um Plano de Descarbonização e de um Plano de Adaptação, como estratégia fundamental para orientar as ações de governo e a formulação das políticas públicas.
Em maio, frente aos impactos das fortes chuvas e inundações no Rio Grande do Sul, o Paraná criou a Rede de Ajuda Humanitária, uma forma de disponibilizar auxílio de maneira mais rápida para estados e municípios, com a distribuição de donativos, de efetivo para o trabalho e também de recursos financeiros. É a primeira rede do País com abrangência nacional.
E a partir de 4 de dezembro, os estados do Sul e Sudeste passarão a contar com mais uma ferramenta para notificar a população sobre eventos climáticos extremos. Por meio da tecnologia cell broadcast, celulares que estiverem localizados dentro de uma área em situação de risco receberão um alerta. Diferente de outros avisos, este se sobrepõe aos aplicativos do celular e é enviado a todas as pessoas que estiverem no perímetro predeterminado via sistema, sem exigir cadastro prévio.
PLANO DE TRABALHO – Em ambas as áreas, serão promovidas capacitações e treinamentos para agentes dos governos estaduais e membros e servidores dos MPs. Para isso, serão disponibilizados recursos humanos e materiais para a execução das atividades.
Dentro de um prazo de 90 dias, planos de trabalho específicos para combate ao crime organizado e a prevenção e resposta a eventos climáticos extremos serão elaborados para guiar a atuação do poder público. Os documentos terão como foco o planejamento e a execução das ações, detalhando as atividades, os responsáveis, os prazos, os recursos necessários e os resultados esperados em cada área de atuação.
Os integrantes de cada estado também vão participar de reuniões periódicas e atividades de monitoramento para verificar se as ações propostas estão, de fato, sendo realizadas e/ou cumpridas.
COSUD – Criado em março de 2019, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste tem como objetivo fortalecer a parceria entre as regiões e promover ações que beneficiem a população. A presidência do consórcio, atualmente sob a responsabilidade do governador do Paraná, Ratinho Junior, é conduzida em um sistema rotativo, garantindo a alternância de liderança e promovendo um ambiente colaborativo entre os estados.
Os sete estados que compõem o Cosud abrigam mais de 114 milhões de habitantes e são responsáveis por 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

TJPR participa do 4º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil
Comissão do TJPR media acordo de regularização fundiária em Araucária
Comarca de Bandeirantes recebe alunos do 5° ano pelo programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”

Comitê de Políticas Penais do Paraná realiza consulta pública até 19/07

Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça3 dias ago
Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
-
Justiça5 dias ago
TJPR divulga Edital de Retificação do Concurso Público para técnico judiciário
-
Justiça2 dias ago
TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho
-
Justiça1 dia ago
Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável