NOVA AURORA

PARANÁ

Corpo de Bombeiros faz mais de 700 salvamentos no Litoral durante o Verão Maior Paraná

Publicado em

A atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná durante o Verão Maior Paraná já fez em torno de 741 salvamentos e mais de 85.077 ações preventivas de 17 de dezembro de 2022 a 16 de janeiro de 2023.

Balanço divulgado nesta segunda-feira (16) indicou que além dos salvamentos e das ações preventivas, o CBMPR também localizou 398 crianças que estavam perdidas nas areias.  Por conta disso, o uso da pulseirinha de identificação nas crianças se tornou indispensável. Até o momento as equipes do CBMPR já distribuíram 8.413 pulseiras de identificação.

Durante a temporada do Verão Maior Paraná, o litoral paranaense conta com um efetivo de 535 bombeiros militares e 133 guarda-vidas civis, que estão nos 92 postos distribuídos em toda orla.

Os postos de guarda-vidas funcionam diariamente nas praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel, e contam com um posto tático-móvel em Morretes. Contando, inclusive, com embarcações para auxílio nas rondas marítimas e nos salvamentos.

Leia Também:  Com nova lei, Estado prevê levar ensino integral para 400 escolas até 2025

Nos primeiros 30 dias foram 741 salvamentos em água e houve, infelizmente, oito mortes. O Corpo de Bombeiros reforça que é preciso seguir as medidas de segurança para que o passeio seja tranquilo.

De acordo com a  porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Thayane de Lima, o CBMPR tem ressaltado aos banhistas e veranistas que vêm ao Litoral para que sempre procurem uma área protegida pela corporação. “Nós trabalhamos diariamente das oito às dezenove horas e temos noventa e dois postos espalhados em todo o nosso litoral. É muito importante que ao entrar no mar o banhista procure essa área protegida, porque se precisar intervir de alguma forma estamos mais próximos”, disse.

Ela orienta também para que os banhistas que já  possuem uma conduta segura com habilidade em nadar não extrapolem os seus limites físicos, fiquem realmente numa condição segura. Além de não fazer uso de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar, evitar entrar logo após se alimentar e não desviar a atenção das crianças estão entre as recomendações da capitã. “Observar e obedecer as bandeiras de sinalização é outro ponto de destaque”, acrescenta.

Leia Também:  Verão Maior Paraná: bombeiros salvam mais de 600 vidas e somam 66,7 mil ações preventivas

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Comissão Bipartite da saúde celebra anúncio de R$ 1 bilhão para ações e investimentos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Em contrapartida às obras, Governo amplia capacitação profissional em Matinhos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA