NOVA AURORA

PARANÁ

Corpo de Bombeiros faz mais de 700 salvamentos no Litoral durante o Verão Maior Paraná

Publicado em

A atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná durante o Verão Maior Paraná já fez em torno de 741 salvamentos e mais de 85.077 ações preventivas de 17 de dezembro de 2022 a 16 de janeiro de 2023.

Balanço divulgado nesta segunda-feira (16) indicou que além dos salvamentos e das ações preventivas, o CBMPR também localizou 398 crianças que estavam perdidas nas areias.  Por conta disso, o uso da pulseirinha de identificação nas crianças se tornou indispensável. Até o momento as equipes do CBMPR já distribuíram 8.413 pulseiras de identificação.

Durante a temporada do Verão Maior Paraná, o litoral paranaense conta com um efetivo de 535 bombeiros militares e 133 guarda-vidas civis, que estão nos 92 postos distribuídos em toda orla.

Os postos de guarda-vidas funcionam diariamente nas praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel, e contam com um posto tático-móvel em Morretes. Contando, inclusive, com embarcações para auxílio nas rondas marítimas e nos salvamentos.

Leia Também:  CAFS fecham o primeiro semestre com 1.099 atendimentos à fauna silvestre

Nos primeiros 30 dias foram 741 salvamentos em água e houve, infelizmente, oito mortes. O Corpo de Bombeiros reforça que é preciso seguir as medidas de segurança para que o passeio seja tranquilo.

De acordo com a  porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Thayane de Lima, o CBMPR tem ressaltado aos banhistas e veranistas que vêm ao Litoral para que sempre procurem uma área protegida pela corporação. “Nós trabalhamos diariamente das oito às dezenove horas e temos noventa e dois postos espalhados em todo o nosso litoral. É muito importante que ao entrar no mar o banhista procure essa área protegida, porque se precisar intervir de alguma forma estamos mais próximos”, disse.

Ela orienta também para que os banhistas que já  possuem uma conduta segura com habilidade em nadar não extrapolem os seus limites físicos, fiquem realmente numa condição segura. Além de não fazer uso de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar, evitar entrar logo após se alimentar e não desviar a atenção das crianças estão entre as recomendações da capitã. “Observar e obedecer as bandeiras de sinalização é outro ponto de destaque”, acrescenta.

Leia Também:  UEL conclui Vestibular 2025 em novo modelo; resultado será divulgado em janeiro

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Governo e Audi renovam parceria para levar teatro a crianças e reformar o Guaíra

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Crianças se divertem no quartel nas comemorações de aniversário do Corpo de Bombeiros

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA