NOVA AURORA

PARANÁ

Corpo de Bombeiros alerta para o uso seguro de fogos de artifício na virada do ano

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBM) reforça a orientação para que a população tome os devidos cuidados na compra e no uso dos fogos de artifício durante a virada do ano. A precaução é para evitar acidentes como queimaduras e incêndios durante as comemorações. 

O alerta começa na hora da compra. Os produtos só devem ser adquiridos em locais devidamente licenciados pelo CBM e que tenham também a liberação da Delegacia de Armas e Munições da Polícia Civil, o que garante ao consumidor a certificação do produto. 

“Na compra é preciso sempre procurar fogos de artifício que tenham sensores ou suportes. Eles diminuem o contato manual da pessoa com o produto, deixando o manuseio mais seguro. É necessário evitar também o consumo de bebidas alcoólicas quando for manusear os fogos de artifício, evitando acidentes”, explicou a porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Thayane de Lima. 

Ela ressalta que o manuseio tem ser feito com bastante atenção, seguindo as recomendações do fabricante e nunca diretamente em contato com as mãos ou na direção das pessoas. O material não deve ser manejado próximo a aglomerações – é fundamental procurar um local mais afastado, pois muitos acidentes acontecem devido a falhas ou efeito retardo dos fogos de artifício. Caso isso aconteça, os fogos não podem ser reutilizados e devem ser imersos em um balde de água para evitar a explosão.

Leia Também:  Com apoio das Regionais de Saúde, municípios realizam mutirão de combate à dengue

No caso de acidentes, a pessoa deve ligar para o telefone 193 e acionar o atendimento do Corpo de Bombeiros. Antes do socorro os ferimentos podem ser lavados com água corrente e protegidos com um pano limpo umedecido com água filtrada.

O Corpo de Bombeiros reforça também que é preciso estar atento às leis municipais de cada região e, caso não haja proibição, que as pessoas realizem esse procedimento da maneira mais segura possível.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Leia Também:  Novo escritório da socioeducação atenderá 67 municípios do Norte e Norte Pioneiro

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  IPR Tapicuru: com muita ciência, Paraná entrega nova variedade de feijão para o Brasil

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Perto do cidadão: Estado destina R$ 406 milhões para reforçar saúde dos municípios

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA