NOVA AURORA

PARANÁ

Copel Mercado Livre vence licitação e vai vender energia à Sanepar

Publicado em

A Copel Mercado Livre venceu o processo licitatório realizado pela Sanepar e será sua fornecedora de energia a partir de janeiro de 2024. O contrato assinado pelas duas empresas totaliza R$ 200,8 milhões e vai vigorar por um prazo de 60 meses, estendendo-se até dezembro de 2028.

A contratação feita pela Sanepar será regida pelas regras do mercado livre de energia, ambiente em que o cliente pode escolher seu fornecedor e negociar parâmetros como prazo e volume de energia adquirida. O contrato contempla 49 unidades consumidoras da empresa situadas em Curitiba e no Interior do Estado.

Considerando o consumo de energia de todas essas unidades, a contratação foi incluída na modalidade atacadista, destinada a grandes clientes. Nesta opção, o consumidor precisa se associar como um agente à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e assumir obrigações perante a instituição. Para facilitar a interação com a CCEE, a empresa de saneamento contratou, também, os serviços de gestão da Copel Mercado Livre, que vai representá-la junto à instituição federal.

Leia Também:  Tamanduá-mirim encontrado em Alto Piquiri é devolvido à natureza por técnicos do IAT

“Este é mais um contrato da Copel Mercado Livre que vai ajudar instituições paranaenses a economizar na conta de energia”, afirma o superintendente de Clientes da Copel Mercado Livre, João Acyr Bonat. Ele atribui a conquista ao empenho da equipe da comercializadora, que desenvolveu estudos criteriosos para elaborar uma proposta competitiva e trabalhou com comprometimento e grande sinergia.

A energia fornecida será produzida por outra subsidiária, a Copel Geração e Transmissão. A empresa possui um parque gerador com capacidade instalada de 7 GW, a maior parte constituída por usinas hidrelétricas e parques eólicos. A existência de um vínculo entre a comercializadora e uma geradora confere maior segurança ao processo e garantia de entrega da energia.

COPEL MERCADO LIVRE – Criada em 2016, a Copel Mercado Livre é o braço de comercialização de energia do grupo Copel. Com mais de 1,7 mil clientes distribuídos por 23 estados, a empresa é uma das líderes nacionais em volume de energia comercializada no ambiente de contratação livre. 

Além de atuar no mercado de clientes atacadistas, como é o caso do contrato assinado com a Sanepar, a subsidiária também vende energia para clientes varejistas, modalidade simplificada, em que a Copel, automaticamente, fica responsável pela intermediação e pelas obrigações com a CCEE, o que garante agilidade e segurança para o consumidor. 

Leia Também:  Projeto de extensão da UENP promove saúde feminina através da prática esportiva

Para 2024, a empresa se prepara para a nova expansão do ambiente de contratação livre, momento em que todos os clientes que integram o chamado Grupo A, e são atendidos em alta tensão, poderão migrar para o mercado livre. A mudança vai beneficiar principalmente pequenas e médias empresas, que poderão economizar até 30% nos gastos com energia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Antiga fábrica de Curitiba vai abrigar um dos maiores hubs de inovação da América Latina

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Geração Paraná Digital é oficializado e vai facilitar acesso de jovens ao mercado de tecnologia

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA