NOVA AURORA

PARANÁ

Copel leva teatro e divulga jogos digitais nas regiões Norte e Noroeste

Publicado em

Escolas da rede pública da região Norte e Noroeste receberão, ao longo da próxima semana, uma programação cultural que divulga os jogos educativos desenvolvidos pela Copel para as crianças aprenderem sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica. A peça teatral “Histórias Eletrizantes” aborda os conteúdos que depois podem ser praticados pelos alunos como uma brincadeira no celular.

A previsão é de que 3 mil crianças assistam ao teatro, que será apresentado em Apucarana (21/08), Cambira (22/08), Sarandi (24 e 25/08) e Maringá (25/08). Toda a programação tem parceria com as Secretarias municipais de Educação, e no caso de Apucarana as apresentações foram viabilizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel e CGT Eletrosul.

Os jogos “Se Liga” e “Click Esperto” foram especialmente projetados para crianças de sete a dez anos de idade, como um complemento ao conteúdo do programa educativo Iluminando Gerações, que leva informações por teatro e também em palestras, vídeos, materiais impressos e em eventos dedicados aos anos finais do Ensino Fundamental I, em todo o Paraná.

Leia Também:  PCPR divulga retrato falado de suspeito de tentativa de estupro na RMC

Após baixados, os jogos funcionam sem conexão à internet, portanto não exigem o consumo de dados móveis, nem expõem as crianças à conexão com outros usuários. O download dos jogos está disponível gratuitamente pela loja de aplicativos Google Play, do sistema operacional Android. Eles

CONSUMO CONSCIENTE – Tanto os jogos quanto o teatro têm como mensagem principal o uso consciente da energia elétrica. O jogo “Se Liga” é dedicado à segurança com a energia: nele, a crianças passeia com seu avatar personalizado e tem o desafio de identificar os riscos e responder as perguntas de forma correta para ganhar pontos e salvar o dia.

Além do uso seguro da energia, outra mensagem importante é a do uso sem desperdícios. Por isso, no jogo “Click Esperto” a ideia é acabar com os gastos desnecessários para economizar. É preciso ser rápido para apagar as lâmpadas acesas durante o dia, sem atingir nenhum obstáculo.

No teatro Histórias Eletrizantes, essas orientações são trazidas de forma lúdica pelos personagens Jacuí e Maricota.

Leia Também:  DER-PR vai interditar a BR-277 em Foz do Iguaçu a partir desta sexta; confira opções de desvio

Depois das apresentações desta semana, a dupla segue em turnê promovida pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Copel e CGT Eletrosul, e realizada pela Associação Cultural Casa da Árvore. Nela, serão contempladas mais 16 cidades: Assis Chateaubriand, Guaíra, Paranaguá, Arapongas, Antonina, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Campo do Tenente, Toledo, Sertaneja, Ortigueira, Tibagi, Goioerê, Umuarama, Piên e Lapa.

Serviço:

Teatro “Histórias Eletrizantes” e divulgação dos jogos educativos da Copel

Eventos agendados para agosto – Norte e Noroeste do Paraná

21/08 – Apucarana

Horários: 8h, 9h30, 13h e 14h30

Local: Espaço Cultural Cine Teatro Fênix – Avenida Curitiba, 1215

22/08 – Cambira

Horários: 9h e 14h

Local: Anfiteatro Municipal de Cambira (Av. Canadá 320)

24 e 25/08 – Sarandi

8h30min e 9h30

Local: Casa de Cultura (Praça Ipiranga – Centro)

25/08 – Maringá

Horários: 14h e 15h

Local: Centro de Aplicação Pedagógica da UEM (Av. Colombo, 5790)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Taxista e passageira são detidos pelo BPRv com 22,5 quilos de maconha na PR 488

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná fecha junho como segundo estado mais rápido na abertura de empresas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA