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Copel já tem mais de 820 mil medidores inteligentes instalados no Paraná

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Um dos maiores programas de digitalização e melhoria da rede de distribuição de energia em andamento no Brasil, de responsabilidade da Copel, já instalou mais de 820 mil medidores inteligentes em residências, comércios, empresas e propriedades rurais de 94 municípios do Paraná.  

A troca de medidores de energia tradicionais por medidores inteligentes não tem custo para o cliente e permite uma leitura mais precisa e em tempo real do consumo de energia. O avanço tecnológico representa uma revolução na forma como os consumidores da Copel gerenciam o consumo de energia, trazendo uma série de benefícios diretamente ao alcance de seus smartphones e dispositivos móveis.  

Com uma interface intuitiva e fácil de usar, o aplicativo da Copel fornece ao cliente do Programa Rede Elétrica Inteligente informações detalhadas sobre o consumo diário, possibilitando aos usuários identificar padrões e fazer ajustes para otimizar o uso de energia e reduzir custos.  

Em Pato Branco, o programador Augusto Ross conta que, depois da instalação do medidor inteligente em sua casa, passou a consultar o aplicativo da Copel para acompanhar as funcionalidades. “Hoje acabo resolvendo tudo que preciso pelo aplicativo, antes do medidor inteligente eu nem utilizava tanto, mas depois que houve a troca eu acabei usando mais e até vendo outras funcionalidades, o app é sinônimo de praticidade na palma da sua mão”, comenta. 

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FATURA DIGITAL – Os medidores inteligentes oferecem diversos benefícios, como a detecção automática de falhas e o monitoramento em tempo real do consumo. A modernização da rede também reduz a necessidade de visitas para leitura dos medidores e incentiva o uso de faturas digitais, contribuindo para a sustentabilidade e a praticidade.   

“Estamos acompanhando um crescimento de migrações para a fatura digital nos municípios onde existe a rede inteligente. Há municípios como Ipiranga, por exemplo, onde o projeto começou, em que 95% dos consumidores adotaram a conta digital, mostrando que é um sistema seguro e consolidado”, afirma o diretor de Operação e Manutenção da Copel Distribuição, Júlio Omori.  

As faturas digitais têm a mesma validade legal que as impressas, servindo como comprovante de endereço. Para cadastrar a fatura digital, basta acessar copel.com 

MEDIÇÕES – Os medidores inteligentes também são úteis para os projetos de geração de energia solar, por exemplo, por serem bidirecionais e possibilitarem medir tanto a energia consumida quanto a energia excedente produzida pelos sistemas de geração distribuída.  

O empresário Alobim Cesar Cordeiro mora em uma casa de 230 metros quadrados, no bairro Neves, em Ponta Grossa, e teve seu medidor de energia trocado por um modelo inteligente há cerca de seis meses. Ele tem painéis fotovoltaicos instalados em casa. “Como minha carga de geração é grande, eu faço esse acompanhamento, pois a energia gerada aqui produz créditos para poder abater cerca de 30% da conta de luz do meu filho e da minha filha”, conta Cordeiro.  

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Os medidores inteligentes serão importantes também para o caso de o setor elétrico estabelecer outras modalidades tarifárias variáveis no futuro.   

REDE INTELIGENTE – O Programa Rede Elétrica Inteligente da Copel é o maior e mais ambicioso do gênero no Brasil. Ele visa à modernização da infraestrutura elétrica da empresa por meio da instalação de medidores inteligentes e sistemas de automação de rede. A expectativa é de chegar a um milhão de instalações no início de 2025.  

A tecnologia de smart grids, ou redes inteligentes, da qual os novos medidores fazem parte, tem mostrado resultados impressionantes em outros países. Por exemplo, na União Europeia e nos Estados Unidos, a adoção generalizada de medidores inteligentes tem contribuído para uma maior eficiência energética, redução de perdas e uma gestão mais ágil e responsiva das redes elétricas. Na Copel, o programa até agora evitou a emissão de 305 toneladas de CO2.  

Acesse mais informações AQUI.

Fonte: Governo PR

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Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas

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Quando ingressou como professor na rede estadual de ensino, aos 21 anos, Evalney Riely Horst sentia que havia uma barreira entre ele e os demais colegas. Interpretar simples entonações de voz ou outros sinais não verbais representava uma dificuldade para ele. Ao participar do planejamento de educação inclusiva da escola, anos depois, ele teve a oportunidade de conhecer mais a fundo o que era autismo. Tendo se identificado com muitas de suas características, resolveu ele mesmo procurar orientação profissional.

Em 9 de abril de 2024, Evalney, aos 37 anos, finalmente recebeu o diagnóstico de portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “No começo foi estranho, precisei de um tempo até aceitar. Mas depois tudo foi fazendo sentido”, lembra. 

Desde a época em que estudava, Evalney tinha dificuldade para se enturmar, exceto quando se envolvia com atividades que o interessavam, como xadrez, informática e jogos eletrônicos, e que o tornavam alvo de bullying. Faltavam ao ambiente escolar formas de acolhimento a alunos como ele. “Não havia suporte, nem ouvíamos falar sobre autismo naquela época. Foi bem complicado para mim”, afirma.

Com o objetivo de promover a inclusão e o combate à discriminação da pessoa autista, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2008, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. O TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado principalmente pela dificuldade de comunicação e interação social, podendo apresentar ou não déficits intelectuais e hiperfocos.

“Não tem cura, mas tem tratamento”, afirma a pedagoga e especialista em psicopedagogia e educação especial, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno. “O maior desafio enfrentado pela pessoa com TEA é que muitas vezes ele é tratado de forma equivocada, apenas com medicação. Também é necessário que haja acompanhamento terapêutico e orientação adequada”.

O diagnóstico é feito por meio de avaliações, observações e acolhimento de relatos familiares e clínicos e deve acontecer o mais cedo possível. “Aos primeiros sinais atípicos no desenvolvimento infantil, pode-se iniciar o acompanhamento multidisciplinar objetivando uma avaliação completa do quadro”, explica o psicólogo Paulo Ricardo Ferreira.

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Segundo Siana, a importância do diagnóstico precoce ajuda a evitar complicações ao longo da vida para a pessoa com TEA. “É para que o autista não venha a sofrer graves consequências na vida adulta, como depressão ou mesmo outros transtornos mais sérios, que poderiam causar prejuízos pela dificuldade de compreensão, tanto por ele como pelas pessoas de seu entorno”.

ENSINO DE QUALIDADE E INCLUSÃO – Juarez Gabriel Miranda Franco de Lima sempre gostou de ir ao circo. Um dia, em 2020, pendurou uma cortina na garagem de casa, botou um nariz de palhaço, apontou uma câmera para o palco improvisado e se apresentou como o palhaço JG. “Teve malabarismo com chapéu, piadas e muitas músicas infantis”, ele recorda. “Normalmente eu faço sozinho, mas às vezes deixo meus amigos fazerem uma apresentação”.

Aos 6 anos, Juarez era tratado como uma criança hiperativa. Até que Cleusa, sua mãe, orientada pela escola em que ele estudava, procurou ajuda profissional para o diagnóstico para TEA, que acabou se confirmando. A princípio preocupada – na adolescência, ela havia cuidado de uma criança com autismo severo –, Cleusa ficou aliviada com o apoio dado pela escola. “Ele conseguiu uma professora para ajudá-lo a se desenvolver nos estudos”, ela conta. “Tinham muita paciência e muito amor por ele. Ele é um menino muito inteligente e muito carinhoso com todo mundo”. 

Além das apresentações como o palhaço JG – devidamente registradas em seu canal no YouTube –, Juarez, que está no terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Wolff Klabin, é atleta, tendo competido em três edições dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), representando o Centro de Referência Paradesportiva de Telêmaco Borba. Em 2023, ele foi campeão paranaense, tendo conquistado ouro nas modalidades de 100, 200 e 400 metros. Correr, diz Juarez, o ajudou a se tornar uma pessoa mais independente. “Consigo cuidar de mim mesmo e já saio sozinho. Eu costumava me isolar, mas agora saio e convivo com outras pessoas”, comemora Juarez.

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Essas conquistas de Juarez e de outros 12 mil estudantes com diagnóstico de TEA são possíveis graças aos serviços de acolhimento e assistência oferecidos pela Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR). Esses serviços são distribuídos nas escolas levando-se em conta as necessidades dos estudantes.

Os Profissionais de Apoio Escolar (PAE), que ajudam estudantes com deficiência a participar das atividades escolares, e Professores de Apoio Educacional Especializado (PAEE), que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, são contratados conforme estudo de caso. 

Já as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), que funcionam no contraturno e ajudam na integração social dos alunos, são autorizadas para todas as escolas que possuam estudantes da educação especial e que não sejam de educação integral.

“O Paraná desenvolve ações voltadas aos alunos com TEA desde a origem do atendimento educacional especializado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Com o aumento do número de estudantes identificados, as ações têm sido potencializadas para garantir a inclusão de todos eles”.

Hoje, para atender estudantes com diagnóstico de TEA, a rede estadual de educação conta com cerca de 3 mil SRMs, 1.400 PAEs e 4.100 PAEEs.

“Hoje em dia, eu percebo muitas coisas boas, como atendimento especializado com profissionais capacitados, salas de recursos multifuncionais e palestras para conscientização”, avalia Evalney, que hoje leciona no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, em Irati, no Centro-Sul do Estado. “Na escola, quando contei do diagnóstico, a direção me acolheu e inclusive me incentivou a usar o cordão do autismo, como forma de inspirar alunos autistas”.

Fonte: Governo PR

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