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Copel conquista certificado de empresa sustentável na B3

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A Copel acaba de conquistar mais um certificado de empresa sustentável. Desta vez, a companhia foi listada na carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3, destacando-se entre as mais competentes na gestão de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Criado em 2010, o índice promove a transição para uma economia de baixo carbono e é referência em boas práticas no mercado brasileiro.

“A inclusão no índice reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, baseado em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa, com foco total no cliente”, afirma Daniel Slaviero, presidente da Copel.

A Copel se destaca pelo cumprimento antecipado de uma de suas metas mais ambiciosas: em 2024, um ano antes do previsto, alcançou 100% de matriz elétrica renovável, composta por hidrelétricas, energia solar e eólica. Esse marco reflete o alinhamento da empresa com as demandas globais de descarbonização e com as práticas exigidas pelo ICO2.

Na atual carteira da B3, 97% das empresas, incluindo a Copel, têm Conselhos de Administração que supervisionam questões climáticas. Esse compromisso é evidenciado em ações como os inventários de emissões verificados por terceiros e a definição de metas para redução de GEE.

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A nova carteira do índice, com validade de janeiro a abril de 2025, reflete avanços da revisão metodológica implementada no ano passado. Agora, o ICO2 incorpora companhias do Índice Brasil Amplo (IBrA B3), o que amplia o universo de ativos elegíveis e reforça os critérios de eficiência e governança climática.

O portfólio atual apresenta uma redução de 88% nas emissões de GEE em comparação com carteiras anteriores.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS – O compromisso com o clima foi consolidado em 2011, com a aprovação da Agenda Copel de Mudanças Climáticas, e fortalecido em 2016 com a adoção de uma Política Corporativa para o clima. No mesmo ano, a Copel aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, renovando seu vínculo com o Pacto Global, sendo a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a fazê-lo, em 2000.

Em 2023, a Copel elevou sua classificação no CDP Disclosure Insight Action para “A-” em práticas climáticas, após anos com nota B. Além disso, por meio do programa Rede Elétrica Inteligente, instalou mais de 1 milhão de medidores remotos em 105 municípios do Paraná, por meio do programa Rede Elétrica Inteligente, uma das mais amplas modernizações da rede de distribuição na América Latina. Como os medidores dispensam deslocamentos de equipes, o programa já evitou a emissão de 400 toneladas de CO2e desde 2018.

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Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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