NOVA AURORA

PARANÁ

Copel conquista certificado de empresa sustentável na B3

Publicado em

A Copel acaba de conquistar mais um certificado de empresa sustentável. Desta vez, a companhia foi listada na carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3, destacando-se entre as mais competentes na gestão de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Criado em 2010, o índice promove a transição para uma economia de baixo carbono e é referência em boas práticas no mercado brasileiro.

“A inclusão no índice reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, baseado em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa, com foco total no cliente”, afirma Daniel Slaviero, presidente da Copel.

A Copel se destaca pelo cumprimento antecipado de uma de suas metas mais ambiciosas: em 2024, um ano antes do previsto, alcançou 100% de matriz elétrica renovável, composta por hidrelétricas, energia solar e eólica. Esse marco reflete o alinhamento da empresa com as demandas globais de descarbonização e com as práticas exigidas pelo ICO2.

Na atual carteira da B3, 97% das empresas, incluindo a Copel, têm Conselhos de Administração que supervisionam questões climáticas. Esse compromisso é evidenciado em ações como os inventários de emissões verificados por terceiros e a definição de metas para redução de GEE.

Leia Também:  Sanepar é premiada como uma das empresas do setor que mais inovam com statups no país

A nova carteira do índice, com validade de janeiro a abril de 2025, reflete avanços da revisão metodológica implementada no ano passado. Agora, o ICO2 incorpora companhias do Índice Brasil Amplo (IBrA B3), o que amplia o universo de ativos elegíveis e reforça os critérios de eficiência e governança climática.

O portfólio atual apresenta uma redução de 88% nas emissões de GEE em comparação com carteiras anteriores.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS – O compromisso com o clima foi consolidado em 2011, com a aprovação da Agenda Copel de Mudanças Climáticas, e fortalecido em 2016 com a adoção de uma Política Corporativa para o clima. No mesmo ano, a Copel aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, renovando seu vínculo com o Pacto Global, sendo a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a fazê-lo, em 2000.

Em 2023, a Copel elevou sua classificação no CDP Disclosure Insight Action para “A-” em práticas climáticas, após anos com nota B. Além disso, por meio do programa Rede Elétrica Inteligente, instalou mais de 1 milhão de medidores remotos em 105 municípios do Paraná, por meio do programa Rede Elétrica Inteligente, uma das mais amplas modernizações da rede de distribuição na América Latina. Como os medidores dispensam deslocamentos de equipes, o programa já evitou a emissão de 400 toneladas de CO2e desde 2018.

Leia Também:  Horse vai investir R$ 200 milhões em nova linha industrial em São José dos Pinhais

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Veranistas podem fazer aulas gratuitas de bodyboarding em Matinhos e Pontal do Paraná

Published

on

By

Para ampliar o acesso dos veranistas a práticas esportivas, o Governo do Estado incluiu a oferta de aulas de bodyboarding na programa do Verão Maior Paraná. A modalidade está disponível para adultos e crianças de forma gratuita nas arenas montadas na Praia Brava, em Caiobá, e do balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

As aulas têm uma hora de duração cada e são oferecidas de sexta-feira a domingo, com inscrições das 8h30 às 12h e das 15h às 17h30. As inscrições dos interessados devem ser efetuadas diretamente nas estruturas do Governo do Estado, com início das primeiras aulas às 9h30, no período da manhã, e às 15h30, no período da tarde.

Em Caiobá, a Arena Verão Maior está localizada na Avenida Atlântica, 891, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa. Já em Praia de Leste, o posto fica na Avenida Deputado Aníbel Khury, próximo ao deck de acesso principal à praia, entre as ruas Baronesa do Cerro Azul e Manoel Marques.

A ação é feita em uma parceria do poder público estadual, por meio da secretaria estadual do Esporte, com a Federação Paranaense de Bodyboarding (FPB).

Leia Também:  Recorde de ofertas: Agências do Trabalhador têm 20,2 mil vagas com carteira assinada

Sanderson Trevisan, que atua como um dos instrutores das aulas, explica que a modalidade surgiu como uma derivação do surfe. “A diferença é que a prancha é um pouco menor e que fica grudada ao corpo, além do uso de pés de pato para auxiliar nas manobras”, disse.

Criado de forma improvisada em 1971 por um norte-americano que estava no Havaí, o bodyboarding é um ótimo exercício para a saúde física e mental, segundo Trevisan. “É um esporte muito bom para o desenvolvimento de todo o corpo, porque trabalha tanto os membros inferiores quanto superiores, além de servir como um estímulo cognitivo”, acrescentou.

O instrutor considera ainda que o incentivo da modalidade pelo Governo do Estado ajuda a democratizar o acesso ao esporte e estimular a formação de potenciais atletas. “No Paraná, o bodyboarding é praticado há mais de 40 anos. Ao mostrá-lo para as novas gerações dentro do Verão Maior Paraná, estamos fazendo a iniciação esportiva destas crianças, que aprendem as técnicas básicas e podem vir a praticar o esporte de alto rendimento no futuro”, concluiu Trevisan.

Leia Também:  Paraná sedia reunião do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas nesta semana

AULAS APROVADAS – Com mais de 350 atendimentos apenas no último fim de semana, as aulas de bodyboarding têm sido aprovadas pelos alunos. O aposentado Cristiano Andregetto considera a iniciativa importante para a educar as pessoas, sobretudo as crianças, sobre como se comportar no mar. “É um esporte bacana porque ajuda as crianças e os pais a entenderem que o mar não é um bicho-papão, mas que precisa ser respeitado para evitar riscos”, comentou.

Apesar de nunca ter subido em uma prancha antes, a pequena Giulia Rossi, de apenas 8 anos, foi outra aluna que aprovou as aulas. “Foi bem legal. Apesar de ter dado algumas capotadas, eu senti que ia dar tudo certo. Me diverti bastante”, contou.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA