NOVA AURORA

PARANÁ

Controladoria-Geral do Estado lança cartilha de integração para acolher novos servidores

Publicado em

O servidor que ingressar na Controladoria-Geral do Estado (CGE) passa a contar com mais um apoio para se adaptar à rotina e ao ambiente de trabalho. A partir desta quarta-feira (26) está disponível no site da CGE, aba Institucional, a Cartilha de Integração, com boas práticas já em execução no dia a dia de quem trabalha no órgão central de controle interno do Governo do Estado.

Nesta semana, a CGE deverá ser encaminhar para outras esferas do governo a proposta para criação do quadro próprio da Controladoria-Geral do Estado, com admissão por concurso público. Em 2019, trabalhavam na CGE menos de 40 servidores comissionados. Hoje, são mais de 120, e boa parte efetiva dos quadros do Estado.

A publicação traz novidades como os padrões ESG, que na sigla em inglês significa responsabilidade social, sustentabilidade e governança, sugeridos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também reúne procedimentos para atender a Lei Geral de Proteção de Dados e condutas esperadas dos servidores, além de mapas e dicas sobre a CGE e seu entorno.

Leia Também:  Com mais variedade e mais refeições, segurança alimentar dos alunos foi prioridade em 2022

Segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, as orientações contidas na cartilha contribuem para fortalecer a governança. “O servidor bem orientado sobre as boas práticas tanto em relação ao trabalho como em relação à conduta esperada colabora na manutenção de ambiente laboral sadio”, afirmou.

Na cartilha, estão expostos os 10 Mandamentos da CGE, diretrizes estabelecidas para atuação do órgão e de seus servidores. “São orientações úteis a todo e qualquer órgão ou entidade, mas optamos por ressaltá-las, a fim de reforçar o compromisso com a integridade”, explicou o controlador-geral.

Com o objetivo de diminuir a insegurança inicial, normal em novo ambiente trabalho, o servidor recém-chegado à CGE tem de forma rápida e fácil a estrutura do órgão e a informação sobre restaurantes e estacionamentos do entorno. A cartilha também informa as campanhas encabeçadas pela CGE e dicas de economia de luz, por exemplo.

A estratégia de acolhimento a novos servidores se fez necessária pela estrutura crescente da Controladoria-Geral e pela diversidade de conhecimentos prévios de cada indivíduo. “Toda pessoa admitida passa por curso a distância sobre as atividades da CGE. A cartilha vem complementar essas informações, com boas práticas nas relações com os colegas e com o ambiente de trabalho”, completou Siqueira.

Leia Também:  Estado já emitiu 28,2 mil certificados de capacitação de servidores públicos em 2023

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Governo investe R$ 262 milhões em 89 obras na Região Metropolitana de Curitiba

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Com mais variedade e mais refeições, segurança alimentar dos alunos foi prioridade em 2022

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA