NOVA AURORA

PARANÁ

Conselho Estadual dos Direitos do Idoso toma posse e elege nova diretoria

Publicado em

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi/PR) realizou nesta semana a cerimônia de posse seus integrantes e a eleição da nova diretoria. Jorge Nei Neves, do segmento sociedade civil,  assumiu a presidência do colegiado para o biênio 2023-2025. A vice-presidente é Adriana Santos de Oliveira, do segmento governamental, e Nancy Regina Shen, também governamental, assume como secretária executiva.

A competência sobre as políticas públicas para as pessoas idosas, que pertencia à Secretaria de Justiça e Cidadania, foi transferida para a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial.

“O Cedi/PR já tem 25 anos de atuação e acumula conquistas importantes, como o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e o 2º Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Isso é fruto do trabalho de cada conselheiro e conselheira que fez parte deste colegiado”, disse a secretária Leandre Dal Ponte. Ela participou das solenidades, junto com o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.  

Leia Também:  Governador reforça parcerias com o TJPR em posse da nova cúpula diretiva

A posse dos novos conselheiros ocorreu na terça-feira (25), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Já a eleição da mesa diretora foi nesta quarta (26), no Palácio das Araucárias. Ambos os encontros homenagearam o conselheiro José Araújo Silva, falecido no dia 14 de abril, reconhecido por sua luta em favor de pessoas idosas no Paraná e no Brasil.

FORTALECIMENTO – O Cedi/PR reúne 48 conselheiros: 24 representantes da sociedade civil (titulares e suplentes) e 24 representantes governamentais (titulares e suplentes). O presidente eleito, Jorge Nei Neves, participa do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso desde 2017. E já ocupou a presidência do colegiado no biênio 2019-2021.

“Neste momento, nosso maior desafio é o fortalecimento do Fundo Estadual do Idoso para que, através do aporte de recursos, possamos deliberar ações estratégicas em todas as áreas para garantir os direitos das pessoas idosas em todo o Paraná”, disse Neves.

Ele destacou a importância do fortalecimento dos conselhos municipais, que atuam localmente para garantir os direitos deste público. Todos os 399 municípios paranaenses possuem conselho da pessoa idosa.

Leia Também:  Consultores alemães e brasileiros iniciam estudos sobre hidrogênio renovável na Sanepar

PARCERIA – A secretária Leandre também enfatizou a parceria entre a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial com o Cedi/PR. “Precisamos cada vez mais preparar as cidades para acolher as pessoas, na medida em que elas envelhecem. E o Conselho nos ajuda neste trabalho, tanto na formulação quanto na proposição das políticas públicas, que agora assume assumimos a missão de construir”, disse.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia de posse Rosana Beraldi Bevervanço, procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, e Maria de Lourdes Menon Schram, representando a população idosa do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR encerra 3ª turma do curso para agentes da segurança que vão atuar no verão

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Polícia Civil entrega uniformes para os servidores do Verão Maior Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA