PARANÁ
Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas empossa nova presidente e conselheiros
Publicado em
8 de fevereiro de 2023por
Itajuba TadeuO Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd) realizou nesta quarta-feira (8) a solenidade de posse da nova presidente e dos conselheiros para o biênio 2023-2024. Juliane Maria Fonseca Silva assume a presidência em substituição à Luiz Carlos Hauer.
A representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Caroline Arns, passa a ocupar a vice-presidência e Renata Himovski Torres, representante da Secretaria estadual da Segurança Pública, tomou posse como secretária executiva.
A nova presidente é representante da Secretaria de Estado da Educação no Conesd e, na pasta, é responsável pela interface junto ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da PM no que se refere às ações voltadas à segurança escolar.
De acordo com Juliane, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) dará importante contribuição ao conselho, já que é nas escolas que acontece o contato direto com os adolescentes. “Os estudantes dentro da faixa etária atendida pelo Estado, em sua grande maioria adolescentes, são aqueles mais vulneráveis com relação à questão das drogas. O trabalho e a atuação, tendo essa visão de dentro do conselho, só têm a contribuir cada vez mais para estabelecermos uma política de combate às drogas que ajude a sociedade de fato e, assim, fazer a diferença”, explicou.
Durante a cerimônia, o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, entregou certificados em reconhecimento aos relevantes serviços públicos prestados aos conselheiros que fizeram atuaram no biênio 2021-2022.
“Agradeço, em nome da Secretaria da Segurança, todo o empenho dos conselheiros dessa gestão, um trabalho benéfico para combater as drogas, o que não se faz só com repressão, mas também com prevenção e o tratamento aos dependentes químicos”, destacou o coronel Prüsse. “O trabalho do Conesd é muito importante nesta missão e daremos todo o suporte necessário para que isso seja perene”.
O diretor do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, Renato Figueiroa, destacou que foi dado andamento a um plano estadual de políticas sobre drogas que vinha sendo trabalhado há três anos. “No ano passado, fizemos uma conferência municipal de política sobre drogas, onde o plano foi apresentado a todos os municípios do Paraná, que também contribuíram na elaboração do documento”, disse.
“Acredito que nessa nova composição do Conesd, com a Secretaria da Educação à frente, serão novos ares e ideias. Tenho certeza que o conselho continuará atuante e de uma forma bem presente, avaliando o nosso trabalho dentro da Secretaria de Segurança Pública”, afirmou Figueiroa.
CONESD – O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas é regulamentado por decreto e debate ações voltadas à prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas. Ele conta com representantes das secretarias estaduais da Segurança Pública, da Justiça e Cidadania, da Educação e da Saúde, entre outras. Também participam representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação Comercial do Paraná, do Tribunal de Justiça do Paraná, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e de outras instituições representativas.
O órgão colegiado tem caráter deliberativo, normativo, consultivo, de composição paritária, orientador, nas áreas de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas – substâncias psicoativas que causem dependência física e/ou psíquica, incluindo a dependência tecnológica. Também tem a função de orientar políticas de redução de oferta e do tráfico de drogas no Paraná.
Integrantes do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – biênio 2023/2024:
Secretaria de Estado da Educação
Titular: Juliane Maria Fonseca Silva (presidente)
Suplente: Vanessa Maria Rodrigues Viacava
Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Titular: Caroline Arns de Santa C. Arruda (vice-presidente)
Suplente: Aline Calefi Lima
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Titular: Renata Himovski Torres (secretária executiva)
Suplente: Camila Duda
Secretaria de Estado da Saúde
Titular: Marisa da Costa
Suplente: Maristela da Costa Sousa
Polícia Militar do Estado do Paraná
Titular: major QOPM Ricardo da Costa
Suplente: capitão QOPM Denise Marília Silva
Departamento da Polícia Civil
Titular: Anelyze Sant Ana
Suplente: Ana Cristina Ferreira Silva Suplente
Departamento de Polícia Penal
Titular: Leandro Domingos Zanardi
Suplente: Gesergio Lopes Leal
Ministério Público do Estado do Paraná
Titular: Diogo de Assis Russo
Suplente: Fábia Teixeira Fritegotto Gimenez
Ordem dos Advogados do Brasil
Titular: Andrea Damasceno de Barros
Suplente: Luiz Carlos Hauer
Conselho Regional de Psicologia do Paraná
Titular: Fábio José Orsini Lopes
Suplente: Felipe de Nadai G. de Oliveira
Universidade Federal do Estado do Paraná
Titular: Dulce Dirclair Haf Bais
Suplente: Rogério Goulart da Silva
Conselho Regional de Serviço Social
Titular: Helena Maria Ramos dos Santos
Suplente: Priscila dos Santos Brasil Suplente
Associação Comercial do Paraná
Titular: Maria Lúcia Gomes
Suplente: Marcelo Mikosz Gonçalves
Federação Paranaense das Comunidades Terapêuticas – FEPACT
Titular: Junior Luiz Tavares de Castro
Suplente: Kleiton Jesus Ribeiro
Conselho Regional de Medicina – CRM
Titular: Marco Antônio do Socorro Marques Ribeiro Bessa
Suplente: Ursula Bueno do Prado Guirro
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


IAT alcança 1.485 voluntários com formação de nova turma de brigadistas
O programa de voluntariado do Instituto Água e Terra (IAT) está em expansão. Mais 150 pessoas, aprovadas para a fase...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça5 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça5 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”