NOVA AURORA

PARANÁ

Conselho Estadual da Juventude elege nova diretoria para 2023

Publicado em

O Conselho Estadual da Juventude do Paraná elegeu seu novo presidente para 2023. Matheus Felipe Larrocheski Falasco, da Organização Não Governamental, Youth Action Hub, que integra a Cadeira dos Movimentos de Empreendedorismo de Trabalho e Renda, foi eleito durante reunião ordinária do Conselho, realizada nesta segunda-feira (30), com 6 votos, que representou metade do Colegiado. O vice-presidente é Douglas Miranda, 

Um dos principais objetivos dos membros e diretoria do Conselho é fazer com que o órgão possa ter ainda mais visibilidade, por meio de Lei Estadual da Juventude, que está com minuta sendo discutida.

“Nosso principal desafio é evoluir de forma significativa com o Projeto de Lei, que trará mais segurança e resguardará ainda mais os direitos dos jovens paranaenses. Estamos trabalhando continuamente em parceria com o poder público e privado para que possamos avançar e, assim, desenvolvermos ações de forma mais contundente”, ressaltou Falasco.

Criado pelo Decreto nº 2897 de 19 de maio de 1988, o Conselho Estadual da Juventude é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família e composto por representantes da Sociedade Civil e do Poder Público com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude.

A sociedade civil tem papel fundamental na definição das políticas públicas para juventude, garantindo melhores condições de combate à vulnerabilidade juvenil no Paraná. A função principal do Conselho é o de consolidar as ações que estão em desenvolvimento na Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas e Defesa dos Direitos dos Jovens, em conjunto com os programas de todas as secretarias estaduais que atendem o público jovem de 15 a 29 anos.

Para Rogério Carboni, secretário do Desenvolvimento Social e Família, o Conselho tem um papel primordial para colocar a juventude paranaense em protagonismo. “Temos mais de 1 milhão de jovens no Paraná e temos que atendê-los em suas particularidades, naquilo que cada região mais precisa. Esse Conselho consegue ter essa pluralidade e fazer com que as políticas públicas discutidas aqui, possam auxiliar na melhoria de cada um”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Estado inicia construção de Delegacia Cidadã em Londrina

Douglas Miranda, ex-presidente e atual vice-presidente do Conselho, destacou os avanços alcançados nos últimos anos. “Temos a alternância na presidência, entre o poder público e sociedade civil organizada, garantindo que nosso atendimento seja ainda mais amplo. Avançamos muito na busca ativa dos munícipios para a criação dos conselhos municipais e iniciamos a tramitação do Projeto de Lei, que é um pedido antigo tanto da sociedade civil organizada e dos entes públicos, para que possamos avançar no estabelecimento das políticas públicas mais assertivas”, enfatizou.

Na relação de entidades e órgãos que ocupam as cadeiras do Conselho Estadual da Juventude, há casos em que os suplentes não foram indicados ainda.

Conheça a nova diretoria:

Presidente do Conselho Estadual da Juventude

Matheus Felipe Larrocheski Falasco

Vice-Presidente

Douglas Miranda

Secretário executivo

Murilo Luiz Lazarotto

I – CADEIRA DE MOVIMENTOS ESTUDANTIS

Entidade Titular: UPE – União dos Estudantes Paranaenses

Thales Gabriel da Rosa Zaboroski

II – CADEIRA DE JUVENTUDES DE PARTIDOS POLÍTICOS

Entidade Titular: PT Pato Branco/PR

Samuel Staczewski Santos

Entidade Suplente Complementar: JSB/PR – Juventude Socialista Brasileira do Paraná

III – CADEIRA DOS MOVIMENTOS DE EMPREENDEDORISMO, GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

Entidade Titular: Youth Action Hub – Curitiba

Titular: Matheus Felipe Larrocheski Falasco

Entidade Suplente Complementar:

IV – CADEIRA DO MOVIMENTO ÉTNICO RACIAL E PROMOÇÃO À IGUALDADE RACIAL

Entidade Titular: UJS/PR – União da Juventude Socialista do Paraná

Leia Também:  Governador destaca a força das cooperativas e anuncia novas ações para apoiar o setor

Titular: Rulianna Shayra Caldeira de Souza

Suplente: Leonardo de Lima da Silva

Entidade Suplente Complementar: Rede Mulheres Negras do Paraná

V – CADEIRA DO MOVIMENTO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL

Entidade Titular: Grupo Dignidade

Titular: Lucas Siqueira Dionísio

Suplente: Wenik Marinho Felix

Entidade Suplente Complementar: Instituto Por.de.Para Mulheres 

VI – CADEIRA DA JUVENTUDE DO MEIO RURAL

Entidade Titular: Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná – FETAEP

Titular: Alexandre Leal dos Santos

Suplente: Daiane Kielt da Silva

VII – CADEIRA DOS MOVIMENTOS COMUNITÁRIOS

Entidade Titular: Associação Juventude Progressistas

Titular: André Lira

Suplente: Michel Fernando Becker

VIII – CADEIRA DA REGIONAL DE CURITIBA, REGIÃO METROPOLITANA E LITORAL

Entidade Titular: SINSEP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Pinhais

Titular: Matheus Felipe Ferreira Pinto Bregenski

Suplente: Rulliana Shayra Caldeira de Souza

Entidade Suplente: Associação JPROS – Juventude do Partido Republicano da Ordem Social

IX – CADEIRA DA REGIONAL DE MARINGÁ

Entidade Titular: DC – Juventude do Partido Democracia Cristã

Titular: Marcos Willian Loiola da Costa

Suplente: Luiz Fernando Obladen Pujol

X – CADEIRA DA REGIONAL DE LONDRINA

Entidade Titular: Juventude Cidadania 23 – Londrina

Titular: Matheus Cordeiro Maluf

Suplente: Elson Maynardes da Silva Ribeiro

Entidade Suplente: Conselho da Comunidade de Londrina

XI – CADEIRA DA REGIONAL SUL, SUDESTE E CAMPOS GERAIS 

Entidade Titular: CIEE/PR – Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná

Titular: Simone Aparecida Falchetti Paulin

Suplente: Luciane de Fátima Oliveira

XII – CADEIRA DA REGIONAL OESTE, SUDOESTE E LARANJEIRAS

Entidade Titular: SIEP/PR – Sociedade de Integração dos Estudantes Paranaenses

Titular: Vitor Mateus Serafini de Lima

Suplente: Guilherme Cipriano Meurer

Entidade Suplente: JS PDT – Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Para reforçar combate ao crime, Clevelândia passa a contar com nova base da Rotam

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador destaca a força das cooperativas e anuncia novas ações para apoiar o setor

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA