NOVA AURORA

PARANÁ

Conselho de Administração aprova nova diretoria executiva da Portos do Paraná

Publicado em

O Conselho de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina aprovou no fim da tarde desta sexta-feira (17), por unanimidade, a nova diretoria executiva da Portos do Paraná. Os nomes já haviam passado pela aprovação do Conselho de Controle das Empresas Estatais e do Comitê de Indicação e Avaliação do Governo do Estado.

A empresa pública continuará sob a gestão de Luiz Fernando Garcia, que comandou os portos paranaenses nos últimos quatro anos. Também foram reconduzidos os diretores de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana, do Jurídico, Marcus Vinícius Freitas dos Santos, de Engenharia e Manutenção, Victor Yugo Kengo, e Administrativo e Financeiro, Marcos Alfredo Bonoski.

“A diretoria executiva seguirá com o compromisso firme de tirar do papel grandes projetos, investir na capacitação técnica do corpo de funcionários e manter uma relação transparente e harmoniosa com toda sociedade paranaense”, reforçou o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia.

Ele lembrou que por três anos consecutivos, os portos paranaenses são reconhecidos como a melhor gestão portuária do País, segundo o governo federal.

O engenheiro civil Gabriel Perdonsini Vieira assume a diretoria operacional no lugar de Luiz Teixeira, funcionário da Portos do Paraná desde 1976, que exerceu o cargo por oito anos.

Viera é formado pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Ele tem passagens pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá e pela América Latina Logística (antiga ALL).

Segundo ele, o trabalho será voltado para o avanço da produtividade e eficiência nas operações. “A autoridade portuária é uma grande facilitadora do comércio exterior. Queremos seguir com a excelência nos serviços e garantir bons resultados e novos recordes”, disse.

O parnanguara André Luiz Pioli Bernaski, que ocupou o cargo de diretor empresarial entre 2019 e 2022, retorna à função. Pioli é jornalista, com MBA em Comunicação Social e master em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha.

Leia Também:  PRC-466 em Guarapuava será interditada na quarta-feira para detonação de rochas

“Para mim é uma grande honra voltar para a Portos do Paraná. Minha expectativa é contribuir para qualidade no setor de logística e na melhor relação do porto com a cidade e todo o Litoral”, reforçou.

Segundo o presidente do Conselho, Mario Povia,  aprovação unânime pelos conselheiros reforça a preocupação com a continuidade dos projetos em andamento. “A Portos do Paraná tem alcançado os bons resultados graças às pessoas que fazem parte deste processo. Podemos ter novas tecnologias, normas claras, mas o grande diferencial está nas pessoas”, destacou.

Confira o currículo dos diretores da Portos do Paraná:

Diretor-presidente: Luiz Fernando Garcia é graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná, com máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación Valenciaport e pela Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. Antes de assumir a Portos do Paraná, em 2019, foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp); assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; e secretário nacional de políticas portuárias no governo federal.

Diretor de Meio Ambiente: João Paulo Santana é arquiteto urbanista formado pela Universidade Positivo. Possui pós-graduação em Gestão Pública e é mestrando em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Antes de ocupar o cargo na Portos do Paraná, foi coordenador chefe regional do Paranacidade, professor de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, presidente do Conselho do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Ponta Grossa e secretário municipal de Planejamento de São João do Triunfo. Está na Portos do Paraná desde 2019.

Diretor Jurídico: Marcus Vinicius Freitas dos Santos é formado em direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, pós-graduado em Direito Administrativo pelo Instituto Romeu Felipe Bacelar e mestrando em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Atuou como procurador-geral do município de Ponta Grossa, onde também foi Secretário Municipal de Governo e diretor de Cidadania na Secretaria de Segurança Pública. Está na Portos do Paraná desde 2019.

Leia Também:  Foz do Iguaçu e Londrina são selecionadas para teste de novo método contra a dengue

Diretor de Engenharia e Manutenção: Victor Yugo Kengo é engenheiro mecânico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem MBA em Investimentos e Private Banking pelo Ibmec e em Gestão de Projetos pela USP/Esalq. Cursa o máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Trabalha na Portos do Paraná desde 2016, com passagens anteriores pelo Grupo Renault e Eletrolux.

Diretor Administrativo e Financeiro: Marcos Alfredo Bonoski é formado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FADEPS) e pelo Centro Tecnológico Opet (Gestão Financeira). Tem pós-graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Positivo e está na Portos do Paraná desde 2021. Antes, foi diretor financeiro do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Diretor de Operações Portuárias: Gabriel Perdonsini Vieira é engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná. Tem MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Entre 2016 e 2022 trabalhou no Terminal de Contêineres de Paranaguá, onde gerenciou as áreas de meio ambiente, infraestrutura, regulatória, institucional e relações governamentais. Na América Latina Logística (antiga ALL e atual Rumo) foi analista sênior e engenheiro de superestrutura ferroviária.

Diretor de Desenvolvimento Empresarial: André Luiz Pioli Bernaski é jornalista com pós graduação em Ciências Políticas, MBA em Comunicação Social e máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Trabalhou na TVCI e em veículos de imprensa de Paranaguá, foi assessor de imprensa do Sindop, coordenou a imprensa da Liderança do Governo entre 2003 e 2007, foi secretário executivo na Câmara Federal entre 2007 e 2012, e entre 2019 e 2022 foi diretor empresarial da Portos do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Governador formaliza investimento de R$ 99 milhões para a saúde pública de Curitiba

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Governo homologa contratação de estudos de pavimentação da Rodovia da Maçã, na RMC

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA