PARANÁ
Conselho de Administração aprova nova diretoria executiva da Portos do Paraná
Publicado em
18 de fevereiro de 2023por
Itajuba TadeuO Conselho de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina aprovou no fim da tarde desta sexta-feira (17), por unanimidade, a nova diretoria executiva da Portos do Paraná. Os nomes já haviam passado pela aprovação do Conselho de Controle das Empresas Estatais e do Comitê de Indicação e Avaliação do Governo do Estado.
A empresa pública continuará sob a gestão de Luiz Fernando Garcia, que comandou os portos paranaenses nos últimos quatro anos. Também foram reconduzidos os diretores de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana, do Jurídico, Marcus Vinícius Freitas dos Santos, de Engenharia e Manutenção, Victor Yugo Kengo, e Administrativo e Financeiro, Marcos Alfredo Bonoski.
“A diretoria executiva seguirá com o compromisso firme de tirar do papel grandes projetos, investir na capacitação técnica do corpo de funcionários e manter uma relação transparente e harmoniosa com toda sociedade paranaense”, reforçou o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia.
Ele lembrou que por três anos consecutivos, os portos paranaenses são reconhecidos como a melhor gestão portuária do País, segundo o governo federal.
O engenheiro civil Gabriel Perdonsini Vieira assume a diretoria operacional no lugar de Luiz Teixeira, funcionário da Portos do Paraná desde 1976, que exerceu o cargo por oito anos.
Viera é formado pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Ele tem passagens pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá e pela América Latina Logística (antiga ALL).
Segundo ele, o trabalho será voltado para o avanço da produtividade e eficiência nas operações. “A autoridade portuária é uma grande facilitadora do comércio exterior. Queremos seguir com a excelência nos serviços e garantir bons resultados e novos recordes”, disse.
O parnanguara André Luiz Pioli Bernaski, que ocupou o cargo de diretor empresarial entre 2019 e 2022, retorna à função. Pioli é jornalista, com MBA em Comunicação Social e master em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha.
“Para mim é uma grande honra voltar para a Portos do Paraná. Minha expectativa é contribuir para qualidade no setor de logística e na melhor relação do porto com a cidade e todo o Litoral”, reforçou.
Segundo o presidente do Conselho, Mario Povia, aprovação unânime pelos conselheiros reforça a preocupação com a continuidade dos projetos em andamento. “A Portos do Paraná tem alcançado os bons resultados graças às pessoas que fazem parte deste processo. Podemos ter novas tecnologias, normas claras, mas o grande diferencial está nas pessoas”, destacou.
Confira o currículo dos diretores da Portos do Paraná:
Diretor-presidente: Luiz Fernando Garcia é graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná, com máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación Valenciaport e pela Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. Antes de assumir a Portos do Paraná, em 2019, foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp); assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; e secretário nacional de políticas portuárias no governo federal.
Diretor de Meio Ambiente: João Paulo Santana é arquiteto urbanista formado pela Universidade Positivo. Possui pós-graduação em Gestão Pública e é mestrando em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Antes de ocupar o cargo na Portos do Paraná, foi coordenador chefe regional do Paranacidade, professor de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, presidente do Conselho do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Ponta Grossa e secretário municipal de Planejamento de São João do Triunfo. Está na Portos do Paraná desde 2019.
Diretor Jurídico: Marcus Vinicius Freitas dos Santos é formado em direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, pós-graduado em Direito Administrativo pelo Instituto Romeu Felipe Bacelar e mestrando em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Atuou como procurador-geral do município de Ponta Grossa, onde também foi Secretário Municipal de Governo e diretor de Cidadania na Secretaria de Segurança Pública. Está na Portos do Paraná desde 2019.
Diretor de Engenharia e Manutenção: Victor Yugo Kengo é engenheiro mecânico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem MBA em Investimentos e Private Banking pelo Ibmec e em Gestão de Projetos pela USP/Esalq. Cursa o máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Trabalha na Portos do Paraná desde 2016, com passagens anteriores pelo Grupo Renault e Eletrolux.
Diretor Administrativo e Financeiro: Marcos Alfredo Bonoski é formado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FADEPS) e pelo Centro Tecnológico Opet (Gestão Financeira). Tem pós-graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Positivo e está na Portos do Paraná desde 2021. Antes, foi diretor financeiro do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Diretor de Operações Portuárias: Gabriel Perdonsini Vieira é engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná. Tem MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Entre 2016 e 2022 trabalhou no Terminal de Contêineres de Paranaguá, onde gerenciou as áreas de meio ambiente, infraestrutura, regulatória, institucional e relações governamentais. Na América Latina Logística (antiga ALL e atual Rumo) foi analista sênior e engenheiro de superestrutura ferroviária.
Diretor de Desenvolvimento Empresarial: André Luiz Pioli Bernaski é jornalista com pós graduação em Ciências Políticas, MBA em Comunicação Social e máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación ValênciaPort, na Espanha. Trabalhou na TVCI e em veículos de imprensa de Paranaguá, foi assessor de imprensa do Sindop, coordenou a imprensa da Liderança do Governo entre 2003 e 2007, foi secretário executivo na Câmara Federal entre 2007 e 2012, e entre 2019 e 2022 foi diretor empresarial da Portos do Paraná.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça7 dias ago
TJPR participa do 1° FestLabs Sul em Foz do Iguaçu
-
Justiça5 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça5 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados