NOVA AURORA

PARANÁ

Confira os campeões da Fase Macrorregional dos Jogos da Juventude do Paraná

Publicado em

A Fase Macrorregional da 35ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs) chegou ao fim. Mais de 1,7 mil participantes de 86 municípios competiram em cinco modalidades nas cidades-sede de Palmeira, Palmas, Ibiporã e Engenheiro Beltrão. As disputas foram no final de semana (19 e 20). Agora, a competição avança à fase final, que acontecerá em dois finais de semana, em Londrina: entre 28 de setembro e 1º de outubro e de 19 a 22 de outubro.

A próxima etapa vai reunir os finalistas das cinco modalidades da fase macrorregional e as modalidades com inscrição livre: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, handebol de praia, natação, rugby, tênis, tênis de mesa e xadrez. Além disso, pelo regulamento, os melhores de 2022 também vão participar das disputas coletivas finais.

Os Jogos da Juventude do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, com apoio das prefeituras de Palmeira, Ibiporã, Engenheiro Beltrão e Palmas.

ENGENHEIRO BELTRÃO – Em Engenheiro Beltrão, a competição contou com os campeões na fase anterior das Regionais de Goioerê, Irati e Ivaiporã, definindo as equipes classificadas a fase final.

Para sediar os Jogos o município promoveu uma série de melhorias em suas praças esportivas, como também nas instituições onde os atletas ficaram alojados. “Fizemos todo o possível para proporcionarmos uma grande experiência aos atletas e visitantes. Investimos em melhorias, reformas, entre outros. Acredito que o resultado foi muito positivo”, disse o prefeito de Engenheiro Beltrão, Junior Garbim.

A presença do público foi marcante, principalmente nos jogos no Ginásio de Esportes Luiz Fernando Brazão. Dentro da quadra o grande destaque deste final de semana foi a conquista da equipe da casa, Engenheiro Beltrão, no voleibol feminino, contra Pérola por 2 x 0. As meninas comandadas pelo professor Gabriel Scipioni confirmaram o favoritismo e fizeram uma campanha irrepreensível, com três vitórias em três jogos.

Leia Também:  Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná terá mostras competitivas e de acervo

A competição no geral foi tão equilibrada que nenhum município conseguiu conquistar mais do que uma categoria.

IBIPORÃ – A cidade reuniu 21 municípios para as competições que envolveram cerca de 400 atletas nas modalidades de voleibol, handebol, vôlei de praia, futsal e basquetebol. “Foi um prazer mais uma vez sediar uma competição dessa magnitude. Isso foi um estímulo para apoiar cada vez mais o esporte em nossa cidade. Ibiporã tem investido na composição de várias equipes nas mais diversas modalidades e atualmente respira o esporte”, ressaltou o prefeito José Maria Ferreira

A equipe masculina de handebol de Arapongas se sobressaiu no Norte: se classificou com 113 gols em 3 jogos.

PALMEIRA – Na disputa de basquete em Palmeira, a equipe de Ponta Grossa se classificou com a vitória em cima de São José dos Pinhais, com o placar de 117 a 36.

No futsal, o time feminino de Curitiba ganhou de Rebouças por 2 a 0. O feminino de Castro também saiu vitorioso contra o time da casa por 6 a 2. No masculino, Fazenda Rio Grande venceu Guarapuava por 5 a 4 e Castro fechou as disputas com 7 a 1 contra Palmeira.

No handebol, as disputas masculinas terminaram com saldo positivo para Paranaguá e Guarapuava. No feminino, Guarapuava e Curitiba se classificaram para a fase final.

PALMAS – Em Palmas, Foz do Iguaçu levou a melhor no basquete. Após empate triplo com Francisco Beltrão e Cascavel, a equipe venceu no desempate – ficou com o ouro e a classificação para a fase final.

No futsal feminino, destaque para a equipe de Chopinzinho, que venceu todos os três jogos, marcando 32 gols e sofrendo apenas 2. No masculino, o título ficou com Pato Branco.

Leia Também:  Forças policiais apreendem 3,2 toneladas de maconha em Foz do Iguaçu e Guaíra

A equipe da cidade de Mercedes garantiu a vitória no handebol masculino, enquanto Foz do Iguaçu ficou com o ouro no feminino. No voleibol masculino deu Cascavel, e no feminino, Marechal Cândido Rondon.

Confiras as equipes que venceram a fase macrorregional e seguem para a final:

Engenheiro Beltrão

Basquetebol Masculino
1º lugar: Altônia

Basquetebol Feminino
1º lugar: Ubiratã

Futsal Masculino
1º lugar: Loanda

Futsal Feminino
1º lugar: Maringá

Handebol Masculino
1º lugar: Astorga

Handebol Feminino
1º lugar: Goioerê

Voleibol Masculino
1º lugar: Tamboara

Voleibol Feminino
1º lugar: Engenheiro Beltrão

Vôlei de Praia Masculino
1º lugar: São Jorge do Ivaí

Vôlei de Praia Feminino
1º lugar: Lobato

Ibiporã

Basquetebol Masculino
1º lugar: Cambé

Basquetebol Feminino
1º lugar: Apucarana

Futsal Masculino
1º lugar: Santo Antônio da Platina

Futsal Feminino
1º lugar: Manoel Ribas

Handebol Masculino
1º lugar: Arapongas

Handebol Feminino
1º lugar: Alvorada do Sul

Voleibol Masculino
1º lugar: Pitanga

Voleibol Feminino
1º lugar: Rolândia

Vôlei de Praia Masculino
1º lugar: Jacarezinho

Vôlei de Praia Feminino
1º lugar: Figueira

Palmeira

Basquetebol Masculino
1º lugar: Ponta Grossa

Futsal Masculino
1º lugar: Fazenda Rio Grande

Futsal Feminino
1º lugar: Curitiba

Handebol Masculino
1º lugar: Paranaguá

Handebol Feminino
1º lugar: Curitiba

Voleibol Masculino
1º lugar: Paranaguá

Voleibol Feminino
1º lugar: Irati

Vôlei de Praia Masculino
1º lugar: Curitiba

Vôlei de Praia Feminino
1º lugar: Curitiba

Palmas

Basquete Masculino
1º lugar: Foz do Iguaçu

Futsal Masculino
1º lugar: Pato Branco

Futsal Feminino
1º lugar: Chopinzinho

Handebol Masculino
1º lugar: Mercedes

Handebol Feminino
1º lugar: Foz do Iguaçu

Voleibol Masculino
1º lugar: Cascavel

Voleibol Feminino
1º lugar: Marechal C. Rondon

Vôlei de Praia Masculino
1º lugar: Foz do Iguaçu

Vôlei de Praia Feminino
1º lugar: Foz do Iguaçu

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná terá mostras competitivas e de acervo

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com modelo de coparticipação, Paraná garante mais 590 vagas do Programa Mais Médicos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA